Autor Tópico: Como instalar as fontes do Word no LibreOffice Writer?  (Lida 21724 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Como instalar as fontes do Word no LibreOffice Writer?
« Online: 16 de Setembro de 2012, 22:05 »
É possível instalar as fontes do Microsoft Office (Word) no LibreOffice Writer? Algumas fontes do Word são interessantes para os arquivos que possuo, daí meu interesse em ter essas fontes no Written.

Valeu.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2012, 08:21 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como instalar as fontes do Word no LibreOffice Written?
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2012, 22:16 »
É possível sim, procure por "microsoft fontes" na central de programas, vai ser a primeira opção q aparecer (pelo menos aqui no lucid).

Te recomendo ver este tópico: Fontes livres equivalentes às fontes proprietárias

Dependendo da sua aplicação, essas fontes da M$ são totalmente desnecessárias. Há boas opções para substituir elas, a Times New Roman, dá para ser substituída pela Liberation Serif, tranquilamente.

Obs: é Writer, não Written.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2012, 22:18 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como instalar as fontes do Word no LibreOffice Written?
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2012, 22:37 »
Sérgio você tem razão, nem sei onde vi esse "Written" pois é Writer!
Bem, olha só, escrevendo microsoft fontes aparece a sugestão Cave surveying and mapping software e só. Aliás, como faço pra obter essas fontes equivalentes?

Obs. Verificarei aqui sua dica no tópico citado.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como instalar as fontes do Word no LibreOffice Written?
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2012, 02:35 »
Sérgio você tem razão, nem sei onde vi esse "Written" pois é Writer!
Bem, olha só, escrevendo microsoft fontes aparece a sugestão Cave surveying and mapping software e só. Aliás, como faço pra obter essas fontes equivalentes?

Obs. Verificarei aqui sua dica no tópico citado.

Edita o título do tópico, tá feio de + esse written rsrs  ;D

Procura por "ttf-mscorefonts" na central de programas então. Se não achar ainda (acho difícil acontecer), digite num terminal: sudo apt-get install ttf-mscorefonts
Após isso, instale esse pacote. Depois de instalado, as fontes da M$ vão aparecer naturalmente no sistema (veja lá no Writer).

Vc não precisa obter as fontes "equivalentes", elas já fazem parte do seu sistema. Abra o Writer, e vá na opção de fontes, como se vc fosse trocar a fonte do seu texto. O padrão é o Liberation Serif, toda vez q vcs abrem os programas do Libre eles já estão nessa fonte.

Siga o q tem no link q te postei, não tem erro. Leia com atenção, lá eu não substitui de verdade as fontes, eu mexi numa opção do Libre q faz com q a fonte apresentada na tela seja as que eu indiquei na tabela de substituição. Acho q vc vai entender melhor lá.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como instalar as fontes do Word no LibreOffice Writer?
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2012, 09:53 »
Estranho... aparentemente tenho todos os pacotes responsáveis pelas fontes que desejo porém, uma em especial não aparece que é a "calibri".

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Como instalar as fontes do Word no LibreOffice Writer?
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2012, 11:20 »
Estranho... aparentemente tenho todos os pacotes responsáveis pelas fontes que desejo porém, uma em especial não aparece que é a "calibri".

A fonte calibri não faz parte das Core Fonts,se você tem uma cópia original do Win, basta montar a partição do win  (ir até o diretório ¹*:\Windows\Fonts  clicar sobre a fonte, e em seguida instalar) pois  é uma fonte Opentype e pode ser utilizada em qualquer sistema, desde que você tenha a licença.

¹*= letra da partição raiz do Win.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, 11:26 por Xterminator »

Offline Altair Julião

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 286
    • Ver perfil
Re: Como instalar as fontes do Word no LibreOffice Writer?
« Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2012, 13:52 »
Olá João, você pode baixar fontes em alguns sites e instalá-las manualmente, é só dar um duplo clique e clicar em instalar. Só tenha o cuidado de baixar os arquivos de páginas confiáveis.
Não importa a distro desde que seja GNU/Linux. Viva o Linux e o open source!
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL