Substituir o Ubuntu pelo Xubuntu (mais leve)

Iniciado por augustocmbrito, 04 de Setembro de 2006, 11:33

tópico anterior - próximo tópico

augustocmbrito

Bom dia lista,

é possível eu substituir o Ubuntu pelo Xubuntu de forma que meu micro fique mais leve?

carlosjunior

sim ficaria mais leve pq usaria uma interface grafica mais leve , que é o xfce ao inveis do gnome/kde. Mas o xfce é bem mais manual que o gnome/kde xD flw..

augustocmbrito

mrbin

Porque não tenta?

sudo aptitude install xubuntu-desktop

Se não gostar, só remover

sudo aptitude remove xubuntu-desktop
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

galactus

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

augustocmbrito

Tá de sacanagem que só com estes comandos eu substituo o gnome pelo xfc e deixo meu micro mais rápido?!?  :o

Citação de: mrbin online 04 de Setembro de 2006, 12:26
Porque não tenta?

sudo aptitude install xubuntu-desktop

Se não gostar, só remover

sudo aptitude remove xubuntu-desktop

É sério mesmo?!? Tenho que fazer backup??? E se não der certo, eu tenho como reiniciar a máquina pelo "modo seguro"? para voltar o que era antes?!?  :-\

Caramba, se for só isso mesmo eu ficarei mais pasmo do que estou...   ::)

Valeu pessoal!  :D

Servo

Dúvida, neste processo de desinstalar o gnome-desktop e instalar o xubuntu-desktop, minhas configurações serão perdidas? Tipo, meu modem é softmoden (smartlink), ele ficaria desabilitado ou manteria ? E a impressora?

Lamego

Servo,
não, instalar/remover os pacotes de desktop não alteram as configurações do equipamento de sistema.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Darcamo

Instalar o Xubuntu não deve desinstalar o Gnome.
Vc pode até ficar com os dois e escolher em qual deles entrar na tela de login.

snooze

Para não abrir outro tópico (e já me desculpando por atravessar o tópico do camarada lá de cima), pergunto: tem como fazer uma instalação 'server' com esse cd do Dapper que vem pelo shipit para depois instalar o xubuntu-desktop?

A dificuldade está só em instalar no modo server, pois no hoary bastava digitar server.

Ubuntu 8.04 Hardy Heron
MoBo Intel D102GGC2 | Processador Intel Celeron 3,06Ghz | Memória 512DDR2 533mhz | Video ATI Radeon XPRESS 200 | Audio Realtek ALC833 (HDA ATI SB) | Rede Realtek 8101L | Modem Agere V.92 56k

iGama

sim dps de instalar em modo server pode instalar o que quiser igual no ubuntu normal

Gnome:
sudo apt-get install ubuntu-desktop

Xfce:
sudo apt-get install xubuntu-desktop

Kde:
sudo apt-get install kubuntu-dekstop

snooze

Certo, mas tem como fazer uma instalação 'server' com esse cd do Dapper que vem pelo shipit?
Ubuntu 8.04 Hardy Heron
MoBo Intel D102GGC2 | Processador Intel Celeron 3,06Ghz | Memória 512DDR2 533mhz | Video ATI Radeon XPRESS 200 | Audio Realtek ALC833 (HDA ATI SB) | Rede Realtek 8101L | Modem Agere V.92 56k

Lamego

CitarCerto, mas tem como fazer uma instalação 'server' com esse cd do Dapper que vem pelo shipit?
O Live CD não permite instalar em modo servidor, ou seja, para ficar só com o xubuntu vai ter que remover o ubuntu-desktop primeiro.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

RC2006

Citação de: augustocmbrito online 04 de Setembro de 2006, 11:33
é possível eu substituir o Ubuntu pelo Xubuntu de forma que meu micro fique mais leve?
Olha colega, a diferença não é só de interface.
O que torna também o Xubuntu mais leve, são os programas que acompanham.
Lembro que o openOffice não acompanha esta distro entre outros.
Programas que consomem muita memória são substituidos por outros mais leves tornando assim uma opção válida para micros mais antigos.   
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Ephram

Eu uso Ubuntu / Gnome desde a primeira instalação, sendo que achei interessante poder instalar o KDE e eventualmente usar os dois para ir aprendendo mais. Eu dei o comando sugerido acima, o aptitude, instalei direitinho, mas quando fui usar ele está simplesmente sem a interface gráfica.  ??? Aparecem somente os ícones na área de trabalho, mas a tela fica azul e não tem a barra do KDE nem nada. Absolutamente nada. Eu instalei o Xubuntu e apareceu tudo direitinho. E no KDE não aparece nada. Alguém pode me dizer  o que seria isso?

Valeu aí.