Impressora compartilhada no windows 7 e imprimindo no Ubuntu 12.04 Resolvido

Iniciado por jgama, 27 de Janeiro de 2013, 13:38

tópico anterior - próximo tópico

jgama

Pessoal,  mesmo com tantas informações na net estou com uma dificuldade em imprimir  em impressora que esta compartilha em máquina com windows 7 64bits.

Tenho o Linux Ubuntu 12.04 32 bits e compartilhei a Impressora Lexmark E120 que esta instalada no Windows.

Através do Ubuntu eu consigo instalar usado o método  "Impressora  do Windows via Samba"  

smb://IP ou nome netbios/impressora

"Você precisa efetuar login para acessar ccbsu08."

Nome do usuário: ?
Dominio: ?
Senha: ?

Qual seria o usuário e senha que tenho que informar?

OBS: esta máquina com Ubuntu 12.04  esta integrada no AD do windows 2008 R2

Alguém  por favor poderia tirar estas dúvidas?

Abraço

Arthur Bernardes

O Usuário e Senha do computador (servidor) em que está a impressora..!

jgama

Obrigado Arthur.

Mas mesmo eu informando o usuário e senha  não consigo imprimir.

Muito estranho, fiz vários testes de conexão,  entre ele o comando  #smbclient -L nomedamaquina -U usuriodamaquina   e aparece todos os compartilhamentos  inclusive  a  impressora que estou tentando fazer imprimir pelo Ubuntu.

no Cups  aparece a informação abaixo

pending since
Seg 28 Jan 2013 21:12:57 BRST
"Tree connect failed (NT_STATUS_BAD_NETWORK_NAME)"

E dependendo da configuração  aparece isso

held since
Seg 28 Jan 2013 21:25:13 BRST
"Session setup failed: NT_STATUS_UNSUCCESSFUL"

Tem alguma coisa haver, no Windows 7 é 64bits e o driver da impressora também, no Ubuntu é 32 bits. será que pode ser isso, o qual creio que não seja, por se tratar de plataforma diferentes.

A Verdade não é difícil fazer esta configuração, mas tem coisa que na teoria é fácil, mas na pratica torna uma bomba.

Abraço

zekkerj

Você consegue se conectar a essa máquina windows 7 e visualizar seus compartilhamentos?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jgama

Caro zekkerj,  eu já tinha uma suspeita e foi confirmado,  creio que o problema era a versão do Windows 7  que estava compartilhando a impressora, neste caso era 64 bits  e o Ubuntu 12.04 32 bits.

Porque digo isso,  porque eu peguei  3 impressoras de fabricantes e modelos diferentes HP P1005 e duas Lexmark E120  e compartilhei em maquinas  com Windows 7 32 bits e funcionou sem problema consegui fazer o Ubuntu acessar estas impressoras compartilhadas.

mesmo assim ainda acho muito estranho este comportamento do Windows 7 64 bits.

Abraço

zekkerj

Quer uma sugestão? Veja se a impressora tem placa de rede, se tiver compartilhe diretamente a partir da impressora. Há também alguns dispositivos que permitem criar um compartilhamento de impressora diretamente na rede, sem depender de estação de trabalho.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jgama

Não são impressoras de rede, com certeza  seria muito mais facil.

Mas já  esta tudo funcionando, eu usei o compartilhamento antigo usando outra máquina para compartilhar conforme eu mencionei acima.

Só não entendi porque quando estava usando o Windows 7 64 bits  eu conseguia compartilhar só que o Ubuntu  não conseguia imprimir.

Para mim  o topico  resolvido.

Obrigado a todos

jgama

Citação de: jgama online 27 de Janeiro de 2013, 13:38
Pessoal,  mesmo com tantas informações na net estou com uma dificuldade em imprimir  em impressora que esta compartilha em máquina com windows 7 64bits.

Tenho o Linux Ubuntu 12.04 32 bits e compartilhei a Impressora Lexmark E120 que esta instalada no Windows.

Através do Ubuntu eu consigo instalar usado o método  "Impressora  do Windows via Samba"  

smb://IP ou nome netbios/impressora

"Você precisa efetuar login para acessar ccbsu08."

Nome do usuário: ?
Dominio: ?
Senha: ?

Qual seria o usuário e senha que tenho que informar?

OBS: esta máquina com Ubuntu 12.04  esta integrada no AD do windows 2008 R2

Alguém  por favor poderia tirar estas dúvidas?

Abraço