Autor Tópico: O que vocês estão achando do Gnome 3?  (Lida 67538 vezes)

Offline rodpaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • InforPaulo
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #75 Online: 10 de Agosto de 2012, 21:18 »
Terá algum fundamento este rumor? Ou será só desespero?
GNOME OS plans detailed: desktops and tablets and smartphones
http://www.engadget.com/2012/08/08/gnome-os-plans-detailed/

Sim tem fundamento, e quando estiver disponível serei beta-tester com muito orgulho
pois a partir disto, o projeto gnome tera uma plataforma base, e as outras distros terão que ver o que o projeto quer realmente
pois no Gnome OS, tudo que o projeto gnome quer que funcione, funcionará.
Uma coisa que já ocorreu na transição do kernel 2.4 para 2.6.
muitas melhorias criadas pelo gnome tinham foco no kernel 2.6 mas a maioria das distros tinham o kernel 2.4.
Ou seja nas distros com kernel 2.6 o gnome funcionava 100%
nas distros com o kernel 2.4 algumas coisas não funconavam como o magicdev,hal,d-bus etc...

Como sempre deixo claro é diferente você utilizar uma distro que tem foco ireto no gnome
e utilizar outra que tem foco em outro desktop <- o Ubuntu hoje está nesta categoria, o Unity e o Gnome
são coisas totalmente distintas, apesar de falarem que são a mesma coisa, não são
me desculpem os usuários os unity, mas o projeto gnome é uma coisa totalmente diferente
o unity pertence a Canonical, o gnome pertence ao projeto GNU, a base pode ser a mesma.
Mas a porpostas são diferentes, a Canonical pode implementar as idéias que quiser no unity (dar de graça ou cobrar se quiser), o mint pode fazer o mesmo.
O Gnome é diferente  ele sempre vai ser livre dando a liberdade a quem quiser criar algo sobre a sua base, pode ter cometido seus erros, mas pode melhorar no futuro e se vocês não apoiarem a base que utilizam
terão problemas no futuro, o XFCE é maravilhoso o utilizei muito antes de se transformar em GTK, mas um dos motivos de todas as melhorias feitas no GTK vem dos pedidos de usuários do gnome, que é sempre o primeiro a testar a maioria das novidades  da biblioteca, quase que simultaneamente.
Os erros estão aí para serem corrigidos, as melhorias só existirão se os erros existirem, e eu vou continuar usando o gnome, sempre, relatando bugs, ajudando quem precisa, e talvez no futuro dando risada de tudo que estou dizendo hoje :-)
como fiz a 7 anos atrás :-)
http://www.hardware.com.br/comunidade/adeus-gnome/213963/

Eu sou  usuário Gnome, é a que mais gosto, mas quando saiu o Ubuntu 11.04, percebi que iria ter que mudar, por motivos de estabilidade e desempenho, testei várias com Gnome e a unica que me satisfez foi o Squeeze e estou com ele até hoje, e fico feliz por saber que o XFCE vai ser padrão no Wheezy, porque sei que vou contar com a estabilidade do Debian e o XFCE vai melhorar muito, assim espero, caso surja mesmo o Gnome OS e consiga apresentar a mesma estabilidade e desempenho que o Debian me acostumou, é caso para se ver depois de o testar.

Offline Artur :-)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
  • Ideapad 330
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #76 Online: 13 de Agosto de 2012, 16:08 »
 ;D alguém saberia me dizer se dá pra usar os efeitos show de bola do compiz-fusion no mate desktop? ::)
Lenovo Ideapad 330, Intel Core i3 2,00Ghz@4x/ RAM 8GB DRR4 2133Mhz Kilsre/ SSD Kingston 120GB/ HD WS DIGITAL 7200rpm 1TB

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #77 Online: 13 de Agosto de 2012, 16:24 »
;D alguém saberia me dizer se dá pra usar os efeitos show de bola do compiz-fusion no mate desktop? ::)

Todos eu não sei se dá, mais é compativel com a maioria sim. Olha o desktop do cara :
http://www.vivaolinux.com.br/topico/CompizFusion/Recomendo-testem-o-MATE-1/

ele usou efeitos do compiz-fusion.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2012, 16:26 por clockworklinux »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Artur :-)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
  • Ideapad 330
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #78 Online: 13 de Agosto de 2012, 16:31 »
;D alguém saberia me dizer se dá pra usar os efeitos show de bola do compiz-fusion no mate desktop? ::)

Todos eu não sei se dá, mais é compativel com a maioria sim. Olha o desktop do cara :
http://www.vivaolinux.com.br/topico/CompizFusion/Recomendo-testem-o-MATE-1/

ele usou efeitos do compiz-fusion.
Olha só o vídeo desse cara clockworklinux
www.youtube.com/watch?v=j3iFtQf-hsE
vc já testou algum desses efeitos?
Lenovo Ideapad 330, Intel Core i3 2,00Ghz@4x/ RAM 8GB DRR4 2133Mhz Kilsre/ SSD Kingston 120GB/ HD WS DIGITAL 7200rpm 1TB

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #79 Online: 13 de Agosto de 2012, 16:35 »
;D alguém saberia me dizer se dá pra usar os efeitos show de bola do compiz-fusion no mate desktop? ::)

Todos eu não sei se dá, mais é compativel com a maioria sim. Olha o desktop do cara :
http://www.vivaolinux.com.br/topico/CompizFusion/Recomendo-testem-o-MATE-1/

ele usou efeitos do compiz-fusion.
Olha só o vídeo desse cara clockworklinux
www.youtube.com/watch?v=j3iFtQf-hsE
vc já testou algum desses efeitos?

Usei MATE a uns meses, última vez foi ano passado.
Ai nem poderia te ajudar.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Artur :-)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
  • Ideapad 330
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #80 Online: 13 de Agosto de 2012, 16:41 »
Dei uma pesquisada e li que ele ainda é meio instável e tal,assim ele é realmente tão bom quando o gnome 2?
Lenovo Ideapad 330, Intel Core i3 2,00Ghz@4x/ RAM 8GB DRR4 2133Mhz Kilsre/ SSD Kingston 120GB/ HD WS DIGITAL 7200rpm 1TB

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #81 Online: 13 de Agosto de 2012, 20:12 »
Dei uma pesquisada e li que ele ainda é meio instável e tal,assim ele é realmente tão bom quando o gnome 2?

MATE instável? É um dos ambientes mais estáveis que já utilizei. Experimente e você irá conferir isso.

Quanto ao Compiz, ele é sim totalmente compatível com ele.
Aqui vai um bom tuto sobre o assunto:
http://community.linuxmint.com/tutorial/view/919
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Artur :-)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
  • Ideapad 330
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #82 Online: 13 de Agosto de 2012, 20:28 »
ñ tive ainda a chance de experimentá-lo hugoleal85 mas td q é novo sempre assusta um pouco mas estou instalando ele agora na vbox pra testá-lo no ubuntu 12.04
Lenovo Ideapad 330, Intel Core i3 2,00Ghz@4x/ RAM 8GB DRR4 2133Mhz Kilsre/ SSD Kingston 120GB/ HD WS DIGITAL 7200rpm 1TB

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #83 Online: 14 de Agosto de 2012, 11:32 »
Se o mate for instável, cai por terra tudo de bom que disseram até hoje do gnome 2
pois o mesmo "por enquanto" , não passa de um gnome 2 com o nome trocado.
Uma coisa que achei interessante ao usar o mate, e que é meio estranho
eles simplesmente poderiam modificar o painel a sessão e o gnome-settings, o resto não passa de serviço inútil duplicado, já que você pode continuar utilizando todos pacotes já disponíveis em sua distribuição favorita.
Se você instalar o mate em uma distro que já tem o gnome, você vai ter "todos" programas duplicados no menu, só os nomes serão diferentes.
Eu ainda voto no trabalho que o ikey está fazendo no Solus OS, que é fazer a sessão fallback do gnome 3, ser tão boa quanto o gnome 2.
Fork é bom quando algo util está realmente sendo feito, vamos ver daqui algum tempo se os desenvolvedores do mate vão aguentar o tranco, de ter que corrigir bugs em pacotes que não são mais suportados.
Acho que eles poderiam dedicar seu tempo a fazer algo com o gnome3 assim teriam mais compatibilidade com as versões futuras do GTK.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #84 Online: 14 de Agosto de 2012, 11:45 »
Lembrando que o Gnome 4 vai sair no começo de 2014.

Então mexer no gnome 2 ou 3 seria meio que um tiro no pé. O 3 ainda seria mais lógico.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #85 Online: 14 de Agosto de 2012, 13:21 »
Acho que eles poderiam dedicar seu tempo a fazer algo com o gnome3 assim teriam mais compatibilidade com as versões futuras do GTK.

Esse trabalho está sendo feito pelo pessoal responsável pelo Cinnamon. O MATE é um desktop leve, focado em máquinas mais antigas, sendo assim seu foco não é o Gnome 3.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #86 Online: 14 de Agosto de 2012, 16:24 »
Acho que eles poderiam dedicar seu tempo a fazer algo com o gnome3 assim teriam mais compatibilidade com as versões futuras do GTK.

Esse trabalho está sendo feito pelo pessoal responsável pelo Cinnamon. O MATE é um desktop leve, focado em máquinas mais antigas, sendo assim seu foco não é o Gnome 3.

Caro amigo o gnome-session-fallback do gnome 3 é tão leve quanto o gnome2, quem diz que é pesado com certeza pegou algum gnome bugado de algumas distros.
Como disse o trabalho que esta sendo feito no Solus OS, e que com certeza futuramente pode ser aproveitado por outras distros é tornar a sessão falback funcional, habilitando funções que vem desativadas por padrão.


Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #87 Online: 15 de Agosto de 2012, 00:18 »
Acho que eles poderiam dedicar seu tempo a fazer algo com o gnome3 assim teriam mais compatibilidade com as versões futuras do GTK.

Esse trabalho está sendo feito pelo pessoal responsável pelo Cinnamon. O MATE é um desktop leve, focado em máquinas mais antigas, sendo assim seu foco não é o Gnome 3.

Caro amigo o gnome-session-fallback do gnome 3 é tão leve quanto o gnome2, quem diz que é pesado com certeza pegou algum gnome bugado de algumas distros.
Como disse o trabalho que esta sendo feito no Solus OS, e que com certeza futuramente pode ser aproveitado por outras distros é tornar a sessão falback funcional, habilitando funções que vem desativadas por padrão.



O gnome-classic sem dúvidas é mais leve que o snome-shel, mas não é tal leve quanto o gnome 2 (e seus forks, como o MATE).

Já testei ambos num PC mais modesto (Core2Solo 1.4 GHz + 2GB ram) e a diferença, apesar de não ser tão grande, é sim perceptível.

Caso tenha um PC mais antigo ou um netbook vocÊ pode fazer o teste e conferir.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #88 Online: 15 de Agosto de 2012, 12:10 »
Acho que eles poderiam dedicar seu tempo a fazer algo com o gnome3 assim teriam mais compatibilidade com as versões futuras do GTK.

Esse trabalho está sendo feito pelo pessoal responsável pelo Cinnamon. O MATE é um desktop leve, focado em máquinas mais antigas, sendo assim seu foco não é o Gnome 3.

Caro amigo o gnome-session-fallback do gnome 3 é tão leve quanto o gnome2, quem diz que é pesado com certeza pegou algum gnome bugado de algumas distros.
Como disse o trabalho que esta sendo feito no Solus OS, e que com certeza futuramente pode ser aproveitado por outras distros é tornar a sessão falback funcional, habilitando funções que vem desativadas por padrão.



O gnome-classic sem dúvidas é mais leve que o snome-shel, mas não é tal leve quanto o gnome 2 (e seus forks, como o MATE).

Já testei ambos num PC mais modesto (Core2Solo 1.4 GHz + 2GB ram) e a diferença, apesar de não ser tão grande, é sim perceptível.

Caso tenha um PC mais antigo ou um netbook vocÊ pode fazer o teste e conferir.
Infelizmente não tenho um pc antigo para efetuar os testes, se você está dizendo que fez os testes e é mais rápido quem sou eu para dize o contrário, me diga quanto de memoria e processamento o mate utiliza em uma sessão básica.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #89 Online: 15 de Agosto de 2012, 16:38 »
Acho que eles poderiam dedicar seu tempo a fazer algo com o gnome3 assim teriam mais compatibilidade com as versões futuras do GTK.

Esse trabalho está sendo feito pelo pessoal responsável pelo Cinnamon. O MATE é um desktop leve, focado em máquinas mais antigas, sendo assim seu foco não é o Gnome 3.

Caro amigo o gnome-session-fallback do gnome 3 é tão leve quanto o gnome2, quem diz que é pesado com certeza pegou algum gnome bugado de algumas distros.
Como disse o trabalho que esta sendo feito no Solus OS, e que com certeza futuramente pode ser aproveitado por outras distros é tornar a sessão falback funcional, habilitando funções que vem desativadas por padrão.



O gnome-classic sem dúvidas é mais leve que o snome-shel, mas não é tal leve quanto o gnome 2 (e seus forks, como o MATE).

Já testei ambos num PC mais modesto (Core2Solo 1.4 GHz + 2GB ram) e a diferença, apesar de não ser tão grande, é sim perceptível.

Caso tenha um PC mais antigo ou um netbook vocÊ pode fazer o teste e conferir.
Infelizmente não tenho um pc antigo para efetuar os testes, se você está dizendo que fez os testes e é mais rápido quem sou eu para dize o contrário, me diga quanto de memoria e processamento o mate utiliza em uma sessão básica.

Aqui vai duas "print screen" do Monitor de sistema do MATE por aqui.
http://img834.imageshack.us/img834/223/capturadetelada.png
http://img27.imageshack.us/img27/9149/capturadetela1a.png

Na primeira delas você observa o baixo consumo de memória ram. Já na segunda percebe-se que a pouca utilização da CPU se deve ao próprio Monitor do sistema, ou seja, o MATE em si não utiliza praticamente nada dos recursos de meu hardware. E olhe que, como disse mais acima, é um mero netbook Core2Solo 1,4 GHz + 2GB ram + Vídeo Intel 4500 MHD, rodando de forma super rápida e estável, bem melhor do que com ambientes mais pesados como o KDE, Gnome-shell, Unity, ou mesmo o gnome-classic (fallback). Além disso estou com o Compiz ativado, como pode ser observado pela barra de ferramentas transparente.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2012, 16:50 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog