Autor Tópico: velocidade ubuntu 12.04 / comparaçao ao win 8 Beta  (Lida 13694 vezes)

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: velocidade ubuntu 12.04 / comparaçao ao win 8 Beta
« Resposta #30 Online: 12 de Setembro de 2012, 22:26 »
Sabe que a questão pode até parecer subjetiva, mas não é.

Porém, pelo que eu andei vendo, é bem dependente do hardware.

Na minha máquina, por exemplo, o Windows 8 bootava mais rápido do que o Ubuntu. E isso com os programas instalados, e eu estou considerando o tempo até o software ficar usável, não só até ele mostrar o desktop.

Porém, o Ubuntu, depois de eu organizar tudo, boota mais rápido do que o Windows 7 que eu tinha antes.

Só que na hora de usar, tanto o Windows 7 quanto o Windows 8 são mais fluidos de se usar do que o Ubuntu, pelo menos na minha máquina.


Mas outros reviews que eu vi por aí relatam que o Ubuntu roda mais rápido do que o Windows 8, então pode ser uma coisa de pessoa para pessoa ou de hardware mesmo.


Para quem entende inglês, tem alguns reviews bem interessantes, caso queiram continuar com essa discussão, e até para ver a opinião de outras pessoas.

http://refugeeks.com/RefuGeeks/2012/08/a-week-with-windows-8/

Esse é bem legal. Um usuário do Ubuntu de longas eras faz um teste e fica uma semana usando só o Windows 8. Vocês podem ver que o choque é tão grande para ele, ou até maior, do que foi na época que começou o Gnome 3/Unity. Eu também usei o 8 por uns 15 dias antes de voltar pro Ubuntu, mas o choque pra mim foi menor, porque antes disso eu passei uns 6 meses com o Windows 7. Mas mesmo assim, é bastante diferença do 7 pro 8.

http://www.networkworld.com/community/node/81303

Linux Tycoon diz que o Windows 8 é estupidamente fenomenal, e não viu problema nenhum nas mudanças (o que prova que é tudo questão de gosto), mas mesmo assim prefere o Linux.

http://www.tuxradar.com/content/ubuntu-vs-windows-8

O TuxRadar fez um comparativo bem objetivo, usando diversas pessoas diferentes, algumas delas que nunca tiveram contato nem com Ubuntu nem com o Windows 8, só que eu não li até o final.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Re: velocidade ubuntu 12.04 / comparaçao ao win 8 Beta
« Resposta #31 Online: 15 de Setembro de 2012, 00:27 »
Boa noite  galera !!!
Fiz um comparativo aqui que foi o seguinte, instalei o windows 8 em dual boot com o ubuntu no meu Dell 1525 duo core 4 de ram e vi deo intel.
A príncipio na instalação crua dos dois sistemas o windows 8 realmente bootava mais rápido que o ubuntu, e realmente o windows 8 estava mais leve que o ubuntu para uso.
Ai resolvi seguir as dicas do blog do ubuntu-br-sc http://www.ubuntubrsc.com/que-fazer-apos-instalar-ubuntu-12-04-precise-pangolin.html, o qual tive um imprecionante ganho de performance tanto para iniciar o sistema como para uso. Principalmente depois que atualizei o kernel, e drivers de vídeo.
resultado é que após instalar o ubuntu o  usuário teria que otimizar o  sistema, e eu pergunto, por quê o ubuntu anda mais pesado que o windows ?

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: velocidade ubuntu 12.04 / comparaçao ao win 8 Beta
« Resposta #32 Online: 09 de Novembro de 2012, 11:32 »
Boa noite  galera !!!
Fiz um comparativo aqui que foi o seguinte, instalei o windows 8 em dual boot com o ubuntu no meu Dell 1525 duo core 4 de ram e vi deo intel.
A príncipio na instalação crua dos dois sistemas o windows 8 realmente bootava mais rápido que o ubuntu, e realmente o windows 8 estava mais leve que o ubuntu para uso.
Ai resolvi seguir as dicas do blog do ubuntu-br-sc http://www.ubuntubrsc.com/que-fazer-apos-instalar-ubuntu-12-04-precise-pangolin.html, o qual tive um imprecionante ganho de performance tanto para iniciar o sistema como para uso. Principalmente depois que atualizei o kernel, e drivers de vídeo.
resultado é que após instalar o ubuntu o  usuário teria que otimizar o  sistema, e eu pergunto, por quê o ubuntu anda mais pesado que o windows ?

Eu também tenho um DELL Intel Core i3 2.53GHz, 4 GB Ram . Intel HD Graphics
Segui as dicas do Site, tudo blz, mas quando atualizei o Kernel para o 3.4 minha Rede sem fio parou de funcionar, voltei para o 3.2 e voltou a funcionar na mesma hora, mas a desempenho caiu um pouco novamente.

Instalei o Win 8 para testar também só que no Note da namorada que é um Dell i5 , só que deu uns bugs, alguns programas que ela usa muito como Corel Draw, e Photoshop, e outros programas da Adobe deram problemas. Vou voltar para o Win 7 final de semana.

Também não gostei muito a usabilidade dele, para Tablet e  Monitor Touch Screen blz, mas para estação de trabalho normal ficou meio estranho.

Ubuntu 12.04 bem melhor, embora realmente mesmo tunado ainda demora mais para botar que o Windows 8. Não sei o desempenho do Win com o passar do tempo.
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."