Nunca quis usar antivírus no linux, só instalei uma vez o Avira em versões bem antigas do Ubuntu por pura curiosidade e para fazer funcionar sua proteção em real-time.
Também já instalei o clamav para ver como é seu estilo e o ESET para observar o seu comportamento. Depois de matada a curiosidade eu removia.
Para mim um dos maiores motivos de ter passado a usar linux, além da minha curiosidade por informática, foi sim a vantagem de me livrar dessas tranqueiras. Uso dual-boot e lá no windows uso o kasperky internet Security 2012, mas aqui no Ubuntu não uso nada e dou graças a Deus por isso, assim o sistema fica uma leveza.
Também acho que são os usuários windows que têm de se responsabilizar por aquilo que recebem e não eu de enviar como o usuário rjbgbo já comentou pelo fórum.
Agora eu não fico impondo nada, se o cara veio do windows e ainda não "desapegou" das paranoias de lá, não sou eu que vou curá-lo. Se quer usar e o tema cabe aqui, eu falo.
Se bem que as coisas andam tão assim aqui pelo fórum que tenho até dúvida de falar sobre antivírus, para não ir parar na quarentena por afirmarem que é assunto de windows, kkkkkkkkkkk.