Autor Tópico: Driver placa vídeo RadeonTM HD 6470M (ubuntu-12.04.1 64 bits)  (Lida 3988 vezes)

robinsonbsilva1

  • Visitante
Driver placa vídeo RadeonTM HD 6470M (ubuntu-12.04.1 64 bits)
« Online: 02 de Outubro de 2012, 08:38 »
Bom dia a todos,

Possuo um notebook HP Pavilion DM4-2065BR, recentemente instalei o ubuntu-12.04.1 64 bits.

Bom, todo hardware está ok exceto a placa de vídeo(RadeonTM HD 6470M).
Para mim apareceu duas opçãoes de drivers proprietários para essa placa de vídeo, a instalação de um deles deu erro, a segunda concluiu com êxito, mas quando vou em detalhes do sistema, onde deveria constar as informações do adaptador, está como "desconhecido".

Não sei afirmar se é um comportamento normal, mas toda vez que ligo o notebook, após carregar o SO, a tela fica escura, daí é necessário que eu "coloque brilho", isso ocorre toda a vez que ligo, ou seja, toda vez que ligo "aparentemente está sem brilho a tela.

Desde já agradeço pela atenção.

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Driver placa vídeo RadeonTM HD 6470M (ubuntu-12.04.1 64 bits)
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2012, 09:09 »
Qual foi o drive que você instalo ?

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Driver placa vídeo RadeonTM HD 6470M (ubuntu-12.04.1 64 bits)
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2012, 15:13 »
Olha se não me engano (Já li aqui no fórum) parece ser normal. Eu instalei aqui o driver da Nvidia Gt 430 e também aparecem duas opções em drivers restritos:

- Recomendado (que é a que eu instalo);
- Atualização pós-instalação (Que não sei bem).

Após instalar quando vou em informações do sistema > Detalhes, também consta como:

- Gráficos: Desconhecido
- Experiência: Padrão

Abraços.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2012, 15:17 por molivas83 »

robinsonbsilva1

  • Visitante
Re: Driver placa vídeo RadeonTM HD 6470M (ubuntu-12.04.1 64 bits)
« Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2012, 13:30 »
Então o drive instalado foi a versão não mantida pela canonical.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Driver placa vídeo RadeonTM HD 6470M (ubuntu-12.04.1 64 bits)
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2012, 13:44 »
Então o drive instalado foi a versão não mantida pela canonical.

Acontece o seguinte, com exceção da Intel que abriu o código do seus drivers e por isso já vem integrados ao kernel, ATI/AMD e Nvidia possuem  duas "versões" de drivers, um feito pela própria empresa (o chamado driver proprietário) e outro desenvolvido pela comunidade (chamado driver open), esse driver open é o que vem integrado ao kernel, mas comumente apresentam um desempenho inferior ao driver proprietário (Há casos de placas que o inverso ocorre), esse que é instalado em drivers restritos são os driver proprietários, os quais não podem ser integrados ao kernel e nem melhorados pela comunidade, justamente por essas empresas não abrirem o código para tal.

E mais ou menos isso, se eu estiver equivocado corrijam-me por favor.

Abraços.


Offline Kayharo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Driver placa vídeo RadeonTM HD 6470M (ubuntu-12.04.1 64 bits)
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2012, 02:13 »
Opa, blz?

Tive esse problema. Em vez de usar aqueles drivers proprietários, tenta fazer o seguinte: Vai no terminal (ctrl+alt+t) e dá um sudo apt-get install mesa-utils
Reinicia, e verifica se resolveu ;)