Grub do Ubuntu

Iniciado por Nico Mendes, 19 de Setembro de 2012, 23:01

tópico anterior - próximo tópico

Nico Mendes

Pessoal td bem?

Só para entenderem meu perfil, sou um desses tradicionais goiabas (lammer) que se aventura em alguma distribuição linux mas não sabe NADA.

No meu PC, tive por um bom tempo, um dual-boot (Ubuntu 12 e Windows 7), gerenciado pelo GRUB.

PROBLEMA:

Bom, de um tempo pra cá percebi que a linha que eu selecionava o SO Ubuntu no menu do grub, simplesmente SUMIU (!!!), e não faço a menor ideia de quando ou como isso ocorreu exatamente.

Vou escrever aqui abaixo o que "sobrou" do menu do grub, e contar com a ajuda de quem já passou por isso, ou sabe o que eu to falando:

GNU GRUB versão 1.99-12 ubuntu5

Ubuntu, com Linux 3.0.0-17-generic-pae
Ubuntu, com Linux 3.0.0-17-generic-pae (modo de recuperação)
Previus Linux versions
Memory Test (memtest 86+)
Memory Test (memtest 86+, serial, console 115200)
Windows 7 (loader) (on/dev/sad1)

Como recupero o acesso ao Ubuntu?

Agradeço o a ajuda

vlw

Tota

Citação de: Nico Mendes online 19 de Setembro de 2012, 23:01
Ubuntu, com Linux 3.0.0-17-generic-pae
Ubuntu, com Linux 3.0.0-17-generic-pae (modo de recuperação)
Previus Linux versions
Memory Test (memtest 86+)
Memory Test (memtest 86+, serial, console 115200)
Windows 7 (loader) (on/dev/sad1)

Ola,

Não entendi seu problema...

Ubuntu, com Linux 3.0.0-17-generic-pae é o seu Ubuntu.

Se atualizou o sistema e entrou este kernel e não inicia mais, tente a opção Previous Linux Versions e escolha um kernel anterior para iniciar o sistema.

Depois disto corrija o problema do kernel que não inicializa.

Tem como explicar seu problema com mais detalhes? Assim o forum pode ajudar com mais precisão.

[]'s

Nico Mendes

Então TOTA, primeiramente quero agradecer pela prontidão da resposta...

bom vamos lá...

Pra ser sincero, nunca reparei que a primeira opção do menu do Grub (Ubuntu, com Linux 3.0.0-17-generic-pae) era a opção que escolhia pra entrar no Ubuntu...rs

Enfim, mesmo escolhendo ela agora.... o SO não sobe.... e antes...., subia normalmente, tanto é que, por vezes, só ligava o PC e aguardava iniciar o Ubuntu (por ser a 1a opção do Grub).

Falando um pouco do que tá acontencendo. Quando escolho esta 1a opção do Grub, vejo algumas tarefas entrarem como [OK], na sequencia aparece a logo do Ubuntu, e então a tela 'escurece' e nada responde mais (nesse ponto tenho que resetar o PC).

Tentei a segunda opção do Grub tbm (Ubuntu, com Linux 3.0.0-17-generic-pae (modo de recuperação)), e escolhi a opção "fsck".  Ele traz um resultado dizendo que corrigiu alguma coisa (devo postar aqui o que ele retornou?), e informa que o sistema deve ser reinicializado.
Nesse ponto ele volta ara o menu de recuperação com as opções:
Clean
dpkg
grub
netroot
root.
Se eu simplesmente reniciar após rodar o "fsck", o pc para na mesma tela preta e inoperante da inicialização normal.

Alguma dica após estas informações?

Creto

Citação de: Nico Mendes online 21 de Setembro de 2012, 01:13
Tentei a segunda opção do Grub tbm (Ubuntu, com Linux 3.0.0-17-generic-pae (modo de recuperação)), e escolhi a opção "fsck".  Ele traz um resultado dizendo que corrigiu alguma coisa (devo postar aqui o que ele retornou?), e informa que o sistema deve ser reinicializado.
Nesse ponto ele volta ara o menu de recuperação com as opções:
Clean
dpkg
grub
netroot
root.
Se eu simplesmente reniciar após rodar o "fsck", o pc para na mesma tela preta e inoperante da inicialização normal.

Alguma dica após estas informações?

Olá Nico Mendes,

Posso estar errado e por isso peço perdão pela intromissão, mas acho que alguma coisa corrompeu o Grub na MBR e se houver uma outra solução ou preferir esperar o Tota que com certeza lhe dará uma direção podendo ser melhor que a que lhe darei, sem problema mas, tente recuperar o Grub do ubuntu é fácil basta seguir essa dica:

Mil e uma maneiras de recuperar o Grub 2 e Grub

Na explicação em que se aplica com um Livecd pode ser o do ubuntu ou qualquer outro é o modo mais fácil para o procedimento.

T+

Tota

Citação de: Nico Mendes online 21 de Setembro de 2012, 01:13
Falando um pouco do que tá acontencendo. Quando escolho esta 1a opção do Grub, vejo algumas tarefas entrarem como [OK], na sequencia aparece a logo do Ubuntu, e então a tela 'escurece' e nada responde mais (nesse ponto tenho que resetar o PC).

Ola

É bem provável que voce perdeu o driver de vídeo...

Opção 1 => Entrar pela segunda alternativa do grub ( modo seguro ) e usar o mdo vga.

Opção 2 => Entrar na opção "previous kernel version" e tentar uma versão anterior de seu kernel.

Reporte.

[]'s

Nico Mendes

Então TOTA, cheguei a desconfiar do Video tbm.

Pra efeito de conhecimento, tenho no meu PC a placa de Video GeForce 8600 GTS (off. Se tivesse video on board, testaria sem a placa off).

Sobre a dica que você me passou, como entro no "Modo VGA"? Não encontrei essa opção.

Tentei também versões anteriores de Kernel (No meu caso tinha disponível as versões: 3.0.0-16 e 2.6.38-13), porém, o problema foi o mesmo (Tela escura, sem informação e aparentemente sem nada respondendo).

Mais alguma dica?rs

Vlw

Creto

Continuo nessa insistência, pois acho que não tenha nada a ver com vídeo mas sim com o próprio grub

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,99650.msg547983.html#msg547983

T+

clodoaldops

-eu usaria o live-cd p/ recuperar o grub
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/

-depois de recuparar o grub, eu entraria no Terminal e rodaria o comando: sudo update-grub
-e depois reiniciaria o pc