Autor Tópico: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.  (Lida 13425 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Online: 14 de Agosto de 2012, 17:56 »
Postagem na integra do mantenedor do Big Linux, Bruno:

Foi lançado o último iso da distribuição BigLinux.

Foram feitas poucas mudanças após a versão de testes, pequenas correções e atualizações, tudo que já está disponível no sistema de atualizações.

Os dados para download estão na página: http://www.biglinux.com.br/web/download/

O arquivo contendo o código fonte irá ser enviado ao servidor no período de uma semana, como boa parte sabe a conexão que utilizo não ajuda e para enviar mais de 4 GB é um processo bastante demorado.

Agradecimentos:   

Não irei citar nomes, pois diversas pessoas contribuíram com a distribuição e eu não saberia listar isso corretamente, seja com ajudas para polir o sistema, design, fórum, documentação, divulgação, doação financeira...

De toda forma agradeço a todos que apoiaram de alguma forma a distribuição ou o projeto BigLinux como um todo.


As conquistas:   

Durante esse período a distribuição BigLinux teve direta ou indiretamente um papel muito interessante quando analisamos que foi mantida apenas por mim e com colaborações de algumas pessoas, além de ter sido algo com investimento financeiro mínimo, todos os gastos foram apenas para a manutenção e hospedagem do site e fórum, nunca foi investido em publicidade ou qualquer outro tipo de contratação de serviço.


Nas versões 1.x a distribuição era praticamente um Kurumin com mais programas e um papel de parede diferente.


Nas versões 2.x trouxe a partir do projeto metisse primeira forma funcional de se ter um desktop 3D, isso tempos antes do aparecimento do compiz, por exemplo, o Mark Shuttleworth que é responsável pela Canonical, a primeira vez que viu um desktop 3D foi em uma visita aqui ao DF e que mostrei no meu notebook uma versão de testes do BigLinux 2.0 e deixei um CD com ele.


O BigLinux 3, foi a migração para os repositórios Ubuntu e um esboço do que viria a ser o BigLinux 4.


As versões 4.x foram o que eu considero o auge da distribuição, uma quantidade realmente grande de recursos, com um sistema estável e com ótimo desempenho, seguimos sempre uma ideia oposta ao que tem se visto hoje. A visão da distribuição BigLinux sempre foi disponibilizar o máximo de recursos ao usuário, infelizmente hoje o que vemos é cada vez menos possibilidades de personalização e de recursos em nome da "facilidade de uso".


As versões recentes 5.x, 11.10 e 11.12.

Foi um período bastante complicado, tanto pela completa mudança do KDE3 para o KDE4 como por questões de saúde. Perdemos praticamente todo o trabalho feito na versão 4 e não tínhamos mais a nossa principal ferramenta de desenvolvimento, o Kommander. Com muito trabalho e estudo os problemas foram contornados e a distribuição chegou a um nível de praticidade que eu desconheço existir em qualquer outra distribuição atual.

Existe desde o começo uma preocupação muito grande relacionada à configuração dos aplicativos contidos na distribuição e que foi sendo superada a cada novo lançamento, no total foram cerca de 2 meses de trabalho somente na configuração das fontes do sistema, isso além de tornar mais prazerosa a leitura de textos, também reduz significativamente a quantidade de problemas com layout que ocorrem nos sites por causa de tamanhos diferentes de fontes.

Assim é feita a configuração de cada detalhe da distribuição, muito do trabalho não é perceptível ao usuário, mas demandou muito tempo e estudo para atingir o nível que está, desempenho, consumo de memória, consumo de bateria e facilidades como um todo.


O BigBashView

Essa é uma ideia que tinha a muito tempo, mas que não consegui colocar em prática, se não me engano a primeira vez que falei sobre ela com o Thomaz dos Reis foi em 2006, e em 2008 ele conseguiu disponibilizar uma versão usável, a partir disso foi possível criar a grande quantidade de painéis de interação com o usuário na distribuição BigLinux a partir da versão 5.x.

Hoje ambientes como o KDE e o GNOME disponibilizam suporte a desenvolvimento de aplicações com o uso de javascript e css como sendo uma grande inovação, algo que anos antes já estávamos buscando implementar, agora até a Google está investindo no desenvolvimento de aplicativos offline que funcionem dentro do navegador Chrome.

Apesar de hoje existir uma ideia muito mais difundida de aplicativos desktop serem desenvolvidos de forma cada vez mais parecidas com sistemas web, o caso do BigBashView é bastante específico e não conheço nada similar quando se trata da criação de interfaces de configuração. A produtividade com BigBashView.

Vale destacar que o BigBashView continuará sendo mantido e atualizado, além de funcionar em praticamente qualquer distribuição atual, não é algo que funcione apenas no BigLinux ou em distribuições Ubuntu, Debian e derivados.


União Livre

Apesar de ter sido uma iniciativa minha é algo que desde o início eu assumi não me intrometer muito, o projeto apesar de não ter muito o que apresentar tem evoluído bem com a adesão de novos participantes e também na elaboração de um estatuto e essas partes burocráticas, em breve deve começar a surgir os frutos práticos, ou seja, aplicativos sendo lançados pelo projeto.

Se as coisas caminharem como acredito que irão, a partir do ano que vem aplicativos Big, como é o caso do Big Converter estarão sendo distribuídos nos repositórios do União Livre, assim como diversos outros desenvolvidos por outras pessoas. Espero que lá seja possível se criar um time de desenvolvedores que se ajudem e tragam de volta a diversão em desenvolver, algo como acontecia na época que ainda tínhamos Kurumin e Kalango na ativa.

Recomendo a todos os interessados na evolução do Software Livre no Brasil que participem do União Livre, que pretende atuar não apenas com aplicativos, mas também com documentação, tradução...


O Livro

Em breve será lançado o primeiro livro com a minha participação, no caso 50%, e 50% do Tales A. Mendonça. O nome será "Linux, simplicidade ao seu alcance.", é um livro para quem está iniciando o uso do Linux no desktop.

Existe uma grande possibilidade de serem lançados também outros livros relacionados à Linux com a minha participação.


É isso pessoal   

É muito estranho chegar ao fim de um ciclo de 8 anos, mas nossa distribuição está chegando ao fim, pretendo disponibilizar ainda os repositórios para as versões 12.10 e 13.04, porém sem liberar novos isos.

Produtos nascem e morrem, mas o ideal de buscar o sistema perfeito continua, apenas os métodos para continuar nessa busca que se alteram. 

FONTE: http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=10675
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2012, 18:03 »
Distro brasileira é isso aí, nada surpreendente. Kurumin, Kurumin NG, Kalango, Dizinha linux (isso existiu?), Brdesktop, Biglinux... enfim, tá tudo indo pro saco.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2012, 18:12 »
deixará saudades o biglinux,foi uma das distros que gostei muito de usar, mesmo que tenha sido por poucoo tempo.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2012, 18:34 »
Acredito que duas coisas acontecem nessas situações:

I) As empresas nacionais (e internacionais também) apoiarem ideias inovadoras, como o desenvolvimento de uma distro GNU/Linux 100% brasileira;
II) Um incentivo fiscal por parte do governos federal, estadual e municipal, para que as empresas que fizerem contribuições financeiras possam descontar no Imposto de Renda (vide o apoio à cultura e ao esporte).
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2012, 18:51 »
Distro brasileira é isso aí, nada surpreendente. Kurumin, Kurumin NG, Kalango, Dizinha linux (isso existiu?), Brdesktop, Biglinux... enfim, tá tudo indo pro saco.

Pois é Garfo, ficamos tristes quando um projeto desses chega ao fim, mas é sinal de que estamos fechando um ciclo e iniciando outro, projetos como o Big e  Kurumim foram muito importantes e surgiram numa época em que as distribuições não eram tão amigáveis assim sob o ponto de vista do usuário comum, depois que o Ubuntu despontou no cenário nacional e internacional, pequenos projetos comunitários deixaram de fazer sentido, mas a comunidade brasileira pode se juntar a outros projetos já existentes, se um grupo de usuários entusiastas desses pequenos projetos descontinuados se reunirem em volta do Ubuntu (por exemplo) criando aplicativos, tutoriais e etc, poderão "abrasileirar" o Ubuntu tão ou até mais do que criando uma distro brasileira.

Mas o jkmsjq tem razão quando cita que os governos (sobretudo o federal) deveriam incentivar o desenvolvimento de softwares brasileiros, só discordo que precisamos criar uma plataforma para isso, pois já temos distribuições de boa qualidade como o Ubuntu,  já temos a plataforma livre, então o incentivo financeiro seria revertido totalmente para criação e apoio no desenvolvimento de aplicativos livres brasileiros de boa qualidade.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2012, 18:56 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2012, 19:01 »
Lamento, mas a muito tempo que não vejo com bons olhos essas aventuras comunitárias. Distribuição Linux para só serve as ligadas a grandes empresas, fundações e mundo acadêmico, o resto que me desculpe mas não sou um defensor.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2012, 19:10 »
Eu acho que distro linux pra fazer sucesso hoje em dia ou tem que ter dinheiro (na casa dos milhões; vide ubuntu), ou dar sorte para que a comunidade se apegue ao projeto e o ajude/mantenha (sim, debian, é contigo. Linux mint também está nessa categoria). Sem um desses dois fatores, terá pouquíssimos usuários ou será descontinuada.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

clodoaldops

  • Visitante
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2012, 21:17 »
-bl-4.2 foi uma das melhores distros que usei
-vou baixar, gravar e guardar com cuidado o dvd do BL-12.04

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2012, 21:38 »
Lamento, mas a muito tempo que não vejo com bons olhos essas aventuras comunitárias. Distribuição Linux para só serve as ligadas a grandes empresas, fundações e mundo acadêmico, o resto que me desculpe mas não sou um defensor.

Esse conceito é até válido para os dias atuais, mas é bom lembrar  que o linux que temos hoje em dia é resultado do trabalho dos antigos aventureiros, que em sua época não contavam com empresas, fundações e similares, só contavam mesmo com o próprio entusiasmo e companheirismo de outros entusiastas.

Hoje em dia muita coisa é fruto do trabalho desses pioneiros e repetir isso a essa altura do campeonato seria como "reinventar a roda", por isso esses pequenos projetos comunitários estão sendo encerrados, não por falta de qualidade, mas sim por falta do sentido de existir, já que não nos falta mais distribuições multilíngue de boa qualidade e ao alcance de um simples download gratuito.

Toda essa energia agora deveria ser voltada no desenvolvimento de bons aplicativos, bons tutoriais e scripts facilitadores voltados aos iniciantes e etc.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2012, 21:42 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2012, 22:57 »
Experimentei o Big Linux em 2009, quando comecei no Ubuntu... Na época eu me encantei com o linux e experimentei várias distros, sendo que o Big Linux foi uma das que mais gostei!

Uma distro fantástica! Pena que esteja chegando ao fim... Acho que o Bruno a encerra com a sensação de dever cumprido, desejo-lhe sucesso na nova empreitada!

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2012, 20:24 »
-bl-4.2 foi uma das melhores distros que usei
-vou baixar, gravar e guardar com cuidado o dvd do BL-12.04

verdade mano, merece ser guardada com carinho,junto com o kurumin rsrsrs
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Creto

  • Visitante
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #11 Online: 16 de Agosto de 2012, 08:48 »
Lamento, mas a muito tempo que não vejo com bons olhos essas aventuras comunitárias. Distribuição Linux para só serve as ligadas a grandes empresas, fundações e mundo acadêmico, o resto que me desculpe mas não sou um defensor.

Esse conceito é até válido para os dias atuais, mas é bom lembrar  que o linux que temos hoje em dia é resultado do trabalho dos antigos aventureiros, que em sua época não contavam com empresas, fundações e similares, só contavam mesmo com o próprio entusiasmo e companheirismo de outros entusiastas.

Hoje em dia muita coisa é fruto do trabalho desses pioneiros e repetir isso a essa altura do campeonato seria como "reinventar a roda", por isso esses pequenos projetos comunitários estão sendo encerrados, não por falta de qualidade, mas sim por falta do sentido de existir, já que não nos falta mais distribuições multilíngue de boa qualidade e ao alcance de um simples download gratuito.

Toda essa energia agora deveria ser voltada no desenvolvimento de bons aplicativos, bons tutoriais e scripts facilitadores voltados aos iniciantes e etc.
Também com todo respeito que tenho e sempre tive ao amigo rjbgbo mesmo esse novato bem sabe que se não fosse o que o Mascarado comentou digno de aplausos nada disso seria tão possível ou mesmo o ubuntu teria que ser baseado no Red Hat, já que precisam de empresas, não não precisam não, precisam sim de apoio da comunidade para dar certo. Se fosse assim o Debian não seria o que é.

T+

Offline astrogirdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • @pump_upp - best crypto pumps on telegram !
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #12 Online: 24 de Outubro de 2012, 21:56 »
Esse sim foi um projeto audacioso... experimentei o Big Linux na versão 4.2 acho a melhor de todas...
eu como usuário comum sei das dificuldades de se usar Linux em tempos de predominância do Win....
ainda hoje sinto dificuldades em instalar alguns programas e plugins...
o que o Big Bruno podia lançar é um Big Repositório com exatamente tudo que o usuário comum precisa
para largar de vez o Win... e vir para o Linux...
assim teríamos um linux "Ubuntu" como referência e um repositório totalmente voltado ao publico brasileiro...
com isso o Big não morreria totalmente, seria um complemento essencial para as novas distros...
Viva o Linux, Viva o Big Linux...

Creto

  • Visitante
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2012, 17:19 »
Olá isso já acontece a tempos:

Esse sim foi um projeto audacioso... experimentei o Big Linux na versão 4.2 acho a melhor de todas...
eu como usuário comum sei das dificuldades de se usar Linux em tempos de predominância do Win....
ainda hoje sinto dificuldades em instalar alguns programas e plugins...
o que o Big Bruno podia lançar é um Big Repositório com exatamente tudo que o usuário comum precisa
para largar de vez o Win... e vir para o Linux...
assim teríamos um linux "Ubuntu" como referência e um repositório totalmente voltado ao publico brasileiro...
com isso o Big não morreria totalmente, seria um complemento essencial para as novas distros...
Viva o Linux, Viva o Big Linux...

É justamente essa a intenção do União Livre e isso já acontece com o BigLinux desde a versão 11.10 leia aqui como instalar tudo o que quiser do Big no seu kubuntu por exemplo

T+

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Big Linux será descontinuado e fecha com chave de ouro.
« Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2012, 12:47 »
Tá certo em acabarem com o Big. Já tem distro demais no mundo livre e poucos programas.

Agora com o Mark com seu Ubuntu as coisas ficam bem melhores hahahahaha.

xiitas com raiva do dono da Canonical.