Autor Tópico: Instalação Ubuntu em ultrabook [Resolvido]  (Lida 8261 vezes)

Offline andiibrunetta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Instalação Ubuntu em ultrabook [Resolvido]
« Online: 15 de Agosto de 2012, 20:47 »
Olá pessoal!
Estou com um problema... comprei um ultrabook dell 14z, e gostaria de instalar o ubuntu 12.04 nele... mas quando dou o boot não aparece hd nenhum para montar as partições para o linux. Alguém sabe se o ubuntu é compatível com ultrabooks? pois vi que a Dell e a Canonical estão desenvolvendo um ubuntu específico para desenvolvedores, o que me leva a pensar que não é possível instalar o ubuntu normal num ultrabook... estou certa?

Ps. ele tem um SSD de 32GB(onde gostaria de instalar o SO) e um HD de 500GB
« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, 19:15 por andiibrunetta »

Offline Alan Wagner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu em ultrabook
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2012, 23:41 »
Pergunta, você conseguiu acessar o menu da bios da placa mãe? Conseguiu entrar no ubuntu em modo live? Ouvi falar que alguns ultrabook por iniciar muito rápido impediria o acesso a tela da bios. Mas depois de iniciar o ubuntu não deve haver nada que impeça de instalar ele. Essa versão que você citou tem como diferença vir com programas específicos de desenvolvimento, diferentemente da versão padrão do ubuntu.

Boa sorte e se conseguir nos avise como é o desempenho do ubuntu no ssd do ultra (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,3014.0.html), estou muito curioso.
Ubuntu 12.04 LTS 64bit - Pentium Dual Core T3400, 4GB.

Offline andiibrunetta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu em ultrabook
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2012, 00:48 »
Olá Alan!
Consegui acessar a bios sim, tanto é que foi por lá que eu vi que realmente existia o SSD (porque pelo windows não dá pra ver ele)
Também consegui fazer o live rodar sem problemas, pelo o que eu percebi meu problema está sendo a ausência de driver do HD/SSD no cd do ubuntu, é como se o HD e o SSD não existisse para o ubuntu... o problema é que isso também tem acontecido com um cd do windows 7 ultimate que eu estou testando, ele diz que falta o driver para o HD, e pra finalizar resolvi ver o que o CD da própria Dell faz... mas ele começa a rodar e entra em linha de comando em F:\ ... conclusão: de nenhuma forma eu consigo formatar ele! Estou baixando esse ubuntu da dell + canonical, vai que dá certo!

Offline andiibrunetta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu em ultrabook
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2012, 19:14 »
Pergunta, você conseguiu acessar o menu da bios da placa mãe? Conseguiu entrar no ubuntu em modo live? Ouvi falar que alguns ultrabook por iniciar muito rápido impediria o acesso a tela da bios. Mas depois de iniciar o ubuntu não deve haver nada que impeça de instalar ele. Essa versão que você citou tem como diferença vir com programas específicos de desenvolvimento, diferentemente da versão padrão do ubuntu.

Boa sorte e se conseguir nos avise como é o desempenho do ubuntu no ssd do ultra (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,3014.0.html), estou muito curioso.

Alan, consegui instalar o ubuntuuu!!  ;D
existe algum comando para pegar todas as informações do notebook pra eu estar postando isso no link acima?

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Instalação Ubuntu em ultrabook
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2012, 07:08 »
Pergunta, você conseguiu acessar o menu da bios da placa mãe? Conseguiu entrar no ubuntu em modo live? Ouvi falar que alguns ultrabook por iniciar muito rápido impediria o acesso a tela da bios. Mas depois de iniciar o ubuntu não deve haver nada que impeça de instalar ele. Essa versão que você citou tem como diferença vir com programas específicos de desenvolvimento, diferentemente da versão padrão do ubuntu.

Boa sorte e se conseguir nos avise como é o desempenho do ubuntu no ssd do ultra (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,3014.0.html), estou muito curioso.

Alan, consegui instalar o ubuntuuu!!  ;D
existe algum comando para pegar todas as informações do notebook pra eu estar postando isso no link acima?

andiibrunetta também estou pensando em comprar um ultrabook mas ainda não o fiz porque achei que não daria para instalar o Ubuntu, passa ai como vc fez e se está tudo certinho, ele continua iniciando rápido? Vc instalou o sistema na memória ssd ou no Hd? Como está a performasse dele?
« Última modificação: 01 de Novembro de 2012, 07:11 por alxsilveira »

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: Instalação Ubuntu em ultrabook [Resolvido]
« Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2013, 00:28 »
Olá andiibrunetta...

seria possível fazer um passo-a-passo de como instalar o Ubuntu neste computador? Dell Inspiron 14z (5423)...

Abraços.

Offline danilofisico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu em ultrabook [Resolvido????]?????
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2013, 07:59 »
Desculpe, mas n ficou muito claro... pois seguir estes passos apresentados e n obtive sucesso...

 Poderiam passar o passo-a-passo?

1 - Alguem tem o link direto para o ubuntu da dell + canonical???? pois o que eu tenho encontrado é o ubuntu 12x, mesmo digitando no google a máscara "ubuntu da dell + canonical", após abrir uma página onde o emblema da dell é mostrado o link de donwload é direcionado para o mesmo ubuntu 12x sem especificaçao dell.

2 - como devo proceder ao adentrar na BIOS? quais os passos?

3- previamente, obrigado!