Autor Tópico: Faltando cabeçalhos para compilar módulos do VirtualBox 4.1.20 no Kernel 3.4.  (Lida 3939 vezes)

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Boa noite.
   
     Baixei o kernel 3.4 compatível com o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin em: http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.4-precise/linux-image-3.4.0-030400-generic-pae_3.4.0-030400.201205210521_i386.deb . Depois de instalado usei o update-grub para adicioná-lo na lista do grub e grub-install /dev/sda para gravar o código binário do grub com a nova configuração na mbr. Ao tentar usar o VirtualBox 4.1.20 já desconfiado que os módulos não funcionariam pois já tive que recompilar módulos de softmodems há vários anos para novos núcleos e foi o que aconteceu. O problema é que baixo os headers, instalo reconfiguro o dkms e mesmo assim quando executo sudo /etc/init.d/vboxdrv setup começa à procurar pelos headers e aparece a mensagem que devo instalá-los ou configurar o diretório dos headers pelo dkms algo que fiz com a seguinte linha: sudo dkms --kernelsourcedir /usr/src/linux-headers-3.4.0-030400 e sempre volta nessa mensagem que não foi encontrado os cabeçalhos então quando preciso usar o VB volto a carregar o núcleo 3.2.
     Outro detalhe estranho é que o pacote dos headers não instala pela central de programas somente com parâmetros de instalação forçada e mesmo assim aparece erros mesmo eu verificando que os cabeçalhos que devo instalar são os da versão generic 32 bits e P.A.E e mesmo assim aparece na central que tem um erro não contentável. Acredito que seja por causa de registros em arquivos de configurações de pacotes referentes ao núcleo 3.2.
     Como fazer a central de programas e também o script do VirtualBox aceitar e encontrar o diretório dos cabeçalhos?
« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 22:26 por AdvancedS17 »
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Faltando cabeçalhos para compilar módulos do VirtualBox 4.1.20 no Kernel 3.4.
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2012, 23:40 »
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.4-precise/

Não, instale os cabeçalhos.
Mas instalei várias vezes e o /etc/init.d/vboxdrv setup diz que não foi encontrado os cabeçalhos para compilar os módulos para o novo núcleo, mesmo configurando o dkms para configurar o novo caminho dos cabeçalhos. O que falta eu fazer ou o que fiz de errado?
« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 23:44 por AdvancedS17 »
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Faltando cabeçalhos para compilar módulos do VirtualBox 4.1.20 no Kernel 3.4.
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2012, 23:42 »
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.4-precise/

Não, instale os cabeçalhos.
Mas instalei várias vezes e o /etc/init.d/vboxdrv setup diz que não foi encontrado os cabeçalhos para compilar os módulos para o novo núcleo, mesmo configurando o dkms para configurar o novo caminho dos cabeçalhos. O falta eu fazer ou o que fiz de errado?
Ah mais uma coisa. (plec)
Agora até mesmo usando a versão 3.2 depois que tentei compilar os módulos os S.O.s não enxergam mais os discos virtuais e avisam que encontraram um erro e precisam reinicializar.
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Faltando cabeçalhos para compilar módulos do VirtualBox 4.1.20 no Kernel 3.4.
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2012, 11:50 »
Olá AdvancedS17,

Vejo que esse kernel que vc está usando é de um PPA. Você instalou o pacote isolado, ou o PPA? Pq quando usando o kernel padrão, há um meta-pacote "linux-headers-generic" que instala a última versão para os headers do kernel. Provavelmente haverá um pacote equivalente nesse PPA também.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Faltando cabeçalhos para compilar módulos do VirtualBox 4.1.20 no Kernel 3.4.
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2012, 14:22 »
Olá AdvancedS17,

Vejo que esse kernel que vc está usando é de um PPA. Você instalou o pacote isolado, ou o PPA? Pq quando usando o kernel padrão, há um meta-pacote "linux-headers-generic" que instala a última versão para os headers do kernel. Provavelmente haverá um pacote equivalente nesse PPA também.
Instalei apenas o pacote em .deb (e forçado pois apresentava mensagem de erro na instalação normal)e depois quando fui recompilar para o novo quérnal instalei o pacote em .deb para os headers e reconfigurei o diretório de cabeçalhos pelo dkms mas sempre o utilitário de recompilar do VB diz que os cabeçalhos não foram encontrados.
Nessa lista de pacotes do 12.04 não tem novos kernels. Tem alguma forma de eu adicionar endereços de kernels para essa versão (visto que o 3.6 não funcionou com essa versão do Ubuntu serve para o QQ) na lista de pacotes?
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Faltando cabeçalhos para compilar módulos do VirtualBox 4.1.20 no Kernel 3.4.
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2012, 17:56 »
tentou instalar o PPA? Talvez assim toda a árvore de dependência seja satisfeita.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Faltando cabeçalhos para compilar módulos do VirtualBox 4.1.20 no Kernel 3.4.
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2012, 10:32 »
tentou instalar o PPA? Talvez assim toda a árvore de dependência seja satisfeita.
Como instalo o PPA?
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Faltando cabeçalhos para compilar módulos do VirtualBox 4.1.20 no Kernel 3.4.
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2012, 10:47 »
Na própria página do PPA costuma ter informação mais detalhada... mas passa por você usar o comando "add-apt-repository" pra adicionar o endereço do PPA à lista dos seus repositórios.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Faltando cabeçalhos para compilar módulos do VirtualBox 4.1.20 no Kernel 3.4.
« Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2012, 17:10 »
Na própria página do PPA costuma ter informação mais detalhada... mas passa por você usar o comando "add-apt-repository" pra adicionar o endereço do PPA à lista dos seus repositórios.
Eu adicionei com a seguinte linha: sudo add-apt-repository http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.4-precise/ mas ainda não aparece o nome dos pacotes referentes aos núcleos e aos cabeçalhos. Sabe se tem algum outro comando para ele criar uma lista com o conteúdo desse PPA?
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Faltando cabeçalhos para compilar módulos do VirtualBox 4.1.20 no Kernel 3.4.
« Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2012, 10:27 »
Depois de adicionar o repositório, vc vai fazer um "apt-get update" pra pegar as referências. Acredito que vc já o tenha feito.

Depois disso, tente acompanhar junto aos desenvolvedores do PPA, pra ver quais os pacotes a serem usados.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Faltando cabeçalhos para compilar módulos do VirtualBox 4.1.20 no Kernel 3.4.
« Resposta #11 Online: 27 de Agosto de 2012, 16:23 »
Depois de adicionar o repositório, vc vai fazer um "apt-get update" pra pegar as referências. Acredito que vc já o tenha feito.

Depois disso, tente acompanhar junto aos desenvolvedores do PPA, pra ver quais os pacotes a serem usados.
Beleza, utilizei os comandos que me indicou e funcionou para adicionar mas o endereço que citei nas mensagens anteriores não foi aceito. Ele adicionou alguns diretórios há mais no endereço e apareceu Not Found. Vou ter que procurar um endereço que seja compatível com o apt-get, se souber por favor me infoma. Muito obrigado.
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.