Lembrando que a maioria dos paises tem uma banda larga razoavelmente decente, diferente do Brasil (alias) se ele mudar o projeto ele não estará nem ai para nenhum usuário de conexão abaixo de 2 MB (maioria do BrasiL). Nem a canonical nem nenhuma empresa deixará de distribuir uma midia de X ou Y tamanho porque parte da população não tem internet para baixar-la.
Jogos, filmes e maioria dos aplicativos corporativos nem são em cd. São midias DVD ou superiores.
São diferentes no público alvo. O Windows deveria ser adquirido em mídia física, mas as pessoas preferem por
.torrent e a Microsoft
não está nem ai para isso. Já filmes e jogos diferenciam-se muito de um sistema operacional para serem comparados. Os jogos dependem do tamanho para entregar ao
gamer algo completo, com efeitos, texturas em alta resolução, tamanho do mapa, etc. e eles são (ou deveriam ser) na grande maioria vendidos, junto com suas cópias físicas. Já os filmes também tem um preço e por isso são adquiridos em mídias de DVD e em Blu-Ray em caso de filmes HD, e sua duração também influencia no tamanho. Programas corporativos são distribuídos em mídias junto com suas chaves de licença no caso de software proprietário ou podem ser baixados sem problema no caso de ser livre, mas o público alvo é diferente.
Contento-me em saber que a Canonical poderia ter aumentado esse limite se quisesse mas não fez, pois o Ubuntu tem o objetivo de ser
acessível para todos, e continuar focando nisso me parece mais prudente que incluir várias interfaces de usuário apenas para satisfazer
alguns usuários
experientes que sabem instalar essas interfaces sozinhos, pois afinal para que adicionar tudo isso se o usuário comum vai manter a opção padrão marcada?
Por mim pode ser removido à restrição de tamanho, mas foco é essencial e, hey, não foi esse o motivo do tamanho ter aumentado, mas ainda assim
mantido em 700MB, para que não fossem adicionadas coisas inúteis para os
usuários humanos?
Para mim, enquanto a Canonical estiver nesse rumo ela vai se diferenciar das outras por ser focada no usuário.