Olhar Digital: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?

Iniciado por jkmsjq, 11 de Novembro de 2012, 16:07

tópico anterior - próximo tópico

hugoleal85

Citação de: haereticus online 12 de Novembro de 2012, 17:30
Não se pode fundamentar nunca um sistema operacional comparando com o de um tablet ou celular.

O android para se ter idéia já está na versão 7.x com correções e melhorias. Enquanto isto em nossas lojas brasileiras vendem o android 2.3 com preços exorbitantes.

Imagina dai quantos desses aparelhos receberão atualizações de segurança ?
Imagina dai quantos deles acessarão algo além de seu email ou facebook ?

Todos estão vulneráveis por defasamento do S.O. e muitos dos usuários não atualizarão ele, imagina o Xperia do Sony que é bloqueado para atualizar o S.O e o cidadão lá todo contente usando-o e ele todo cheio de brechas.

Quero saber qual cidadão simples e usuário iniciante saberá dar upgrade manual em seu celular ? raros.

É um procedimento chato e não é automático. Por isso brechas serão encontradas no android, mais não deve ser usado para comparação com um S.O de desktop.

Não entendi? Não podemos utilizar sistemas que utilizam o mesmo Kernel para compará-los? O que seria necessário então para que possamos fazer essa comparação?

Concordo com seu argumento quanto a questão da atualização dos dispositivos portáteis. De fato, aqueles fabricantes e/ou provedores que imponham obstáculos a atualização aumentam o risco de quebra de segurança do sistema. Entretanto, ressalto que ter um sistema atualizado de forma alguma garante sua inviolabilidade, apenas mitiga esse risco.

Em resumo o Linux é mais seguro do que os outros sistemas operacionais porque:
- Possui uma menor base de usuários;
- Seus usuários em geral têm maior conhecimento sobre informática, incluindo procedimentos de segurança;
- O sistema possui uma arquitetura com foco maior no quesito segurança, incluindo a liberação mais rápida de correções para falhas detectadas (entretanto, não é inviolável).

Ressalto mais uma vez. Todos nós, utilizadores do pinguim, podemos ficar calmos pois o Linux é de longe o sistema operacional mais seguro utilizado em desktops e PCs na atualizade. Ainda assim, não é inviolável, portanto o fator primordial no quesito segurança é aquele que se encontra entra a cadeira e o teclado.  

PS: O android atualmente está na versão 4.2 e não na versão 7 como você afirmou anteriormente.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

haereticus

Realmente não sei de onde tirei o 7.

4.x obrigado pela correção.

Mais um bench completo :

Mac OS x Ubuntu
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=apple_osx108_ubuntu&num=1

Uma análise monstruosa em 15 páginas sobre os sistemas com tabelas e tudo mais.

O olhar digital tá longe de fazer algo do gênero.

Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

hugoleal85

Citação de: haereticus online 12 de Novembro de 2012, 18:04
Realmente não sei de onde tirei o 7.

4.x obrigado pela correção.

Mais um bench completo :

Mac OS x Ubuntu
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=apple_osx108_ubuntu&num=1

Uma análise monstruosa em 15 páginas sobre os sistemas com tabelas e tudo mais.

O olhar digital tá longe de fazer algo do gênero.

Em relação ao equívoco sobre o Android, sem problemas.

Quanto ao comparativo, realmente é muito bom, não só por sua extensão mas também pelo site que a realizou, o Phoronix, um dos mais bem conceituados e respeitados do meio.

Para finalizar quero destacar duas coisas:

- Não é justo comparar o nível de profundidade de um artigo do Phoronix (focado em usuários médios e avançados) com um artigo do Olhar Digital (focado em usuários iniciantes).
- A superficialidade do artigo do Olhar Digital não é uma falha, pelo contrário, é totalmente compreensível dado o público a que se destina. A única falha relevante que encontrei nele foi afirmar que um sistema operacional é mais leve ou mais pesado do que outro sem qualquer embasamento por trás. No mais, ele está bem razoável; superficial, é verdade, mas de acordo com a realidade dos fatos.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

jkmsjq

Concordo com boa parte das colocações tanto contrárias quanto as favoráveis ao texto/vídeo do Olhar Digital.

Mas uma coisa eu gostei e fará diferença quando um usuário comum for ler/assistir a matéria: o Ubuntu é mais seguro que o Windows.

Provavelmente isso fará pessoas que nunca nem sequer ouviram falar no GNU/Linux se perguntar: "opa! é mais seguro? deixa eu testar para ver como é isso..."

Com isso, poderá ser uma forma de muitas pessoas começarem a conhecer o GNU/Linux, e de preferência, o Ubuntu.

A partir daí, qualquer erro ou equívoco que possa surgir, será mais fácil de se sanar.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

haereticus

Se lerem da matéria do olhar digital nos comentários vejam quantos links do Ubuntu 12.04 e 12.10 foram disponibilizados pelos usuários do facebook.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sergio Benjamim

Um picolé de limão para cada conjunção coordenada adversativa (estou falando do mas) usada devidamente neste tópico.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

hugoleal85

Citação de: Sergio Benjamim online 12 de Novembro de 2012, 22:30
Um picolé de limão para cada conjunção coordenada adversativa (em outras palavras, o mas) usada devidamente neste tópico.

Picolé-de-limão? Isso é uma ironia ou um elogio?  ???

No mau caso, pelo menos, procuro utilizar a língua portuguesa da forma mais correta, legível e prática possível. Sei que a perfeição é apenas uma utopia mas continuo focando-a com uma meta a ser atingida (mesmo sabendo que jamais irei alcançá-la).  Isso para mim é uma filosofia de vida, seja na utilização da linguagem, seja em tudo mais que eu venha a fazer em minha vida.

Como já dizia o imortal Ayrton Senna da Silva: 
"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

PS: Peço desculpas aos demais colegas pela fuga ao tema abordado no tópico.
Meu blog

Kriptolix

Não se pode fundamentar nunca um sistema operacional comparando com o de um tablet ou celular.

O android para se ter idéia já está na versão 7.x com correções e melhorias. Enquanto isto em nossas lojas brasileiras vendem o android 2.3 com preços exorbitantes.

Amigo haereticus, cuidado ao escrever sobre assuntos que nao conhece bem, o android atualmente esta na versao 4.2, sendo que nao houve uma versao 3.0 em celulares, a versao 3.0 foi exclusiva para tablets, sendo assim, é perfeitamente comum a base maior do android continuar na ultima versao estavel de maior duraçao (2.3).

Alem disso, a atualizaçao de aparelhos pelas fabricantes é complexa, ja que as mesmas fazem modificaçoes no sistema e e muitas vezes ainda incidem sobre o mesmo as modificaçoes da operadora, e isso para as fabricantes é um trabalho "morto", que nao tras qualquer retorno financeiro direto, entao é normal que muitas vezes os aparelhos mais antigos nao sejam atualizados.

o amigo hugoleal85 foi feliz na analise da materia levando em questao o publico alvo.

Ubuntu Linux 10.10

haereticus

Citação de: kriador online 13 de Novembro de 2012, 16:43

Amigo haereticus, cuidado ao escrever sobre assuntos que nao conhece bem, o android atualmente esta na versao 4.2, sendo que nao houve uma versao 3.0 em celulares, a versao 3.0 foi exclusiva para tablets, sendo assim, é perfeitamente comum a base maior do android continuar na ultima versao estavel de maior duraçao (2.3).

Alem disso, a atualizaçao de aparelhos pelas fabricantes é complexa, ja que as mesmas fazem modificaçoes no sistema e e muitas vezes ainda incidem sobre o mesmo as modificaçoes da operadora, e isso para as fabricantes é um trabalho "morto", que nao tras qualquer retorno financeiro direto, entao é normal que muitas vezes os aparelhos mais antigos nao sejam atualizados.

o amigo hugoleal85 foi feliz na analise da materia levando em questao o publico alvo.

Demorastes bastante, no qual eu já havia dito que tinha sido erro de digitação, e no qual eu já havia afirmado o erro e me retifiquei ao próprio Hugo.

O objetivo do tópico você foge completamente, ninguém debate android e sim a matéria do olhar digital que é rasa e superficial e não atende ninguém mais do que usuários com menos de 1 ano em sistemas operacionais.

A matéria trata de Mac OS, Ubuntu, Windows. Já colocaram Android daqui a pouco aparecerá outro usuário falando de outras coisas.

Até professor de português já apareceu...  ::)

Se a matéria lhe agradou parabéns, mais a maioria detestou.

Abraços.

Beto Pinheiro

Também li essa matéria pelo lado bom. A conclusão, para o leitor, independente do seu nível de conhecimento, é que o Ubuntu é mais rápido, mais seguro e de graça! Também concordo que a matéria foi superficial, mas teve suas virtudes!

Agora, me restou uma dúvida enorme: afinal, a segurança do Linux pode ser creditada tão-somente ao número ínfimo de usuários ou vai além disso? Prof. Tota poderia ajudar... ;D
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

hugoleal85

Citação de: haereticus online 13 de Novembro de 2012, 17:22
Citação de: kriador online 13 de Novembro de 2012, 16:43

Demorastes bastante, no qual eu já havia dito que tinha sido erro de digitação, e no qual eu já havia afirmado o erro e me retifiquei ao próprio Hugo.

O objetivo do tópico você foge completamente, ninguém debate android e sim a matéria do olhar digital que é rasa e superficial e não atende ninguém mais do que usuários com menos de 1 ano em sistemas operacionais.

A matéria trata de Mac OS, Ubuntu, Windows. Já colocaram Android daqui a pouco aparecerá outro usuário falando de outras coisas.

Até professor de português já apareceu...  ::)

Se a matéria lhe agradou parabéns, mais a maioria detestou.

Abraços.

Disse antes e repito: A matéria ser superficial não é motivo de demérito algum, pelo contrário, é totalmente compreensível e coerente, haja vista o público alvo a que se destina. Incoerente e totalmente ilógico, portanto passível de críticas, seria o Olhar Digital postar um artigo sobre o tema no nível de profundidade de sites direcionado a usuários avançados.

Poderia entender que lhe fossem dirigidas críticas severas caso houvesse falhas gritantes ou algo do tipo no artigo. Entretanto, em minha opinião, isso definitivamente não ocorrreu.

Citação de: Beto Pinheiro online 13 de Novembro de 2012, 18:42
Também li essa matéria pelo lado bom. A conclusão, para o leitor, independente do seu nível de conhecimento, é que o Ubuntu é mais rápido, mais seguro e de graça! Também concordo que a matéria foi superficial, mas teve suas virtudes!

Agora, me restou uma dúvida enorme: afinal, a segurança do Linux pode ser creditada tão-somente ao número ínfimo de usuários ou vai além disso? Prof. Tota poderia ajudar... ;D

Desculpe minha intromissão, afinal não sou o Tota, mas gostaria de ressaltar mais uma vez minha opinião sobre este tema. A pequena base de usuários é apenas um dos fatores que explica a maior segurança do Linux. Conforme afirmei antes, a segurança do pinguim é creditada a:
- Possuir uma menor base de usuários;
- Seus usuários em geral têm maior conhecimento sobre informática, incluindo procedimentos de segurança;
- O sistema possui uma arquitetura com foco maior no quesito segurança, incluindo a liberação mais rápida de correções para falhas detectadas (entretanto, ele não é inviolável).

Volto a repetir: estamos utilizando o sistema operacional para PCs (ao menos entre os maiores e mais relevantes) mais seguro e confiável existente. Sendo assim, tomando os cuidados e procedimentos básicos de segurança (leia-se possuir um firewall ativo e ter cuidado com sites, links e e-mails desconhecidos) você estará infinitamente mais seguro do que utilizando qualquer SO proprietário.

Abraço e aguardemos a opinião do Tota e demais colegas com mais experiência sobre a arquitetura livre.
Meu blog

jkmsjq

Citação de: Beto Pinheiro online 13 de Novembro de 2012, 18:42

Especificamente no Ubuntu a conta root é desabilitada por padrão. Sendo assim, para fazer qualquer alteração é necessário a senha do administrador do sistema operacional. Outra vantagem do Ubuntu Desktop: os serviços de rede também são desabilitados por padrão.

Genericamente ao GNU/Linux: a velocidade de atualização é muito grande. Dificultando enormemente a possibilidade de uma falha de segurança (não significa que nunca irá acontecer!).

Quem tiver mais argumentos pode acrescentar...

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz