Autor Tópico: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?  (Lida 11638 vezes)

redstormwind

  • Visitante
Bem, pessoal, resumindo, a filha (9 anos) de um amigo de trabalho meu pegou vírus e o Windows não inicia mais. Ofereci como opção instalar o Ubuntu.
Dei um cd do Ubuntu para ela testar, e para minha surpresa ela gostou muito da interface unity e achou o sistema muito bom, mas reclama só disso: o Ubuntu não tem menu para encontrar os programas instalados de forma prática.
Aquele símbolo do Ubuntu na parte superior esquerda não é prático (segundo ela), pois só mostra os aplicativos usados recentemente, e se clicar em "mostrar todos", eles são exibidos todos misturados, dificultando a busca.
Para mim que já sei os nomes dos programas do Linux é fácil, mas o que dizer dela que nunca viu e nem sabe o que é Linux?
O que quero propor é que haja um botão que apareça um menu para que os programas instalados no computador de iniciantes como ela sejam mostrados mais facilmente, pois, veja bem, ela procurou jogos de FreeCell e Campo Minado. Mesmo que já estejam instalados por padrão é difícil para alguém leigo em Ubuntu encontrá-los na forma dispersada do Unity.
Vale lembrar que quero apenas fornecer uma crítica construtiva para que o Ubuntu se torne mais popular, baseando-me naqueles que nunca tiveram contato com o sistema. Não quero atacar o Unity, pelo contrário, gostaria somente que ele fosse mais completo. Aí sim eu  e muitos outros usariam.
Estou com o notebook dela aqui comigo,  baixando atualizações e instalando o que é necessário (java, flash, multimídia, etc).
Gostaria de não ter que instalar gnome 3/ classic, para não confundir mais um iniciante com interfaces gráficas, etc... mas vejo que terei de fazer isso. O ideal seria que o Ubuntu viesse com uma interface mais completa, com botão de menu para que fosse melhor aproveitado pelos iniciantes.
Agradeço a compreensão e gostaria que isso fosse repassado á Canonical.
Bjs






 

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2012, 22:50 »
Se clicar no icone com o botão direito e depois em aplicativos, têm-se o acesso a todos os aplicativos. se clicar em filtrar resultados > Jogos, tens o acesso a todos os jogos, talvez não seja tão intuitivo quanto eu penso mas é completo.

O que eu quero dizer é que talvez precise polir mais a interface para torná-la mais intuitiva mas acho que ela é bastante completa.
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2012, 23:58 »
Atualmente, quem quer menu de aplicativos deve optar pelo Kubuntu 12.04. A interface Unity não foi feita para menus clássicos.

Super Tux

  • Visitante
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2012, 09:57 »
Leia o meu Guia Prático: https://sites.google.com/site/guiapraticolinux/   

---

A melhor solução, na minha opinião, é instalar o Kubuntu.

Outra solução: Pesquise na Central de programas do Ubuntu por 'Gnome'. Instale o "The GNOME Desktop Environment, with extra components". Após reiniciar o computador, antes de digitar o nome de usuário e a senha, click na bolinha branca... próximo do espaço destinado ao login. Escolha uma interface antiga do Gnome... Faça o login. Pronto, simples e rápido.

 ;)

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2012, 10:34 »
Bem, pessoal, resumindo, a filha (9 anos) de um amigo de trabalho meu pegou vírus e o Windows não inicia mais. Ofereci como opção instalar o Ubuntu.
Dei um cd do Ubuntu para ela testar, e para minha surpresa ela gostou muito da interface unity e achou o sistema muito bom, mas reclama só disso: o Ubuntu não tem menu para encontrar os programas instalados de forma prática.
Aquele símbolo do Ubuntu na parte superior esquerda não é prático (segundo ela), pois só mostra os aplicativos usados recentemente, e se clicar em "mostrar todos", eles são exibidos todos misturados, dificultando a busca.
Para mim que já sei os nomes dos programas do Linux é fácil, mas o que dizer dela que nunca viu e nem sabe o que é Linux?
O que quero propor é que haja um botão que apareça um menu para que os programas instalados no computador de iniciantes como ela sejam mostrados mais facilmente, pois, veja bem, ela procurou jogos de FreeCell e Campo Minado. Mesmo que já estejam instalados por padrão é difícil para alguém leigo em Ubuntu encontrá-los na forma dispersada do Unity.
Vale lembrar que quero apenas fornecer uma crítica construtiva para que o Ubuntu se torne mais popular, baseando-me naqueles que nunca tiveram contato com o sistema. Não quero atacar o Unity, pelo contrário, gostaria somente que ele fosse mais completo. Aí sim eu  e muitos outros usariam.
Estou com o notebook dela aqui comigo,  baixando atualizações e instalando o que é necessário (java, flash, multimídia, etc).
Gostaria de não ter que instalar gnome 3/ classic, para não confundir mais um iniciante com interfaces gráficas, etc... mas vejo que terei de fazer isso. O ideal seria que o Ubuntu viesse com uma interface mais completa, com botão de menu para que fosse melhor aproveitado pelos iniciantes.
Agradeço a compreensão e gostaria que isso fosse repassado á Canonical.
Bjs


 

40) Como ter o Menu Clássico no Ubuntu (Unity), clique aqui.

Isso é falta de se acostumar com coisas novas.

É normal os seres Humanos reclamarem por isso.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, 10:47 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

redstormwind

  • Visitante
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2012, 10:40 »
Wagnesio, vou orientar para ela (e os pais) o uso da pesquisa no dash, tentando explicar de forma simples, quem sabe acostumam desse jeito.
Super Tux, vou também utilizar partes de seu guia para tornar mais fácil a adaptação, mas não vou mencionar o Wine, uma para não deixá-los divididos e outra que acho que é desnecessário.
Quanto ao kde vou esperar um pouco mais, pois ao instalá-lo todos os programas dele vêm junto e vira uma confusão.
Eliseu, aproveitando que você tem experiência sobre "converter" parentes seus para o Ubuntu, gostaria da sua opinião:
Tenho muita cautela em ensinar quem é leigo, pois se oferecer muitas opções de uma vez só pode gerar confusão, ou seja, quero evitar excessos de informação. Eu nem sequer toco no assunto "Terminal", nem em Wine. Eles nem sabem que existe. Só vou mencionar se for como último recurso. Só expliquei de forma simples: que Windows é uma coisa, Ubuntu é outra, porém fazem as mesmas tarefas.
-Como mencionei, a família toda gostou do Ubuntu, só reclamaram que é difícil achar os programas sem um menu para navegar.
-Você acha que é melhor instalar o gnome 3 e classic ou é melhor deixar do jeito que está, só Unity mesmo, para não confundí-los?
« Última modificação: 06 de Agosto de 2012, 16:35 por redstormwind »

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2012, 11:24 »
Bem, pessoal, resumindo, a filha (9 anos) de um amigo de trabalho meu pegou vírus e o Windows não inicia mais. Ofereci como opção instalar o Ubuntu.
Dei um cd do Ubuntu para ela testar, e para minha surpresa ela gostou muito da interface unity e achou o sistema muito bom, mas reclama só disso: o Ubuntu não tem menu para encontrar os programas instalados de forma prática.
Aquele símbolo do Ubuntu na parte superior esquerda não é prático (segundo ela), pois só mostra os aplicativos usados recentemente, e se clicar em "mostrar todos", eles são exibidos todos misturados, dificultando a busca.

Para mim que já sei os nomes dos programas do Linux é fácil, mas o que dizer dela que nunca viu e nem sabe o que é Linux?
O que quero propor é que haja um botão que apareça um menu para que os programas instalados no computador de iniciantes como ela sejam mostrados mais facilmente, pois, veja bem, ela procurou jogos de FreeCell e Campo Minado. Mesmo que já estejam instalados por padrão é difícil para alguém leigo em Ubuntu encontrá-los na forma dispersada do Unity.
Vale lembrar que quero apenas fornecer uma crítica construtiva para que o Ubuntu se torne mais popular, baseando-me naqueles que nunca tiveram contato com o sistema. Não quero atacar o Unity, pelo contrário, gostaria somente que ele fosse mais completo. Aí sim eu  e muitos outros usariam.
Estou com o notebook dela aqui comigo,  baixando atualizações e instalando o que é necessário (java, flash, multimídia, etc).
Gostaria de não ter que instalar gnome 3/ classic, para não confundir mais um iniciante com interfaces gráficas, etc... mas vejo que terei de fazer isso. O ideal seria que o Ubuntu viesse com uma interface mais completa, com botão de menu para que fosse melhor aproveitado pelos iniciantes.
Agradeço a compreensão e gostaria que isso fosse repassado á Canonical.
Bjs
 

O que resolve isso, ou pelo menos ameniza, seria usar o filtro, veja que no ícone que mostra todos os aplicativos instalados, não o dos mais recentes, tem ao lado direito o filtro que você pode listar apenas por categorias, por exemplo, se quer jogos, selecione o filtro relativo a jogos e aí só aparecerá os aplicativos instalados e em ordem alfabética dos jogos, despoluindo assim o ambiente para outros ícones que não sejam desta categoria.

Com o tempo e a adaptação a digitação do que deseja é a mais eficiente e rápida forma de uso, tenha a certeza disso, então a dificuldade inicial é passageira, pois com o tempo quem é que não vai conhecendo seus programas prediletos do sistema?

Veja, para abrir o navegador chromium, por exemplo, um clique no ícone do Ubuntu na barra lateral esquerda ou pressione a tecla super (tecla com o símbolo do windows) uma vez e no menu digite: chr, veja que nem é preciso todo o nome pois o sistema vai tentando adivinhar o que você deseja listando logo abaixo alguns ícones e ao encontrar o que você deseja, basta clicar nele. A descrição do procedimento aqui pode ser grande, mas o procedimento real é bem curto e rápido. Mais rápido do que navegar por menus e submenus.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, 11:29 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2012, 12:12 »
Em relação ao KDE que acompanha vários programas, basta voce ir em "editar menu" e ocultar do menu programas que não são usador por eles

redstormwind

  • Visitante
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2012, 12:13 »
linuser, sua dica é boa e irei acrescentar para ensiná-los. Já anotei aqui no "tutorial" que estou preparando. Com o tempo irão se acostumar, eu acho.
Edvaldo, instalei o programa via ppa que você me indicou, e está funcionando bem. É a solução que eu procurava. Muito obrigado. Agora eles não terão que reclamar que o Ubuntu não tem menu. Inclusive eu que tenho experiência com Ubuntu (desde 10.04) e migrei para o kde vou voltar a usar Unity, mas insisto na questão: para ser mais completo o Unity deveria ter um botão de menu como esse que o Edvaldo mencionou instalado por padrão no cd (ou dvd) do Ubuntu. Acho que tornariam as coisas mais fáceis para quem nunca usou o sistema, e também para os experientes que como eu têm saudades do gnome 2.
Aconselho quem usa Unity testar o programa indicado por Edvaldo.
Vou sugerir isso diretamente para a Canonical, quem sabe possam me ouvir......



Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2012, 12:40 »
Alguém já teve a mesma ideia em relação à um botão de menu completo, vejam em:

http://brainstorm.ubuntu.com/idea/29896/

A imagem no link é apenas uma montagem, que ficou bem interessante. Vc teria acesso do menu clicando-se com o botão direito do mouse/touchpad no ícone do Ubuntu no Launcher.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Super Tux

  • Visitante
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2012, 17:15 »
Super Tux, vou também utilizar partes de seu guia para tornar mais fácil a adaptação, mas não vou mencionar o Wine, uma para não deixá-los divididos e outra que acho que é necessário.
Quanto ao kde vou esperar um pouco mais, pois ao instalá-lo todos os programas dele vêm junto e vira uma confusão.

Minha dica era sobre o Gnome. O Ubuntu vem com o Gnome + Unity. Então você instala (atualiza) o Gnome completo para usar só o Gnome (sem o Unity).

Na minha opinião o Unity é melhor. É uma questão de gosto. Talvez para as crianças uma versão antiga do Gnome seja mais fácil de usar.

Offline Luiz Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2012, 18:12 »
Só acrescentando um detalhe na dica do linuser.
Você não precisa nem saber o nome do programa, basta digitar o que quer.
Ex: música aparece o rhythmbox, filme aparece o reprodutor de vídeo (totem), etc.
A procura se torna bem mais fácil do que pelo menu.

Luiz

redstormwind

  • Visitante
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2012, 00:41 »
Linuser e Luiz Antônio, acho que a filha do meu colega vai se acostumar fácil dessa maneira, pois fica mais ágil que o menu quando se acostuma. Além disso ela é acostumada a mexer nessas coisas e aprende rápido também.
Inclusive eu que nunca fui com a cara do Unity estou passando a gostar dele e o kde que uso de repente perdeu a graça. Parece antigo, sei lá.
Amanhã cedo entregarei o notebook. Já instalei tudo o que é necessário e também os melhores programas do linux: K3b, Gimp, Inkscape e outros, e um detalhe: nem sequer mencionei para eles dual boot, aliás até a palavra windows é proibida para ensiná-los, não por odiar, mas para que esqueçam dele e se acostumem mais fácil com o Ubuntu. Ou vai ou racha, ou acostuma ou manda para o "técnico". Vamos ver no que vai dar. 

Ficou mesmo interessante a idéia mostrada no link, Sérgio, mas minha idéia não é exatamente igual a dele, seria uma coisa mais direta, sem submenus no estilo gnome, mas uma coisa mais moderna. Minha idéia não é mudar a inovação do Unity, mas sim acrescentar uma funcionalidade assim, mas com a cara dessa interface, mantendo-a do jeito que está.
O que imagino é clicar no botão e aparecer as categorias e aplicativos em um espaço só, mas manter os mais recentes e o filtro de pesquisa. Quando tiver tempo vou fazer uma montagem para mostrar o que imagino, mas ficaria mais ou menos assim:
-Barra de pesquisa em cima;
-Recentes
E depois as categorias (com os ícones acima do nome do programa):
Internet
Firefox   Chromium   Transmission   Empathy   Thunderbird

Escritório
LibreOffice Writer   LibreOffice Calc   ........

Gráficos
Gimp   Inkscape   Shotwell   ..........

Essa idéia tenho não pensando em mim, mas nos iniciantes.


Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2012, 11:52 »
Pode se instalar o GnomeDO caso ela tenha que achar aplicativos.

http://ubuntued.info/gnomedo-atalho-rapido-a-todas-as-ferramentas

Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Willder

  • Visitante
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #14 Online: 06 de Agosto de 2012, 13:37 »
Também acho que o Unity poderia listar os programas instalados por categoria, e é muito fácil pensar em como ele poderia fazer isso. Por exemplo, ao clicar no botão Aplicativos, poderia aparecer ícones em um dos lados (esquerdo ou direito) que representassem as categorias e rótulos flutuantes para descrevê-los em texto. Ou seja ao colocar o mouse sobre o ícone de um joystick, o texto Jogos poderia aparecer, e ao clicar apenas os jogos instalados apareceriam onde antes estavam todos os programas.

Não há porque dizer que o Unity não foi feito para menus clássicos, é claro que é possível fazer isso, basta apenas pensar, mas parece que as pessoas não gostam muito disso.

Ah, e melhor ainda seria se o usuário pudesse facilmente escolher isso, e nativamente, sem ter de instalar nada.

Afinal, "Ubuntu, Linux para seres humanos."
Canonical, você está fazendo isso errado!