Autor Tópico: Partição no ubuntu  (Lida 2134 vezes)

Offline brinckandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Partição no ubuntu
« Online: 01 de Setembro de 2012, 11:20 »
Bom dia a todos  !!!

Seguinte , no começo da semana eu estava mexendo em algumas configurações do Emerald Compiz e etc. , e então deu aquela escurecida na tela e tchau...
Precisei reiniciar o computador e quando voltou entrou normalmente da tela de login , digitei a senha mais só ficava naquilo sem entrar a área de trabalho , apenas o rato funcionava.
Então tive a ideia de entrar no Xterm. Como imaginei que pudesse ser algo com o que eu estava fuçando , então eu removi pelo xterm compiz , emerald , gnomenu e talveis mais alguma coisa. Então reiniciei o computador mais uma vez e após digitar a senha , apareceu apenas o dock.
Mesmo com o dock no lugar dele , quando clicava no ícones a maioria não acontecia nada , então resolvi desativar o driver da nvidia.
Mais uma vez reiniciando e agora o que acontece é que entra apenas em modo de texto.
Digito meu nome e senha e então tenho apenas o terminal numa tela preta tipo DOS.
Cada aplicativo que eu chamo pelo terminal sempre da uma mensagem relativo a erro de gdk ou 'cannot open windows' mais ou menos isso , mas quando digito ls -l aparece lá minhas pastas.
Eu acredito que instalando o ubuntu novamente , eu posso criar uma partição cauculando o espaço livre e descontando o usado e então depois de concluir a instalação eu recupero minha pasta HOME com meus arquivos.


A minha dúvida é o sguinte .. Depois de isso feito como posso recuperar todo o meu hd ou seja excluír aquela partição perdida e deixando o hd integro ??

Uso ubuntu 10.04.4 e prefiro continuar nesse sistema

Estou no cd live aguardando conselhos !!

Muito obrigado !!!

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Partição no ubuntu
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2012, 14:14 »
Você não informa a versão do Ubuntu que está usando, mas se for a 12.04, abra o terminal e digite o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
unity --reset
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Partição no ubuntu
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2012, 13:11 »
Amigão, seja um pouco mais específico. Em quantas partições o seu HD está?

Já tem um monte de tópicos neste fórum tratando algo parecido com o q vc está querendo fazer, veja aqui neste link
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Partição no ubuntu
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2012, 13:15 »
Seguinte , no começo da semana eu estava mexendo em algumas configurações do Emerald Compiz e etc. , e então deu aquela escurecida na tela e tchau...
Precisei reiniciar o computador e quando voltou entrou normalmente da tela de login , digitei a senha mais só ficava naquilo sem entrar a área de trabalho , apenas o rato funcionava.
Então tive a ideia de entrar no Xterm. Como imaginei que pudesse ser algo com o que eu estava fuçando , então eu removi pelo xterm compiz , emerald , gnomenu e talveis mais alguma coisa.
Que tipo de remoção vc fez?
Usou o comando rm pra apagar estas pastas no ambiente do usuário?
Ou usou o comando apt-get remove?

Então reiniciei o computador mais uma vez e após digitar a senha , apareceu apenas o dock.
Mesmo com o dock no lugar dele , quando clicava no ícones a maioria não acontecia nada , então resolvi desativar o driver da nvidia.

Complicou ainda mais sua situação, já que pelo visto vc tem aversão ao prompt. HEheheheh!!!
Como vc desativou o driver da nvidia?

Mais uma vez reiniciando e agora o que acontece é que entra apenas em modo de texto.
Digito meu nome e senha e então tenho apenas o terminal numa tela preta tipo DOS.
Cada aplicativo que eu chamo pelo terminal sempre da uma mensagem relativo a erro de gdk ou 'cannot open windows' mais ou menos isso ,
Erro normal se vc quer carregar algum aplicativo que necessita da parte gráfica carregada e ela não carregou.

mas quando digito ls -l aparece lá minhas pastas.
Eu acredito que instalando o ubuntu novamente , eu posso criar uma partição cauculando o espaço livre e descontando o usado e então depois de concluir a instalação eu recupero minha pasta HOME com meus arquivos.
Hehehehe!!!!

Vc não precisa ficar reinstalando o ubuntu. Este SO não é o Windows.
Pra vc só bastava uma nova "Área de trabalho" do usuário.
1. vc logava no sistema como usuário root.
     Se nunca se logou como root, provavelmente não existe uma senha pra ele, então vc deve se logar com o seu usuário e usar o comando
Código: [Selecionar]
sudo su e depois que se tornar root, criar uma senha pra root com o comando
Código: [Selecionar]
passwd Sair do sistema e se logar como root.

2. movia sua pasta de usuário fazendo um backup.
     
Código: [Selecionar]
mv /home/usuario /home/usuario.bkp
3. criava uma nova pasta do usuário.
     
Código: [Selecionar]
cp -Rap /etc/skel /home/usuario     
Código: [Selecionar]
chown usuario: /home/usuario


A minha dúvida é o sguinte .. Depois de isso feito como posso recuperar todo o meu hd ou seja excluír aquela partição perdida e deixando o hd integro ??

Uso ubuntu 10.04.4 e prefiro continuar nesse sistema

Estou no cd live aguardando conselhos !!


Não é necessário apagar nada. É possível voltar ao estado original e com poucos comandos. Criando uma nova pasta do usuário, basta reinstalar o driver da nvidia ou tentar carregar o driver padrão que o sistema volta a funcionar.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049