Autor Tópico: [Kubuntu] Como ***diminuir*** a resolução da tela de login?  (Lida 2726 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
[Kubuntu] Como ***diminuir*** a resolução da tela de login?
« Online: 08 de Agosto de 2012, 15:13 »
Olá amigos,

Estou com uma situação um pouco inusitada...

Eu tenho várias máquinas virtuais instaladas com várias versões do Kubuntu. Uso essas VMs pra vários testes, e tudo funciona razoavelmente a contento.

Mas uma coisa que observo, e que ainda não consegui controlar: a tela de login sempre entra na resolução máxima suportada pela máquina virtual. E isso normalmente faz com que a tela da VM fique enorme, muitas vezes maior do que a da estação de trabalho que estou usando (p.ex. meu notebook) e eu tenho que rolar a tela, e tal. Depois que faço login, não tem mais problema, a configuração do usuário força uma resolução confortável.

Alguém sabe como eu posso forçar para que o kdm (não o gdm, não é Ubuntu, e sim Kubuntu) não use a resolução máxima, mas sim uma resolução pré-definida?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: [Kubuntu] Como ***diminuir*** a resolução da tela de login?
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2012, 19:13 »
https://wiki.archlinux.org/index.php/KDM#Configuration_file
http://docs.kde.org/stable/en/kde-workspace/kdm/kdm-files.html

Talvez alterando o GreeterPos ou GreeterScreen, você tenha o resultado esperado. Ou dê uma olhada no arquivo do tema, não faço ideia se é o caminho recomendado, mas lá deve ter como marcar um máximo/minimo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Kubuntu] Como ***diminuir*** a resolução da tela de login?
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2012, 12:19 »
Rapaz, virei esses documentos de ponta a ponta e não vi nada a respeito. Acho que vou ter que forçar a resolução no Xorg.conf... :(
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: [Kubuntu] Como ***diminuir*** a resolução da tela de login?
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2012, 20:37 »
Isso aconteceu uma vez comigo quando testei o debian em uma maquina virtual, mas é por que não estava com os adicionais para convidado instalado, não seria isso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Kubuntu] Como ***diminuir*** a resolução da tela de login?
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2012, 22:58 »
Bem, no caso desta última que instalei até pode ser (Kubuntu 12.04 em um Hyper-V). Mas as anteriores, era no VMware Player, e eu instalei o VMware Tools em todas elas. Depois de logar, o sistema responde da forma que eu quero (inclusive redimensionando automaticamente a tela da VM conforme eu redimensiono a janela no hospedeiro). Mas só depois de logar... antes fica aquela tela enorme, às vezes tenho até que rolar a tela pra chegar no diálogo de login.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D