Olá a todos...
Sou novato tanto no linux quanto neste fórum, portanto postei esta série de perguntas que acredito já devam ter sido feitas e até respondidas, contrariando a ética de fóruns. Por favor me desculpem todos, mas o que acontece é que venho do Windows, as respostas que encontro são invariavelmente ainda complexas para minha pessoa Win e infelizmente não tenho muito tempo para pesquisar e me virar sozinho (embora tente sempre que posso).
As dúvidas são, provavelmente, simples:
1) Fuçando, reparei que alguns programas estão instalados, mas não têm "atalhos" em qualquer menu. Isso significa que quando instalo programas não é criado, como no Windows, um atalho ou grupo em nenhum menu?
2) Depois de muito sofrer, consegui conectar na internet, meio que de modo "cego". Fui configurando um programa chamado pppoeconfg, utilizando as configurações padrão. Antes disso, foi um parto conseguir fazer minha placa de rede "existir". Confusas as informações sobre DHCP; até agora não sei o que é isso. Como saber, agora, se tudo está certinho e/ou se pode melhorar? E como colocar um simples atalho no Desktop para eu dar dois cliques e conectar (tipo discador do Windows)?
3) Alguns arquivos são marcados como executáveis, porém não consigo abrí-los. Dando dois cliques neles, nada acontece. Bom, como sou o único usuário no computador, como irei utilizar aqueles programas? Não seria eu o root? Não poderia, então, fazer o que quisesse?
4) No Adicionar Aplicações, muitas estão sombreadas e pelo que eu entendi não podem ser instaladas, devendo, para isso, ser adicionado o repositório (é esse o nome) Universe. Devo adicioná-lo?
5) Sobre as perguntas de acesso aos programas. Já baixei alguns programas que preciso na minha máquina mas, se não consegui executar arquivos no computador, como vou conseguir instalar novos programas? Nem tentei... e por falar nisso, o que é isso de .tar.gz? Estou boiando ;-(
Imagine o cara que nada sabe, acostumado a dar dois cliques em um .exe para instalar qualquer coisa (seguramente ou não) ter que lidar com todas essas restrições... loucura...
Obrigado pela paciência de todos e, mais uma vez, desculpem pelas perguntas...
Abraços,
Ilídio Leite