Quando será que a AMD vai resolver fazer drivers de verdade para o Linux?

Iniciado por HugoC, 31 de Março de 2013, 02:50

tópico anterior - próximo tópico

HugoC

Acho que todo mundo que possui uma placa de video AMD ATI sabe exatamente do que eu estou falando, os drivers AMD para o linux simplesmente são horriveis!
Primeiro na instalação já é uma baita dor de cabeça pela falta de suporte e depois da instalação ainda é preciso configurar o Catalyst para que rode tudo Mais ou Menos
Quer um exemplo?
O jogo team fortress 2 roda perfeito na minha radeon 6870 , cerca de 90 fps No windows 7
O mesmo jogo rodando no Ubuntu (que é nativo para o linux) chega aos  incriveis 200 FPS, mas com diversas falhas gráficas fazendo o jogo ficar SUPER LENTO devido aos drivers da AMD

"http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=135272198"
"http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=135273511"

Kayo He

Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

garfo

Em termos de processadores, eles são bem melhores; mas quando se fala de placa gráfica, Nvidia e Intel são superiores, sem contestações. Isso no mundo linux, no mundo Windows nem há tanta diferença assim.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

carlos.araujo

Sendo bem franco? creio que ao invés de nos submetermos a consumir produtos AMD, e de outras similares, podemos adquirir produtos homollogados para uso com software livre. O fabricante que se vire para tornar o produto compatível, eu não !

Um exemplo de fabricantes com ports para linux (video) ultimamente é a Intel e a Nvidia.

Arthur Bernardes

adiaswin

ola

sabe o que eu acho a AMD até que estava desenvolvendo um driver

mas com os problemas financeiros que a compania teve de desistir do desenvolvimento.
ubuntu 12.04

jrobertoct

é, uma pena, os processadores AMD eram melhores.
Fico com os comentários acima, é por aí.
abraços.

PRSC

Quando fui comprar minha placa de video atual pesou bastante essa questão de drivers da amd, sempre tem um bug junto.
Mas acabei de achar uma dica no forum do mint, agora é só testar para ver, como tenho nvidia agora e está tudo funcionando não tem como fazer um teste.

http://www.sempreupdate.com.br/2013/03/amd-catalyst-display-driver-131.html

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

clodoaldops

-minha nvidia-gt240 funciona muito bem com ubuntu, mint, mageia e fedora
-isso pesou muito na época em que comprei o pc
-pra min é intel ou nvidia
-qdo vejo amd/ati passo longe

HugoC

Citação de: PRSC online 01 de Abril de 2013, 01:12
Quando fui comprar minha placa de video atual pesou bastante essa questão de drivers da amd, sempre tem um bug junto.
Mas acabei de achar uma dica no forum do mint, agora é só testar para ver, como tenho nvidia agora e está tudo funcionando não tem como fazer um teste.

http://www.sempreupdate.com.br/2013/03/amd-catalyst-display-driver-131.html

Abraço.

Pois é, eu JÁ uso a versão 13.1 do catalyst e ainda sim esta Horrível

nomade

Citação de: Kayo He online 31 de Março de 2013, 10:49
Nunca, eles tão falindo.
De onde tirastes essa ideia?

Existem vários tópicos ensinando a instalar placas AMD, já ajudei dezenas de pessoas que conseguiram instalar de forma bem sucedidas. Basicamente o mesmo processo pra instalar as nVidia no Ubuntu 12.10 é usado para instalar as AMD Radeon HD (instalar linux-headers e etc), só muda no caso dos drivers legacy, mas quero ver alguém instalar uma nvidia antiga no Ubuntu 12.10, tipo essa onboard que vinham em placas para processador socket da AMD, antes da AMD passar a usar a Radeon HD como chipset. Tem gente sem solução aqui no forum para essas placas nvidia antigas. Sempre tenho problemas com a nVidia, nem por isso falo mal da empresa ou acho que eles são sacanas (até acho que são, mas não fico falando, rsrsrs, até o Linus Torvalds acha isso). O Catalyst tem todas as funções do windows no Linux, alguém pode dizer isso de um driver da nVidia? As Radeon HD foram as primeiras a terem suporte ao directx 10 e 11, em muitos sites de tecnologia as radeon Hd são melhores avaliadas que as nVidia já faz uns 3 anos. Leiam mais a respeito das inovações http://www.tecmundo.com.br/amd/38005-amd-anuncia-radeon-sky-linha-de-placas-de-video-para-jogar-na-nuvem.htm
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Kayo He

Citação de: nomade online 01 de Abril de 2013, 21:54
Citação de: Kayo He online 31 de Março de 2013, 10:49
Nunca, eles tão falindo.
De onde tirastes essa ideia?
Do corte de gastos.
Fui incisivo demais em minha colocação.

Ao menos eu, nunca tive problemas com a AMD (tirando o fato que baixar o catalyst não é nada divertido, ao menos pra mim), mas também não exigo muito da placa de vídeo. Jogos para mim, apenas eventualmente quando em presença de amigos.
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

hugoleal85

Uma coisa é certa: Infelizmente, nenhum fabricante libera drivers para o pinguim com a mesma qualidade dos drivers para os SO proprietários (nem mesmo a Intel).

Uma prova é o game Thrine 2. Meu hardware é um Core i5 Sandy Bridge (vídeo HD 3000) e ele roda razoavelmente bem no Windows 7, porém não consigo jogá-lo no Ubuntu e no Mint.

Felizmente, tenho percebido uma melhora nessa área, especialmente após a chegada da Valve, porém ainda há um longo caminho pela frente até que os drivers para a arquitetura livre atinjam o mesmo nível de maturidade daqueles liberados para os SOs proprietários (nesse processo também temos que considerar a entrada do Mir e Wayland, que devem pender a balança para o lado do Linux).
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

irtigor

O driver aberto da intel - hoje/há aproximadamente dois anos - tá no mesmo nível que o disponível pra Windows, mas isso nem sempre é aparente e eu consigo levantar duas causas:

-- A maioria das distros são conservadoras: quando se usa a versão disponível por padrão, se vive facilmente um ano no passado (versão e configuração).

-- Existem alguns cenários que ainda não são favoráveis: o desempenho cai bastante quando se usa uma baixa resolução, por exemplo.

hugoleal85

Citação de: irtigor online 02 de Abril de 2013, 09:43
O driver aberto da intel - hoje/há aproximadamente dois anos - tá no mesmo nível que o disponível pra Windows ...

Não é o que vêm demonstrando os testes de sites especializados. Veja, por exemplo, os links abaixo:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=intel_ivybridge_winlin&num=5

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=intel_windows8_ubuntu&num=1

Os testes que fiz por aqui também confirmam esse fato.

Das duas uma: Ou os drivers da Intel para o Linux são inferiores aos liberados para os SOs proprietários, ou a limitação está no próprio Linux (o que sinceramente não acredito).

Vejamos como estará essa questão com a chegada de mais games nativos no Steam, mais empresas desenvolvedoras de games (Blizzard, etc.), alem da chegada do Mir e Wayland e outras novidades ao pinguim.

Ao meu ver, em breve veremos o Linux com um desempenho igual ou superior aos SOs proprietários na questão desempenho gráfico (testes da Valve com o L4D2 comprovam que isso é plenamente possível), porém isso ainda não ocorre no momento.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog