Autor Tópico: Particionamento do HD  (Lida 3933 vezes)

Offline Yashá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Particionamento do HD
« Online: 12 de Julho de 2007, 16:21 »
Olá.
Estou tentando instalar o ubuntu pela primeira vez.
Não manjo quase nada de linux, então tô meio perdido com umas coisas que não entendo.
Por exemplo, já li muitas coisas sobre o processo de particionamento do HD, mas ainda não entendi se tenho que fazer isso antes de instalar o ubuntu, através de algum programa específico, ou se o sistema faz isso durante a instalação do ubuntu.
Ou seja, se eu ligar meu PC, der o boot pelo cd do ubuntu e mandar instalar, o sistema vai me guiar pelo processo de particionamento do HD durante a instalação, ou eu tenho que fazer isso antes com outro programa?

Outra coisa que vejo sempre é a história da partição de swap. Ainda não entendi como ela é criada. Uma vez separada a partição que será destinada ao swap, como informa ao computador que ela é a de swap e não mais uma simples partição?

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD
« Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2007, 17:35 »
Salve!
Seja bem vindo ! ;D
Talvez ajude

Boa sorte!

Offline munix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2007, 22:38 »
depende :
você quer ficar com quais sistemas instaldos ?
se for só ubuntu, e você não souber qual a utilidade de partições, utilize a instalçaõ automática do ubuntu, que vai criar uma partição pra você :)
Acer 5610
Ubuntu Feisty Fawn

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2007, 05:25 »
Só para esclarecer o Yashá:

Por exemplo, já li muitas coisas sobre o processo de particionamento do HD, mas ainda não entendi se tenho que fazer isso antes de instalar o ubuntu, através de algum programa específico, ou se o sistema faz isso durante a instalação do ubuntu.


Sim Yashá, o sistema faz isto para voce.


Ou seja, se eu ligar meu PC, der o boot pelo cd do ubuntu e mandar instalar, o sistema vai me guiar pelo processo de particionamento do HD durante a instalação, ou eu tenho que fazer isso antes com outro programa?



Este outro programa está incluído no Ubuntu, ele vai lhe dar tres opções ( meio nebulosas para iniciantes ).
Porisso a pergunta do munix.



Outra coisa que vejo sempre é a história da partição de swap. Ainda não entendi como ela é criada. Uma vez separada a partição que será destinada ao swap, como informa ao computador que ela é a de swap e não mais uma simples partição?

Diferente do Windows que cria um arquivo de swap, na pasta c:\Windows, o Linux trata o swap como uma partição separada por uma questão de segurança.

( No Windows se sua pasta de arquivos temporários ficar corrompida por um problema qualquer, O windows simplesmente trava, no Linux, uma partição separada dá a voce uma chance bem melhor, pois tem como criar uma partição swap com a maquina ligada, e alternar para ela caso necessário, desligar e ligar o swap on line etc. etc...)

Existe entre os Linuxistas um interminável bate-boca sobre qual a quantidade de espaço do HD deve ser alocada para suas pastas Raiz, Home e Swap.

O Ubuntu por padrão cria duas partições: Uma "/" chamada raiz e outra de "swap".

O Ubuntu recomenda 2 a 10 Mb de seu HD para a pasta Raiz, e recomenda a sua quantidade de Memória mais um terço para swap. ( ex. 512 Mb + 1/3 de 512 = swap ) Lembre que quanto mais memória voce tiver em sua máquina, menos swap voce precisa.

O formato padrão do Ubuntu é pasta Raiz formatada em EXT3 e pasta swap

Voce deve encontrar na Net recomendações para criar uma partição Home separada. É legal, pois se voce tiver uma pane qualquer, seus arquivos pessoais estarão lá preservados, longe do problema. É facil de fazer, mas um pouco além de apenas colocar o cd rom e mandar ver.

Deixe para depois, quando seus conhecimentos em Linux aumentarem. No inicio, faça back ups regulares de sua pasta Home, e guarde em local seguro. Se algo acontecer, voce tem como recuperar.

Abraços

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2007, 14:59 »

O Ubuntu recomenda 2 a 10 Mb de seu HD para a pasta Raiz, e recomenda a sua quantidade de Memória mais um terço para swap. ( ex. 512 Mb + 1/3 de 512 = swap ) Lembre que quanto mais memória voce tiver em sua máquina, menos swap voce precisa.

Corrigindo nosso amigo, acho que ele quis dizer "2 a 10 GB de HD". Na minha opinião, 512 de Swap é mais do que suficiente, para qualquer quantidade de memória que você tiver.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2007, 21:44 »
Opps Samuelbh,

Desculpe minha falha.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Piadas On

Senhoras e Senhores assinantes do Forum Ununto Br,

Vimos por meio desta lamentar o ocorrido em uma falha de nossos digitadores.

Onde se lê Mb leia-se por obséquio Gb como bem corrigido por nosso nobre colega.

As providências para tal lamentável engano já foram tomadas, e o responsável pelo fato ocorrido, punido exemplarmente, sendo colocado frente a um quadro negro e sendo obrigado a transcrever o conteúdo, cluster por cluster de um HD com 1 terabyte de capacidade enquanto engolia mouses em profusão gritando a plenos pulmões:

_ Este espaguete esta uma delícia.

Piadas Off
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Obrigado samuelbh, sempre atento. Valeu.

Mas meu problema agora não é de como os mouses entraram, mas como eles vão sair...rsrsrsrsrsrs...... ;D ;D ;D

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2007, 13:55 »
Opps Samuelbh,

Desculpe minha falha.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Piadas On

Senhoras e Senhores assinantes do Forum Ununto Br,

Vimos por meio desta lamentar o ocorrido em uma falha de nossos digitadores.

Onde se lê Mb leia-se por obséquio Gb como bem corrigido por nosso nobre colega.

As providências para tal lamentável engano já foram tomadas, e o responsável pelo fato ocorrido, punido exemplarmente, sendo colocado frente a um quadro negro e sendo obrigado a transcrever o conteúdo, cluster por cluster de um HD com 1 terabyte de capacidade enquanto engolia mouses em profusão gritando a plenos pulmões:

_ Este espaguete esta uma delícia.

Piadas Off
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Obrigado samuelbh, sempre atento. Valeu.

Mas meu problema agora não é de como os mouses entraram, mas como eles vão sair...rsrsrsrsrsrs...... ;D ;D ;D

Ops Tota, só te corrigi pois o amigo, se for iniciante, pode acabar se confundindo. Não queria parecer orgulhoso ou algo parecido.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2007, 18:51 »
De jeito nenhum samuelbh,

O problema de somente se escrever sem ter expressões faciais é assim mesmo.

Na melhor das intenções eu quis fazer uma piada que não funcionou como tal.

Obrigado novamente.

[],s ao amigo