Autor Tópico: [Resolvido] Crash ao abrir jogo Regnum no Precise Pangolin  (Lida 3435 vezes)

Offline dan85br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Wanted dead or alive.
    • Ver perfil
[Resolvido] Crash ao abrir jogo Regnum no Precise Pangolin
« Online: 19 de Agosto de 2012, 22:37 »
Olá!

Instalei o jogo Regnum no meu computador com Ubuntu 12.04.
Segundo acompanhei durante a instalação, ela foi realizada sem erros.

O problema é o seguinte:
Quando abro o Regnum, aparece o launcher normalmente. Aceito os termos e condições, efetuo o login da minha conta, seleciono um mundo para jogar (Piranha) e clico em "Entrar no mundo". Então, aparece uma pequena imagem que verifica o firewall, e logo em seguida a aplicação assume a tela inteira do computador - para logo em seguida fechar inesperadamente, antes mesmo de carregar qualquer coisa.

Já tentei editar as opções do jogo para carregar em janela, e não em fullscreen. Também reduzi a resolução para 800x600, mas nada disso adiantou. Tão logo a janela do jogo aparece, ela fecha.

Tentei abrir o jogo pelo terminal, para ter acesso às mensagens de erro que pudessem aparecer. Vou copiá-las abaixo:

Citar
Mesa: User error: GL_INVALID_OPERATION in glGetUniformLocation(program not linked)
ALSA lib pcm.c:2217:(snd_pcm_open_noupdate) Unknown PCM cards.pcm.rear
ALSA lib pcm.c:2217:(snd_pcm_open_noupdate) Unknown PCM cards.pcm.center_lfe
ALSA lib pcm.c:2217:(snd_pcm_open_noupdate) Unknown PCM cards.pcm.side
ALSA lib audio/pcm_bluetooth.c:1614:(audioservice_expect) BT_GET_CAPABILITIES failed : Input/output error(5)
ALSA lib audio/pcm_bluetooth.c:1614:(audioservice_expect) BT_GET_CAPABILITIES failed : Input/output error(5)
ALSA lib audio/pcm_bluetooth.c:1614:(audioservice_expect) BT_GET_CAPABILITIES failed : Input/output error(5)
ALSA lib audio/pcm_bluetooth.c:1614:(audioservice_expect) BT_GET_CAPABILITIES failed : Input/output error(5)
ALSA lib pcm_dmix.c:957:(snd_pcm_dmix_open) The dmix plugin supports only playback stream
Cannot connect to server socket err = No such file or directory
Cannot connect to server socket
jack server is not running or cannot be started
Mesa: User error: GL_INVALID_OPERATION in glGetUniformLocation(program not linked)
game: loop_analysis.h:199: bool loop_variable::is_loop_constant() const: Assertion `!this->var->read_only || (this->var->read_only && is_const)' failed.
Saving backtrace to crash_backtrace_4006.log
Got SIGABRT (aborted)

Informações do computador:
- Microboard Ultimate Black
- Intel Core 2 Duo T6400 2GHz x2
- Gráficos: Mobile Intel GM45 Express Chipset
- SO: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin 64-bit

Agradeço quem puder me ajudar, pois estou particularmente interessado em conhecer esse jogo.
Obrigado pela atenção!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 23:07 por dan85br »
A verdade é uma questão de ponto-de-vista.

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Re: Crash ao abrir jogo Regnum no Precise Pangolin
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2012, 15:50 »
A algum tempo atrás aconteceu uma coisa parecida comigo... Tenho exatamente a mesma placa de vídeo que você.
Veja se resolve:

Baixe o pacote "driconf"

Citar
$ sudo apt-get install driconf

Depois entre no programa

Citar
$ driconf

Na aba "Image Quality" coloque S3TC Texture Compression em SIM.
Feche e reinicie o jogo.

O problema das placas de vídeo Intel é que os drivers para elas no Linux são Open-Source, e a tecnologia de compressão de texturas S3TC é proprietária. Assim os drivers não podem ser distribuídos com essa tecnologia, e temos que habilita-la manualmente, seja pelo driconf ou pela instalação de uma biblioteca "libxt-dxtn0" (não disponível nos repositórios oficiais). Não tenho certeza se a tecnologia é realmente habilitada ou apenas "emulada" pelo que andei lendo, mas de qualquer forma funciona.

Boa sorte (:
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 15:54 por giovanni94 »

Offline dan85br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Wanted dead or alive.
    • Ver perfil
Re: Crash ao abrir jogo Regnum no Precise Pangolin
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2012, 00:23 »
A algum tempo atrás aconteceu uma coisa parecida comigo... Tenho exatamente a mesma placa de vídeo que você.
Veja se resolve:

Baixe o pacote "driconf"

Citar
$ sudo apt-get install driconf

Depois entre no programa

Citar
$ driconf

Na aba "Image Quality" coloque S3TC Texture Compression em SIM.
Feche e reinicie o jogo.

O problema das placas de vídeo Intel é que os drivers para elas no Linux são Open-Source, e a tecnologia de compressão de texturas S3TC é proprietária. Assim os drivers não podem ser distribuídos com essa tecnologia, e temos que habilita-la manualmente, seja pelo driconf ou pela instalação de uma biblioteca "libxt-dxtn0" (não disponível nos repositórios oficiais). Não tenho certeza se a tecnologia é realmente habilitada ou apenas "emulada" pelo que andei lendo, mas de qualquer forma funciona.

Boa sorte (:

Amigo, obrigado pela atenção e pela dica!
Infelizmente, não deu certo comigo. O jogo deu crash exatamente do mesmo jeito.
A verdade é uma questão de ponto-de-vista.

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Re: Crash ao abrir jogo Regnum no Precise Pangolin
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2012, 14:39 »
Ah, lembrei de uma coisa... O launcher do jogo está bugado com a ultima atualização.
Apague tudo e instale o jogo de novo, e não deixe o launcher fazer a primeira atualização.

Após o login, vá nas opções de vídeo e coloque em "Safe Mode".
Repito, não deixe o launcher fazer a atualização antes disso, caso contrário essa opção irá sumir sem motivo aparente.
Aconteceu comigo de as texturas ficarem todas "bugadas"; tenho uma Intel HD 2k neste PC e uma GM45 no outro.

Depois de mudar isso, deixe atualizar e seja feliz. Provavelmente vai abrir uns 2 launchers ao mesmo tempo... O comportamento do jogo tá bem estranho com as últimas atualizações. Espero que arrumem isso logo.

Poste aí se funcionou.

PS: Habilitar a compressão de texturas S3TC foi meio caminho andado. O jogo nem liga nas placas Intel sem a compressão de texturas.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 14:44 por giovanni94 »

Offline dan85br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Wanted dead or alive.
    • Ver perfil
Re: Crash ao abrir jogo Regnum no Precise Pangolin
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2012, 23:06 »
Ah, lembrei de uma coisa... O launcher do jogo está bugado com a ultima atualização.
Apague tudo e instale o jogo de novo, e não deixe o launcher fazer a primeira atualização.

Após o login, vá nas opções de vídeo e coloque em "Safe Mode".
Repito, não deixe o launcher fazer a atualização antes disso, caso contrário essa opção irá sumir sem motivo aparente.
Aconteceu comigo de as texturas ficarem todas "bugadas"; tenho uma Intel HD 2k neste PC e uma GM45 no outro.

Depois de mudar isso, deixe atualizar e seja feliz. Provavelmente vai abrir uns 2 launchers ao mesmo tempo... O comportamento do jogo tá bem estranho com as últimas atualizações. Espero que arrumem isso logo.

Poste aí se funcionou.

PS: Habilitar a compressão de texturas S3TC foi meio caminho andado. O jogo nem liga nas placas Intel sem a compressão de texturas.


Cara, tu é um GÊNIO! hahaha!
Fiz exatamente como tu falou, e o jogo finalmente inicializou normalmente!
Muito obrigado pela tua ajuda! Soluções simples, mas que eu jamais iria descobrir sozinho!
Abraço!
A verdade é uma questão de ponto-de-vista.

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Re: Crash ao abrir jogo Regnum no Precise Pangolin
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2012, 14:08 »
Ah, lembrei de uma coisa... O launcher do jogo está bugado com a ultima atualização.
Apague tudo e instale o jogo de novo, e não deixe o launcher fazer a primeira atualização.

Após o login, vá nas opções de vídeo e coloque em "Safe Mode".
Repito, não deixe o launcher fazer a atualização antes disso, caso contrário essa opção irá sumir sem motivo aparente.
Aconteceu comigo de as texturas ficarem todas "bugadas"; tenho uma Intel HD 2k neste PC e uma GM45 no outro.

Depois de mudar isso, deixe atualizar e seja feliz. Provavelmente vai abrir uns 2 launchers ao mesmo tempo... O comportamento do jogo tá bem estranho com as últimas atualizações. Espero que arrumem isso logo.

Poste aí se funcionou.

PS: Habilitar a compressão de texturas S3TC foi meio caminho andado. O jogo nem liga nas placas Intel sem a compressão de texturas.


Cara, tu é um GÊNIO! hahaha!
Fiz exatamente como tu falou, e o jogo finalmente inicializou normalmente!
Muito obrigado pela tua ajuda! Soluções simples, mas que eu jamais iria descobrir sozinho!
Abraço!

Nem me pergunte como eu descobri isso... Só sei que tive a "ideia" de fazer depois de perceber que o launcher atualizava e zoava com as opções. Como só podia ser problema de vídeo (aqui no meu o jogo ligava mas ficava com as texturas zoadas) então fui correndo e liguei o safe mode antes de atualizar... E voilá! Rsrsrs

Bom jogo!