Autor Tópico: Como Instalar o Ubuntu 6.06-1 Alternate via ISO?  (Lida 2863 vezes)

Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
Como Instalar o Ubuntu 6.06-1 Alternate via ISO?
« Online: 31 de Agosto de 2006, 10:16 »
Pessoal é o seguinte:

Baixei a ISO "ubuntu-6.06.1-alternate-i386.iso"

Eu quero preparar um HD que eu tenho instalado na minha maquina que está vazio sem nada somente com 3 partições, hda1 com reiserfs, hda2 linux swap e hda3 como reiserfs /home todos formatados já!.

Agora eu queria fazer com que eu possa dar boot e iniciar a instalação do ubuntu sem ter que gravar no CD a ISO baixada... Pois meu drive de Cd la em casa está com problema e minha gravadora queimou, e eu nao quero nem ver a cor do Windows no meu PC.

Meu Drive de Cd não consegue funcionar mais do 10 minutos, pois ele abre o bico....

No site do debian eu pude encontrar uma documentação para isso mais não sei como iniciar essa atividade...

A.2.5. Iniciar de disco rígido

http://www.debian.org/releases/stable/i386/apas02.html.pt

É possível iniciar o instalador sem utilizar dispositivos amovíveis, mas apenas com o disco rígido existente, que poderá ter um sistema operativo diferente. Faça o download de hd-media/initrd.gz, hd-media/vmlinuz, e uma imagem de CD Debian para a directoria de raiz do seu disco rígido. Certifique-se que a imagem de CD tem um ficheiro cujo o nome termine em .iso. Agora é só uma questão de iniciar o linux com o initrd. A Secção 5.1.2, “Iniciar a partir de Linux utilizando o lilo ou o GRUB” explica uma maneira de o fazer.



5.1.2. Iniciar a partir de Linux utilizando o lilo ou o GRUB

http://www.debian.org/releases/stable/i386/ch05s01.html.pt#boot-initrd

Para arrancar o instalador a partir do disco rígido, terá primeiro de fazer o download e colocar os ficheiros necessários, como descrito na Secção 4.5, “Preparar Ficheiros para Arrancar a Partir de Disco Rígido.”.

Se tenciona usar o disco rígido para arrancar e depois fazer o download de tudo através da rede, deverá fazer o download do ficheiro netboot/debian-installer/i386/initrd.gz e do kernel correspondente. Isto permitir-lhe-á reparticionar o disco rígido do qual o instalador inicia, deverá fazer isto com bastante cuidado.

Em alternativa, se pretende manter uma partição, existente no disco rígido, inalterada durante a instalação, poderá fazer o download do ficheiro hd-media/initrd.gz e do seu kernel, assim como uma copia do iso de CD para a drive (garanta que o ficheiro tem o nome que termine em .iso). O instalador poderá então arrancar a partir da drive e instalar a partir da imagem do CD, sem necessitar da rede.

Para o LILO, necessitará de configurar 2 coisas essenciais em /etc/lilo.conf:

    *

      para carregar o instalador do initrd.gz em tempo de arranque;
    *

      ter o kernel vmlinuz a usar uma RAM disk como partição de root.

Aqui está um exemplo do /etc/lilo.conf:

image=/boot/newinstall/vmlinuz
       label=newinstall
       initrd=/boot/newinstall/initrd.gz
       root=/dev/ram0
       append="devfs=mount,dall ramdisk_size=12000"

Para mais detalhes, veja as páginas do man initrd(4) e lilo.conf(5). Agora execute lilo e reinicie.

O procedimento para o GRUB é bastante semelhante. Localize o seu menu.lst na directoria /boot/grub/ (por vezes em /boot/boot/grub/), e adicione as seguintes linhas:

title  New Install
kernel (hd0,0)/boot/newinstall/vmlinuz root=/dev/ram0 ramdisk_size=12000
initrd (hd0,0)/boot/newinstall/initrd.gz

e reinicie. Se o arranque falhar, pode tentar adicionar devfs=mount,dall à linha “kernel” .

Note que para o valor de ramdisk_size poderá necessitar de ser ajustado para o tamanho da imagem do initrd. A partir daqui, não deverá haver diferenças entre o GRUB ou o LILO.



« Última modificação: 31 de Agosto de 2006, 10:29 por leandro.miranda »
Obrigado,

Ass. Leandro Miranda