Cluster - Ativação de Recurso do ntsysv

Iniciado por Othakka, 12 de Setembro de 2006, 17:15

tópico anterior - próximo tópico

Othakka

Caros Ubunteiros, estou com uma problema que me persegue a dias, estou fazendo meu projeto de final de curso, que é a construção de um cluster,  de computadores(subutilizados) como proposta de substituição de servidores de alto custo, porém na configuração das máquinas eu edito varios arquivos que estão localizados na pasta /etc, nesse momento, eu não consigo mais usar o sinaptic, nem tão pouco executar o comando ntsysv, para habilitar  o serviço de rsh, rlogin e ssh e rexec, já tentei o "apt-get install ntsysv", porém fui informado que a configuração do cluster é baseada no Red Hat.  Eu gostaria de saber de que maneira eu poderia fazer para ativar estes recursos no ambiente Ubuntu que é baseado no Debian, ou se existe algum outro comando equivalente ao ntsysv.

ps: se possível eu não queria mudar de distribuição.

Benvindo Othakka
Universidade Salvador
othakka@gmail.com

arlei

Amigo Othakka,

o programa ntsysv até onde sei, é utilizado apenas nas distros derivadas do RH. Para "levantar" e "derrubar" esses serviços no Ubuntu vc deve usar o comando abaixo demonstrando exemplo do serviço SSH:

Citar/etc/init.d/ssh start|stop

Onde, start "levanta" o serviço e stop "derruba" o mesmo.

Para configurar o sistema para levantar automaticamente um determinado serviço na inicialização sugiro que vc instale o BUM (Boot Up Manager) que pode ser baixado pelo Synaptic.

T+
Arlei