Melhor maneira de lidar com travamento no 12.04

Iniciado por andpensador, 04 de Setembro de 2012, 21:10

tópico anterior - próximo tópico

andpensador

Pessoal, gostaria da ajuda dos senhores para descobrir como tratar travamentos intermitentes que estão ocorrendo na minha máquina.
Seguem informações do meu sistema:
Kernel Linux 3.2.0-29-generic
GNOME 3.4.2

Memória: 2 GB
Processador: Intel® Core™2 Duo CPU E4600 @ 2.40GHz × 2

Antes de atualizar, eu utilizava o 10.04 e não tinha problemas com travamentos desde que desabilitei o cubo da área de trabalho.
Nesta nova versão, deixei tudo como estava e sequer mexi no Compizconfig. No entanto, o computador tem travado com tarefas simples, como alternar entre áreas de trabalho.
Alguma sugestão?

(ps.: além da configuração acima, meu computador possui uma placa de vídeo Nvidia GeForce GT 240; 512 MB DDR5)

Willder

Olá andpensador,

Você verificou se os drivers proprietários da placa de vídeo estão instalados e atualizados?

andpensador

Citação de: Willder online 05 de Setembro de 2012, 01:32
Olá andpensador,

Você verificou se os drivers proprietários da placa de vídeo estão instalados e atualizados?

Willder, vi isso, sim.
Atualizei direto pelas Configurações do Sistema > Drivers Adicionais.
NVIDIA Driver Version: 295.40
[]

Willder

Bem, como sou iniciante e não tenho muita experiencia vou falar algo que pode soar um pouco 'bobo': a versão 12.04 é pesada.

Se você já encontrava problemas com o Cubo da Área de Trabalho não admira que a versão nova fique lenta.

Existem algumas dicas de otimização, mas não posso passar agora pois estou no celular. Você pode também tentar outra interface, eu recentemente testei o Cairo-dock e gostei muito, além de rápido, é bonito e minimalista.

Desculpa não poder te ajudar melhor, mas não arrisco dar dicas com a pouca experiencia que tenho, a dica dos drivers foi apenas um chute pois muitos deixam 'passar'...

jkmsjq

Já experimentou fazer um teste das memórias RAM com um LiveCD ou Live Pendrive?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

andpensador

Citação de: jkmsjq online 07 de Setembro de 2012, 14:27
Já experimentou fazer um teste das memórias RAM com um LiveCD ou Live Pendrive?

Precisa ser com o LIve CD ou Pendrive?
Realizei o teste do sistema direto na minha máquina e parece que houve algo errado no teste da memória mesmo:

"memory/info >    FAILED > Runtime error (func=(main), adr=17): Divide by zero /usr/share/checkbox/scripts/memory_compare: linha 23: -3: expressão de substring < 0"

No teste da CPU e dos gráficos tudo ok. Inclusive, no teste "compiz_check", apesar de eu ter achado anteriormente que os travamentos tinham algo a ver com a execução de algum efeito do compiz.
Quanto a essa mensagem no teste de memória, o que poderia ser?

jkmsjq

Parece que o Ubuntu tem um bug com essa placa de vídeo.

Pesquisando na internet, encontrei esse post no Bug Launchpad do Ubuntu: [nvidia GT 240] no desktop after X started .

Para maiores detalhes, recomendo orientações de usuários com maiores conhecimentos que o meu e com melhor entendimento em inglês também.

Sugetão:

Tenta desabilitar a placa de vídeo GT 240 e iniciar apenas com o chip gráfico da placa mãe para ver ser roda tranquilo.

Se sim, é altamente aconselhável não usar essa placa gráfica até esse bug ser corrigido.

andpensador

Citação de: jkmsjq online 09 de Setembro de 2012, 14:23
Parece que o Ubuntu tem um bug com essa placa de vídeo.

Pesquisando na internet, encontrei esse post no Bug Launchpad do Ubuntu: [nvidia GT 240] no desktop after X started .

Para maiores detalhes, recomendo orientações de usuários com maiores conhecimentos que o meu e com melhor entendimento em inglês também.

Sugetão:

Tenta desabilitar a placa de vídeo GT 240 e iniciar apenas com o chip gráfico da placa mãe para ver ser roda tranquilo.

Se sim, é altamente aconselhável não usar essa placa gráfica até esse bug ser corrigido.

Valeu, jkmsjq! Vou tentar aqui.
Mas, e essa mensagem do teste de memória?

"memory/info >    FAILED > Runtime error (func=(main), adr=17): Divide by zero /usr/share/checkbox/scripts/memory_compare: linha 23: -3: expressão de substring < 0"

Será que tem algo errado com a memória RAM?

jkmsjq

Citação de: andpensador online 10 de Setembro de 2012, 10:26
[...] Mas, e essa mensagem do teste de memória? [...]

Nesse link do Ask Ubuntu tem outro usuário com uma situação semelhante a sua e até agora não teve nenhuma resposta.

Se quiser tentar acompanhar a postagem inserindo novas informações quem sabe não tenha alguma resposta...!!!

andpensador

Citação de: jkmsjq online 09 de Setembro de 2012, 14:23

Sugetão:

Tem como desabilitar a placa de vídeo pelo SO mesmo, sem ter que mexer fisicamente no hardware?

jkmsjq

Citação de: andpensador online 11 de Setembro de 2012, 22:13
Tem como desabilitar a placa de vídeo pelo SO mesmo, sem ter que mexer fisicamente no hardware?

Acesse a BIOS da placa mãe do seu computador antes de iniciar o sistema operacional. Selecione VGA On Board (ou algo parecido, consulte o manual online da placa mãe do seu computador) e troque a posição do cabo de vídeo da saída da placa de vídeo off board para a saída de vídeo da placa on board da placa mãe. Inicie o computador.

andpensador

Citação de: jkmsjq online 12 de Setembro de 2012, 09:58
Com o computador desligado acesse a BIOS da placa mãe do seu computador. Selecione VGA On Board (ou algo parecido, consulte o manual online da placa mãe do seu computador) e troque a posição do cabo de vídeo da saída da placa de vídeo off board para a saída de vídeo da placa on board da placa mãe. Inicie o computador.

Com o computador desligado?! Como assim? Como posso acessar a BIOS com o computador desligado?
Você quer dizer ligado, mas antes da inicialização do SO?
[]

jkmsjq

Citação de: andpensador online 12 de Setembro de 2012, 14:08
Com o computador desligado?! Como assim? Como posso acessar a BIOS com o computador desligado?
Você quer dizer ligado, mas antes da inicialização do SO?
[]

:D

Verdade...

Você está certo... foi um lapso meu...!!!

P.S.: Corrigi o erro no outro post...