Qual vocês me aconselham? 12.10 ou 12.04? (Resolvido)

Iniciado por marmac, 28 de Dezembro de 2012, 20:31

tópico anterior - próximo tópico

marmac

Olá, primeiramente gostaria de me apresentar.
Me chamo Tatiana e comecei ontem a usar o Ubuntu, isso mesmo!!! ONTEM.

E estou perdida...

Primeiro, queria instalar um sistema Leve, que funcionasse bem a internet, e que fosse seguro no Netbook do meu esposo.
É um samsung N150 Plus, com Intem Atom de 1.66 e Memoria de 1GIGA, apenas.
Então pensei no Wind. XP, pq tenho um maquina que roda muito bem com ele mesmooo sendo inferior a esse Net, foi então que me dei conta que o XP está velho e ultrapassado e os novos Drives não iriam rodar todos perfeitamente nesse velho SO...rs

Depois de muita pesquisa, acabei por um acaso e não se porquê, optando pelo Ubuntu, só que minha ansiedade não me deixou pesquisar melhor e pesquisei simplesmente A ULTIMA ATUALIZAÇÃO do Ubuntu...E instalei a 12.10, e amei, e agora não sei que fazer, já que ouvi dizer que a 12.04 é melhor e mais estável.

Só que o que quer dizer mais estável?
Eu PRECISO de uma versão não só "estáaaavel", como LEVE e rápida, pq o Net é lento demais. Só funcionam 3 programas ao mesmo tempo, isso no windows...No Ubuntu, ainda não me arrisquei a abrir muito mais do que 2.
Eu notei que ele não extremamente LEVE, e que tem pequenos travamentos...Isso é dessa versão 12.10? Ou vocês acham que tem haver com o meu Net mesmo que é uma carrocinha?

Como gostei muito do ubuntu, ele é consideravelmente mais Leve que o wind 7 starter, vou retirar de vez o Wind que está nativo, vou formatar a partição que Eles se encontram e pretendo instalar o Ubuntu em toda ela, sozinho...Porém qual Ubuntu eu instalo dessa vez?
Continuo com o 12.10 ou Uso a 12.04 LTS?
Como não entendo nada desse mundo, queria uma Luz, uma ideia.... :)

Outra dúvida, tbm vou instalar o Ubuntu no meu Note, que é um LG R580, com 4Giga RAM, 500HD e Petium Dual Core.
Ele está com o Wind. Home Premium Sp1 Original, não vou retirar por enquanto o Home Premium, pq como uso muitos programas de Designer gráfico até migrar todos pro Ubuntu vai demorar algum tempo...
Então com vou ficar com os doi em dual Boot, no meu Note qual vocês me aconselham? já que uso para designer grafico...o 12.10 ou 12.04???

Desde já sou grata a todos.

:)

adiaswin

bem qual a melhor verçao 12.04 nos dois

mas no netbook eu colocaria o xubuntu 12.04 que e bemmmm leve e no note o ubuntu 12.04 mesmo.
ubuntu 12.04

eliseu_carvalho

Com apenas 1GB de RAM é mais aconselhável o Xubuntu 12.04 LTS ou o Linux Mint 13 MATE - ambos nas suas versões 32-bit.

Xubuntu: http://xubuntu.org/getxubuntu/
Mint 13: http://www.linuxmint.com/release.php?id=18

Sergio Benjamim

Citação de: eliseu_carvalho online 28 de Dezembro de 2012, 20:51
Com apenas 1GB de RAM é mais aconselhável o Xubuntu 12.04 LTS ou o Linux Mint 13 MATE - ambos nas suas versões 32-bit.

Xubuntu: http://xubuntu.org/getxubuntu/
Mint 13: http://www.linuxmint.com/release.php?id=18

Também recomendo essas versões, pode experimentar habilitar o repositório de backport do Linux Mint 13 MATE, para vir as atualizações recentes do MATE 1.4.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

marmac

Ah sim, então o xUbuntu é mais leve?

Mas é diferente a plataforma? A interface?
Não queria que fosse tão diferente assim do Ubuntu que já está instalado...aff

E pro Note qual eu uso?

Me ajudeeemmmm :(

marmac

ja estou baixando a versão 12.04 de 32, do Xubuntu...

Ahhh o meu note suporta 64Bits....

adiaswin

se suporta 64-bits use 64-bits

bem o xubuntu a unica coisa que muda e o ambiente grafico que em vez do unity e o xfce.....

ja pro note use o ubuntu normal com o unity.....
ubuntu 12.04

lcpanta

Para o "seu" note use o ubuntu 12.04.  Ele está mais estável e tem suporte de 5 anos.

marmac

O Xubuntu, tem opção de instalação em Português?

Sergio Benjamim

Citação de: marmac online 28 de Dezembro de 2012, 21:01
ja estou baixando a versão 12.04 de 32, do Xubuntu...

Ahhh o meu note suporta 64Bits....

Seu notebook só tem 1 GB de ram, acho q compensa mais instalar a versão de 32 bits, e não a de 64 bits.

Se vc não quer algo muito diferente do Unity do Ubuntu, então instale o Ubuntu 12.04 (32 bits) no seu note, e use o Unity 2D (escolha esse desktop na tela de login, na hora de colocar a senha e entrar no desktop).

Sergio Benjamim

Citação de: marmac online 28 de Dezembro de 2012, 21:30
O Xubuntu, tem opção de instalação em Português?

Tem, todas versões do Ubuntu tem.

Pq vc não baixa o Linux Mint 13 MATE ? Baixe, coloque em um pendrive ou grave em um DVD, e teste um pouco, acho q vc irá gostar.

marmac

CitarSeu notebook só tem 1 GB de ram, acho q compensa mais instalar a versão de 32 bits, e não a de 64 bits.

Se vc não quer algo muito diferente do Unity do Ubuntu, então instale o Ubuntu 12.04 (32 bits) no seu note, e use o Unity 2D (escolha esse desktop na tela de login, na hora de colocar a senha e entrar no desktop).

Então, o que tem 1Giga de Ram é o NET, o meu NOTE tem 4Giga e um Pentium dual core, e hoje já está com um So de 64 Bits. :D

Gostei da ideia do Unity2D, estive olhando as screens dos outros Xubuntu e Mint 13 MATE, e são bem diferentes do Ubuntu...!!

Queria algo igual ao que ja estou usando...

Como faço isso de 2d? Não aparece essa opção pra mim...=S

Sergio Benjamim

Citação de: marmac online 28 de Dezembro de 2012, 21:49
CitarSeu notebook só tem 1 GB de ram, acho q compensa mais instalar a versão de 32 bits, e não a de 64 bits.

Então, o que tem 1Giga de Ram é o NET, o meu NOTE tem 4Giga e um Pentium dual core, e hoje já está com um So de 64 Bits. :D

Gostei da ideia do Unity2D, estive olhando as screens dos outros Xubuntu e Mint 13 MATE, e são bem diferentes do Ubuntu...!!

Olha, o 2D do Unity já vem instalado por padrão no Ubuntu 12.04, não é necessário instalar ele. Na tela de Login, clique no símbolo do Ubuntu, do lado do nome de usuário, vc vai perceber que dá para escolher entre 2 opções, escolha "Ubuntu 2D", e faça o login.

Para o seu netbook, use o Unity 2D, instalando o Ubuntu 12.04 32 bits. Para o notebook, prefira usar o Ubuntu 12.04 64 bits.

marmac

Citação de: Sergio Benjamim online 28 de Dezembro de 2012, 21:56
Citação de: marmac online 28 de Dezembro de 2012, 21:49

Olha, o 2D do Unity já vem instalado por padrão no Ubuntu 12.04, não é necessário instalar ele. Na tela de Login, clique no símbolo do Ubuntu, do lado do nome de usuário, vc vai perceber que dá para escolher entre 2 opções, escolha "Ubuntu 2D", e faça o login.

Para o seu netbook, use o Unity 2D, instalando o Ubuntu 12.04 32 bits. Para o notebook, prefira usar o Ubuntu 12.04 64 bits.

Vou fazer isso então. Muito boa sua dica. =)

Até pq eu não tive problema com o 12.10, notei esse peso a mais nele...Provável que seja mesmo a interface.
Vou usar a 2D.

Volto aqui pra dizer como ficou. Muito Obrigada.

xluisfernando

É uma questão de gosto e paciência. Eu uso o Ubuntu 12.04LTS no Netbook Eee PC 1000HA, porque acabei me acostumando com o unity. Nesse Netbook, o unity 2D funciona bem, com o mesmo desempenho que com o Gnome fallback.

Aliás, para fins didáticos, recomendo que se instale o Gnome-Shell. No 12.04LTS, ao executar no terminal
Citarsudo apt-get install gnome-shell unity-2d
O sistema instalará um conjunto de pacotes de dependências e ao reiniciar o sistema, na tela de login, vocÊ terá várias opções de interface gráfica

Para escolher é só clicar no ícone do ubuntu ao lado do nome, na tela de login
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS