Scilab não plota msg de erro

Iniciado por tahinf, 25 de Agosto de 2012, 00:34

tópico anterior - próximo tópico

tahinf

oLÁ!

Instalei o scilab pelo pelo synatic, qnd dou o comando de plotar dá msg de erro.Exemplo:
>x= [0: (%pi/20): 2*%pi];

-->y=sin(x);

-->plot(x,y);
          !--error 4
Variável indefinida: plot

Já pesquisei e não achei nada, me ajudem por favor
estou usando o ubuntu 12.04 gnome 3 e   scilab-5.3.3

Sergio Benjamim

Cara, vc tentou fazer de novo? Não tem como dar esse erro...

Lá no terminal que é embutido no Scilab, vá escrevendo uma coisa de cada vez e vá dando Enter:

clear;
x=[0:(%pi/20):2*%pi];
y=sin (x);
plot(x,y)

Tentei reproduzir o q vc fez e não deu certo. Talvez vc tenha usado o plot de maneira errada, e ele acabou virando uma variável ao invés de ser função, por isso coloquei um clear antes de tudo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

tahinf

desculpa a demora pra responder..

então qual é a maneira certa? pois tentei várias exemplos e nenhum funcionou

e o q achei "engraçado" no 12.04 dá a msg de erro:

http://imageshack.us/photo/my-images/96/scilab2.png/

mas no 10.04, o msm comando funciona:

vm: http://imageshack.us/photo/my-images/707/scilab.png/

Sergio Benjamim

Citação de: tahinf online 20 de Setembro de 2012, 14:04
desculpa a demora pra responder..

então qual é a maneira certa? pois tentei várias exemplos e nenhum funcionou

e o q achei "engraçado" no 12.04 dá a msg de erro:

http://imageshack.us/photo/my-images/96/scilab2.png/

mas no 10.04, o msm comando funciona:

vm: http://imageshack.us/photo/my-images/707/scilab.png/

Cara, que estranho, eu também tentei, e realmente está dando este problema, mas só no Scilab CLI, que roda no terminal. Vc tentou rodar o Scilab, com interface gráfica e tudo? Lá não dá esse problema, acabei de testar.

tahinf

o comando pra rodar com interface gráfica seria só scilab? pq tentei e deu isso:

"Não foi possível carregar a biblioteca dinâmica JVM (libjava).
Erro: libjvm.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado
Se você está usando uma versão binária de Scilab, por favor, reporte um bug para http://bugzilla.scilab.org/.
Se você está usando uma versão do Scilab compilada por você então atualize o script bin/scilab para fornecer o caminho da JVM.
O problema pode estar relacionado ao SELinux. Tente desativá-lo.
Please also check that you are not trying to run Scilab 64 bits on a 32 bits system (or vice versa).

O Scilab não consegue abrir a biblioteca JVM. "

Sergio Benjamim

Cara, vc tem o Scilab instalado aí como? pela central de programas né?

vc tem instalado o java aí? Instala o openjdk 7

Era para estar funcionando, o Scilab se encontra em um dos menus do Gnome, ou digita scilab mesmo no terminal, como vc fez

tahinf

Acho q sim hein.. sei q desinstalei uma vez e  instalei de novo pelo terminal
mas eu tenho o openjdk 7 instalado e tbm o oracle-jdk o.O"

tahinf

e digitando scilab no terminal dá esse erro q postei aí em cima
qnd digito scilab-cli q abre o scilab no terminal

Sergio Benjamim

Citação de: tahinf online 25 de Setembro de 2012, 21:50
e digitando scilab no terminal dá esse erro q postei aí em cima
qnd digito scilab-cli q abre o scilab no terminal

Cara, estranho esse problema. Eu aqui, na verdade, utilizo o Scilab que baixei lá do site oficial, pois o scilab dos repositórios dá conflito com o GNU Octave 3.6.1 que eu instalei por meio de repositório. A solução foi baixar o Scilab e instalar ele manualmente. Vc vai precisar descompactar o download, pode ser na pasta de Download mesmo, e aí vc copia tudo o que estiver em bin, lá em /usr/local/bin, o que estiver em include, lá em /usr/local/include, e por aí vai. Cuidado para não copiar e colar a pasta, copie e cole somente o que tiver lá dentro. Se pedir para substituir pasta, não faça, vá copiando com cuidado, pois pode ser que vc cole por cima e perca o conteúdo original da pasta lá de /usr/local (não sei se o Nautilus tem a opção de mesclar pastas). Vc vai precisar abrir o Nautilus com sudo, no terminal.

No Ubuntu, é possível instalar muitos programas em /usr/local/, e manter uma certa organização. Mas isso não é muito comum, só faço essas coisas quando dá problema de conflito ou programas que não se encontram na Central de Programas e não há pacotes .deb.

Após isso, vc também pode procurar na net por scilab.png, ache uma figura legalzinha, com uma resolução boa, e cole em /usr/share/pixmaps , ai quando vc digitar scilab no dash, vai aparecer com uma figura legal lá nas opções de aplicativos (pode ser que vc tenha que utilizar o alacarte para mudar as imagens, procure na central de programas).

Ahh, se tudo der certo, o Scilab vai rodar em cima de uma máquina Java um pouco antiga, que vem junto com o Download do Scilab. Se quiser usar o Java 7 com o Scilab, dá um toque, q explico aqui como se faz (é meio chato, vai ter que mexer em alguns arquivos).