Elementary OS X Ubuntu

Iniciado por Grunbeld, 16 de Novembro de 2012, 01:17

tópico anterior - próximo tópico

Grunbeld

Bom galera, eu estou pensando em trocar de sistema (passar do Ubuntu 12.10 para o elementary OS [jupiter ou o Luna, que ainda será lançado ] )  E como o Elementary é baseado no Ubuntu queria saber de vocês se seria uma troca favorável...
elementary é um bom sistema ? Programas do ubuntu rodam nele ?
Ajudem-me a tomar essa decisão  ;D

Falco90

Nunca usei essa distro, mas como ela é baseada no Ubuntu todos os programas do Ubuntu devem funcionar nela.

Se é favorável ou não é uma questão de gosto pessoal.

haereticus

Aconselharia a abrir uma partição para o sistema e testar por algumas semanas se gostar troca ele para partição principal.

Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

agente100gelo

É uma versão ainda em desenvolvimento.
Contudo, o review que li fala que é muito rápido. Eu acho que vale um teste numa partição separada.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

haereticus

Li várias noticias mais não achei qual vai ser o gerenciador de programas para instalação padrão.

Synaptic ? Central de programas do ubuntu ? Algum próprio ?
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

niquelnausea

Citação de: Grunbeld online 16 de Novembro de 2012, 01:17
Bom galera, eu estou pensando em trocar de sistema (passar do Ubuntu 12.10 para o elementary OS [jupiter ou o Luna, que ainda será lançado ] )  E como o Elementary é baseado no Ubuntu queria saber de vocês se seria uma troca favorável...
elementary é um bom sistema ? Programas do ubuntu rodam nele ?
Ajudem-me a tomar essa decisão  ;D
o elementary luna é um ótimo sistema, já faz algumas semanas que testei, se mostrou ainda mais amigável que o ubuntu.
como é baseado no ubuntu (12.10 ou 12.04 não me recordo) basta não instalar ppa's duvidosos.

Citação de: haereticus online 16 de Novembro de 2012, 11:44
Li várias noticias mais não achei qual vai ser o gerenciador de programas para instalação padrão.

Synaptic ? Central de programas do ubuntu ? Algum próprio ?
apt/synaptic.

rruella

posso dizer que tem muito futuro.
assim como despontou o mint há de acontecer com o elementary
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Grunbeld

CitarInserir Citação
Aconselharia a abrir uma partição para o sistema e testar por algumas semanas se gostar troca ele para partição principal.

vlw pela dica, vou instalar! A instalação do elementary é tão fácil quanto a do Ubuntu ?

CitarNunca usei essa distro, mas como ela é baseada no Ubuntu todos os programas do Ubuntu devem funcionar nela.

Se é favorável ou não é uma questão de gosto pessoal.
Alguém pode confirmar ? rsrsrs  Por exemplo, o WINE funcionaria normalmente nele ?

Citaro elementary luna é um ótimo sistema, já faz algumas semanas que testei, se mostrou ainda mais amigável que o ubuntu.
como é baseado no ubuntu (12.10 ou 12.04 não me recordo) basta não instalar ppa's duvidosos.
o que seriam ppa's duvidosos ?

jkmsjq

Citação de: Grunbeld online 16 de Novembro de 2012, 17:28
[...]

o que seriam ppa's duvidosos ?

Para mim... todos!

Não vejo necessidade de utilizar PPA.

Se quer atualidades utilize as versões não LTS do Ubuntu. Se quer estabilidade use Ubuntu LTS.

Simples assim.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Grunbeld

CitarPara mim... todos!

Não vejo necessidade de utilizar PPA.

Se quer atualidades utilize as versões não LTS do Ubuntu. Se quer estabilidade use Ubuntu LTS.

Simples assim.

saquei... No caso, por que seria ruim instalar ppa's duvidosos no elementary ?

haereticus

Não é só no elementary, é em qualquer distro.

Pode quebrar o sistema, abrir vulnerabilidades etc...

jkmsjq

Citação de: haereticus online 16 de Novembro de 2012, 17:59
Não é só no elementary, é em qualquer distro.

Pode quebrar o sistema, abrir vulnerabilidades etc...

Os PPA são desenvolvidos para aquela versão da distro. Numa atualização é muito possível que a PPA não seja mais utilizável gerando instabilidade no sistema, principalmente, quando se dá o comando sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade é muito provavél dar erro de atualização. Tanto é, que existem vários tópicos aqui no fórum sobre esse problema.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

JoaoDamasceno.ufc

Senhores, ainda dentro desse tópico, gostaria de saber algo que na verdade pode até sem meio bobo, sem sentido, que é o seguinte: Afinal de contas, o que há de novo em uma distro que usa muito da base de outra distro? Não seria apenas uma espécie de "máscara" da distro que lhe deu origem? ou não é bem assim? Testei muito o Mint e sinceramente não vi nada de especial nele que me fizesse crer que é "tudo de bom" se comparada ao Ubuntu.     Uma coisa é certa, esse Elementary está ao menos com uma publicidade violenta, um lobby pesado, pois é impressionante como se tem falado sobre ele.
          Quando de diz que é "baseado em Ubuntu" refere-se ao último ubuntu? 12.10? ou não é isso?! Sempre que o Ubuntu lançar uma nova distro o Elementary acompanha? Enfim, minhas perguntas podem ser um tanto sem sentido, mais é justamente porque não entendo muito do significado de eu ter uma distribuição "A" e passar a utilizar uma distribuição "B" que tem sua origem no "A". Só me passa pela cabeça algo como: "se é de poder ir na origem, por que então vou nas filiais"? "Se posso comprar o peixe das mãos do pescador, por que o compraria depois de passar pelas mãos do atravessador"?

clodoaldops

-se vc é iniciante e tem duas opções: uma distro pura no qual vc terá que instalar "tudo" p/ ter um sistema "usuavel"
-ou uma distro pronta na qual vc pode tocar suas musicas ,assistir seus videos e dvd´s, abrir videos online s/ precisar fazer nada logo após a instalação
-certamente a segunda opção é a mais tentadora tanto que distros como mint, snowlinux, zorin, solusos, sabayon, bodhi, ultimate, pclinuxos, chakra estão entre as top20 do DW
-a maioria dos usuarios, assim como eu,  querem apenas usar o pc
-e qto mais facil , mais bonito e automatizado melhor

rruella

não me considero um super usuario de linux em geral, e sim usuario curioso.
mas na minha opinião o elementary tem como base o ubuntu e não é o 12.10 e sim a versão mais estavel 12.04.
tem um ambiente pelo menos para mim novo que não gnome, kde, unity, e outros já conhecidos.
tem um gerenciador de arquivos novo, e outras quantas coisas novas.

com relação ao mint digo a mesma coisa a base é o ubuntu, mas até já possui um projeto proprio que é o cinnamon.
assim por onde vejo valer apena testar umas quantas derivadas "hoje do ubuntu" amanhã quem sabe, alias o proprio ubuntu é derivado...! do debian não é mesmo???

Citação de: JoaoDamasceno.ufc online 18 de Novembro de 2012, 12:19
           Senhores, ainda dentro desse tópico, gostaria de saber algo que na verdade pode até sem meio bobo, sem sentido, que é o seguinte: Afinal de contas, o que há de novo em uma distro que usa muito da base de outra distro? Não seria apenas uma espécie de "máscara" da distro que lhe deu origem? ou não é bem assim? Testei muito o Mint e sinceramente não vi nada de especial nele que me fizesse crer que é "tudo de bom" se comparada ao Ubuntu.     Uma coisa é certa, esse Elementary está ao menos com uma publicidade violenta, um lobby pesado, pois é impressionante como se tem falado sobre ele.
          Quando de diz que é "baseado em Ubuntu" refere-se ao último ubuntu? 12.10? ou não é isso?! Sempre que o Ubuntu lançar uma nova distro o Elementary acompanha? Enfim, minhas perguntas podem ser um tanto sem sentido, mais é justamente porque não entendo muito do significado de eu ter uma distribuição "A" e passar a utilizar uma distribuição "B" que tem sua origem no "A". Só me passa pela cabeça algo como: "se é de poder ir na origem, por que então vou nas filiais"? "Se posso comprar o peixe das mãos do pescador, por que o compraria depois de passar pelas mãos do atravessador"?
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M