Autor Tópico: como configurar remotamente os servidores? [RESOLVIDO]  (Lida 4477 vezes)

Offline gtludwig

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
como configurar remotamente os servidores? [RESOLVIDO]
« Online: 29 de Agosto de 2006, 17:41 »
Olá pessoal!

Agora que, com a ajuda dos amigos aqui, consegui acessar o meu servidor via ssh, quero configurar os servidores. A idéia é fazer um servidor LAMP, o que já está funcionando (eu acho!). Agora eu gostaria de configurar o webmin para gerenciar a máquina remotamente. Consegui baixar e instalar o pacote, mas não sei como configurá-lo. Fiz:

Código: [Selecionar]
gtl@rx160:~$ sudo dpkg --install webmin_1.290.deb
(Reading database ... 83623 files and directories currently installed.)
-bash: cd: /usr/gtl@rx160:~$: No such file or directory
Preparing to replace webmin 1.290 (using webmin_1.290.deb) ...
Unpacking replacement webmin ...
Setting up webmin (1.290) ...
Webmin install complete. You can now login to http://rx160:10000/
as root with your root password.

gtl@rx160:~$

Ao que tudo indica, o Webmin foi instalado com sucesso. E, na verdade, eu consegui acessá-lo via links - a página de login, pelo menos! Quando ele diz "as root with your root password", o que quer dizer realmente? Não existe um usuário root no ubuntu e muito menos a senha do root, o que tenho de mais próximo é o usuário gtl cadastrado e a senha que uso no sudo.

Por que tentar acessar pelo links? Por que não tenho uma inteface gráfica instalada! E, nem quero ter, para evitar comer processamento dessa máquina. Agora, como eu faço para acessar esse servidor de minha estação windows?

Obrigado desde já!
« Última modificação: 30 de Agosto de 2006, 10:00 por gtludwig »
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: como configurar remotamente os servidores?
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2006, 18:03 »
1.  De acordo com a mensagem você necessita de ter o utilizador root activado (exist usuário root no Ubuntu sim, está é desactivado), para activar digita:
Código: [Selecionar]
sudo passwd root
2. Acessar pelo links ? Webmin como o proprio nome indica é um interface web, é normalmente utilizado para gestão remota, ou seja utilizando um browser gráfico. Para gerir um servidor localmente o webmin não é necessário.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline megadoug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: como configurar remotamente os servidores?
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2006, 19:40 »
Meu camarada, veja se o servico do webmin esta ativo, depois disso vc vai na sua maquina ruindows e digita
" http://ip_da_maquina_webmin:10000 ".
Como disse se o servico estiver ativo ele responde e ja abre a tela de login, isso pode ser remotamente ou localmente.

Offline gtludwig

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: como configurar remotamente os servidores? [RESOLVIDO]
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2006, 10:04 »
Beleza! Funciona!

Estava tentando usar o nome da máquina ao invés do IP dela. Isso deveria funcionar, não? Mas talvez esteja com algum problema nessa configuração. Ainda assim, funciona!

Obrigado!

Lamego, estava tentando acessar o Webmin pelo links só para saber se realmente estava instalado!  ;D
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|