Como atualisar o gcc " Resolvido "

Iniciado por Deis, 05 de Dezembro de 2012, 16:05

tópico anterior - próximo tópico

Deis

Olá pessoal.

Tenho uma duvida.

A versão do gcc que esta instalada em meu pc é a versão:

gcc --version
gcc (Ubuntu/Linaro 4.6.3-1ubuntu5) 4.6.3
Copyright © 2011 Free Software Foundation, Inc.
Este é um software livre; veja as fontes para as condições de cópia. NÃO HÁ
garantias; nem mesmo de COMERCIALIZAÇÃO ou ADEQUAÇÃO A UMA FINALIDADE ESPECÍFICA.

ubuntu@ubuntu-desktop:~$ sudo apt-get install gcc
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
gcc já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
ubuntu@ubuntu-desktop:~$

No link abaixo; mostra que a versões mais novas do gcc.

Porque que quando eu dou o comando " sudo apt-get install gcc " o terminal diz que a versão do gcc já é a versão mais nova.

Sendo que a versão mais nova é a versão GCC 4.7.2

Isso tambem ocorre com outros programas? De o terminal mostrar que já é a versão mais nova, sendo que há versões atualizadas para serem instaladas.

Uma vez por semana eu dou os comandos sudo apt-get update e upgrade e vou tambem no gerenciador de pacotes synaptic e clico em recarregar, marcar atualizações e se tiver clico em aplicar.

Só que no caso do gcc e com certeza outros programas mostra que esta tudo atualizado sendo quea versões disponiveis para serem baixadas.

Como que faz para baixar essas versões mais recentes? Talvez seja beta e não seria bom baixa-las?

bmota

se for esse aqui,é só baixar o .tar.gz aqui da versão mais nova e compiliar:
http://mirrors-us.seosue.com/gcc/
talvez algum colega saiba outra maneira.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

linuser104

Citação de: Deis online 05 de Dezembro de 2012, 16:05
Olá pessoal.

Tenho uma duvida.

A versão do gcc que esta instalada em meu pc é a versão:

gcc --version
gcc (Ubuntu/Linaro 4.6.3-1ubuntu5) 4.6.3
Copyright © 2011 Free Software Foundation, Inc.
Este é um software livre; veja as fontes para as condições de cópia. NÃO HÁ
garantias; nem mesmo de COMERCIALIZAÇÃO ou ADEQUAÇÃO A UMA FINALIDADE ESPECÍFICA.

ubuntu@ubuntu-desktop:~$ sudo apt-get install gcc
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
gcc já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
ubuntu@ubuntu-desktop:~$

No link abaixo; mostra que a versões mais novas do gcc.

Porque que quando eu dou o comando " sudo apt-get install gcc " o terminal diz que a versão do gcc já é a versão mais nova.

Sendo que a versão mais nova é a versão GCC 4.7.2

Isso tambem ocorre com outros programas? De o terminal mostrar que já é a versão masi nova, sendo que há versões atualizadas para serem instaladas.

Uma vez por semana eu dou os comandos sudo apt-get update e upgrade e vou tambem no gerenciador de pacotes synaptic e clico em recarregar, marcar atualizações e se tiver clico em aplicar.

Só que no caso do gcc e com certeza outros programas mostra que esta tudo atualizado sendo quea versões disponiveis para serem baixadas.

Como que faz para baixar essas versões mais recentes? Talvez seja beta e não seria bom baixa-las?

Pelo fato de que para a sua versão do Ubuntu, o que tem nos repositórios oficiais e padrões é a versão mais nova, embora realmente de fato não seja.

Se quiser algo mais novo terá que habilitar os repositórios mais instáveis do Ubuntu (proposed?!) ou talvez nem por aí tenha realmente a versão mais recente e então a solução é baixar os .tar.gz (ou outros formatos do gênero) para compilação.

Agora acho que para pacotes do tipo do gcc é recomendável usar o que os repositórios padrões utilizam, pois esse é um pacote muito importante no sistema e seu mau uso pode trazer muitos transtornos.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Sergio Benjamim

O compilador que vem nos repositórios é mais do que suficiente, e não muda muita coisa de uma versão para a outra. E é atualizar viu.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Deis

Obrigado a todos pela respostas.

Eu cabei esquecendo de postar o link que mostrava que existia uma versão mais nova: http://gcc.gnu.org/onlinedocs/

Eu estava atras de manual do gcc porque eu estou começando a aprender programação em C no Geany e o Geany não entende o termo "pow" e " sqrt " potenciação e raiz quadrada.

Tem que fazer a compilação pelo terminal usando lm e isso é muito ruim. Eu queria resolver este problema de o Geany não entender esses termos "pow" e " sqrt ".

Ai eu me deparei com manuais de versões mais novas do gcc que eu tenho em minha máquina.

Com outros programas tambem acontece isso?

Pela resposta do amigo linuser104; eu entendi que o que esta dentro do repertório padrão, qualquer programa que seja, é a versão mais estável ou a que da casamento com a versão que eu estou usando.

Esta minha conclusão esta certa?

bmota

Citação de: Deis online 05 de Dezembro de 2012, 19:02
Obrigado a todos pela respostas.

Eu cabei esquecendo de postar o link que mostrava que existia uma versão mais nova: http://gcc.gnu.org/onlinedocs/

Eu estava atras de manual do gcc porque eu estou començando a aprender programação em C no Geany e o Geany não entende o termo "pow" e " sqrt " potenciação e raiz quadrada.

Tem que fazer a compilação pelo terminal usando lm e isso é muito ruim eu queria resolver este problema de o Geany não enteder esses termos "pow" e " sqrt ".

Ai eu me deparei com manuais de veroe mais novas do gcc que eu tenho em minha máquina.

Com outros programas tambem acontece isso?

Pela resposta do amigo linuser104 eu entendi que o que esta dentro do repertorio padrão qualquer programa que seja; é a versão mais estavel ou a que da casamento com a versão que eu estou usando.

Esta esta a minha conclusão?
as versões dos programas que estão nos repositórios foram testadas pela canonical.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....