divergencias aptitude, apt-get e atualizador do ubuntu

Iniciado por adilson bts, 30 de Dezembro de 2012, 14:50

tópico anterior - próximo tópico

adilson bts

pessoal, anda acontecendo algumas coisas aqui e gostaria de saber se mais alguem passa por isso e qual o motivo se souberem responder;;;

quando dou o comando aptitude upgrade aparece como abaixo.

sudo aptitude upgrade
Resolvendo dependências...                       
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  linux-headers-3.5.0-21{a} linux-headers-3.5.0-21-generic{a}
  linux-image-3.5.0-21-generic{a} linux-image-extra-3.5.0-21-generic{a}
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  linux-headers-generic linux-image-generic
2 pacotes atualizados, 4 novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso obter 52,6 MB de arquivos. Depois do desempacotamento, 223 MB serão usados.
Você deseja continuar? [Y/n/?]
-----------------------------

quando dou o comando apt-get upgrade aparece..

sudo apt-get upgrade
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Os pacotes a seguir serão mantidos em suas versões atuais:
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 2 não atualizados.
----------------------------

e o atualizador do ubuntu fica me avisando todos os dias que tenho atualizaçoes...

qual deles esta certo? qual devo "obedecer" ?    obrigado a todos.
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

garfo

Instale as atualizações pelo "atualizador do ubuntu" mesmo, ué. Por que usar o terminal pra isso?  ???
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

clodoaldops

Citação de: garfo online 30 de Dezembro de 2012, 15:12
Instale as atualizações pelo "atualizador do ubuntu" mesmo, ué. Por que usar o terminal pra isso?  ???
+1

bmota

pela minha experiência com os três citados,percebi que o apt-get não atualiza pacotes que no atualizador do ubuntu aparecem como nova instalação,já o aptitude sim. mas se isso te deixou dúvidas,use o gerenciador de atualizações do ubuntu.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

linuser104

Citação de: adilson bts online 30 de Dezembro de 2012, 14:50
pessoal, anda acontecendo algumas coisas aqui e gostaria de saber se mais alguem passa por isso e qual o motivo se souberem responder;;;

quando dou o comando aptitude upgrade aparece como abaixo.

sudo aptitude upgrade
Resolvendo dependências...                        
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
 linux-headers-3.5.0-21{a} linux-headers-3.5.0-21-generic{a}
 linux-image-3.5.0-21-generic{a} linux-image-extra-3.5.0-21-generic{a}
Os pacotes a seguir serão atualizados:
2 pacotes atualizados, 4 novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso obter 52,6 MB de arquivos. Depois do desempacotamento, 223 MB serão usados.
Você deseja continuar? [Y/n/?]
-----------------------------

quando dou o comando apt-get upgrade aparece..

sudo apt-get upgrade
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Os pacotes a seguir serão mantidos em suas versões atuais:
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 2 não atualizados.
----------------------------

e o atualizador do ubuntu fica me avisando todos os dias que tenho atualizaçoes...

qual deles esta certo? qual devo "obedecer" ?    obrigado a todos.

E o que é mostrado com o comando:

sudo apt-get dist-upgrade

ou melhor:

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

jkmsjq

Opinião pessoal:

Eu sempre realizo atualizações e instalações com o comando do aptitude... mas isso foi apenas costume de adaptação.
As atualizações via linha de comando e utilizando o aptitude é mais difícil de dar erro, e se der, aparece ao final do processo qual pacote ocorreu o erro e qual a possível solução, ou seja, eu considero mais seguro... mas como disse, é questão de gosto...!!!

Essa questão de apt-get e aptitude é muito relatada aqui, dá uma pesquisada no fórum que encontrará bastante coisa sobre o tema. Eu mesmo já questionei esse ponto.

Complementando com algumas informações, leia os links abaixo:

Equivalências de comandos entre o apt-get e o aptitude
http://www.gnewsense.org/Documentation/Apt-getAndAptitude

O que seria o aptitude
http://en.wikipedia.org/wiki/Aptitude_%28software%29
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

adilson bts

notei que o aptitude e o atualizador grafico do ubuntu apontavam dizendo que tinha atualizaçoes inclusive do kernel, ja o apt-get se recusava a instalar essas atualizaçoes... resultado... atualizei pelo aptitude e deu tudo certinho...  valeu...
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04