Autor Tópico: Diga adeus a Adobe  (Lida 6232 vezes)

Offline nightside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Diga adeus a Adobe
« Online: 30 de Julho de 2012, 05:38 »
Bem, não entendi realmente o motivo pela qual a Adobe vai parar com o suporte de seu player (Adobe Flash player) enquanto o Adobe Air nem tem mais suporte.  O Flash player vai ficar estacionado na versão 11.2 creio que por 5 anos ainda.  Que vá...
Porém temos alternativas, talvez não muito conhecidas mas estou divulgando aqui.

Basta abrir o terminal e instalar o Gnash e o Lightspark, ambos players de Flash e Shockwave:

Primeiro remova os softwares "dourados" da Adobe, remova os flash players e plugins equivalentes...

sudo apt-get update && sudo apt-get install gnash mozilla-plugin-gnash browser-plugin-gnash lightspark browser-plugin-lightspark
(Se quiser, use o aptitude no lugar do apt-get, desde que o aptitude esteja instalado, para instalar, sudo apt-get install aptitude).
Faça isso tbm em prol do software livre, somos livres ^^ quem não ajuda tbm não atrapalhe...
Os dias do terminal terminaram...

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2012, 06:47 »

Primeiro remova os softwares "dourados" da Adobe, remova os flash players e plugins equivalentes...


Favor, explicar como remover o softwares "dourado" da Adobe, pois você não deixou os comando para efetuar o procedimento, para que todos saiba como fazer.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2012, 08:05 »
Só uma pergunta: O Gnash realmente tem suporte ao Flash 11? Veja o que é dito no site do software:
"Gnash is based on GameSWF, and supports most SWF v7 features and some SWF v8 and v9. SWF v10 is not supported by GNU Gnash."
Fonte: http://www.gnu.org/software/gnash/

Sendo assim, acredito não ser tão viável a troca, haja vista a grande maioria dos sites utilizar as versões mais recentes do flash.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2012, 09:50 »
O gnash e o lighspark não funcionam a contento (os vídeos ficam travando ou nem rodam). Eu recomendo expurgar de vez o flash da máquina e deixar só o html5 fazer o serviço. Se é pra cortar o mal, que seja logo pela raiz.  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2012, 10:49 »
Tenho uma dúvida, Dá pra ficar sem flash pensando no hoje? O html5 supre as necessidades do flash? Posso remover completamente o flash e ficar com o html5? O html5 já vem por padrão no ubuntu? Se não, Como instalá-lo?

Pergunto pensando como um usuário comum da web, no sentido de ver videos em vários sites (Não só Youtube), joguinhos online (Tenho uma sobrinha que adora), ou seja, o aproveitar todo o conteúdo multimídia que a Web oferece hoje em dia, infelizmente muito vinculado ao flash.

Abraços.
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 10:52 por molivas83 »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2012, 11:00 »
Suporte ao HTML 5 depende do navegador e isto todos os mais modernos no Ubuntu tem.
Youtube, por exemplo, tem como definir para um leitor HTML 5 no lugar do Flash mas muita coisa não dá pra fazer dependendo do perfil do usuário e sites que visita (sites de joguinhos infantis principalmente que são feitos apenas em Flash).

Para usar o HTML5 no Youtube: http://www.youtube.com/html5/
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2012, 14:04 »
Citar
Dá pra ficar sem flash pensando no hoje?

Depende muito das necessidades do usuário e que tipo de sites ele acessa. Como o agente falou, joguinhos em flash não são substituiveis, vai precisar de flash para joga-los, por enquanto. Eu não jogo, então estou a mais de duas semanas sem flash e não mudou muita coisa, continuo assistindo vídeos no Youtube (e Vimeo, outro site que acesso pra ver vídeos) tranquilamente, e o melhor: sem aquelas ads em flash estilo "cortina" insuportáveis. Além disso, os sites parecem que abrem mais rápido.

A adobe abandonou o linux mesmo, nada mais justo que abandona-la também.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2012, 14:42 »
Pra ser sincero, atualmente unica coisa que usa flash aqui no meu dia-a-dia é a droga dos videos da faculdade tudo gerado em flash.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2012, 15:00 »
O google-chrome já vem com o flash embutido. Nem precisa instalar.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2012, 15:02 »
O google-chrome já vem com o flash embutido. Nem precisa instalar.

No meu chrome aqui quando desço a barra de rolagem pelo mouse, simplesmente o site fica todo fora de contexto com imagens bagunçadas e texto fora de ordem, acho que é um bug desta versão nova, mais alguém já teve o mesmo problema ?
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2012, 15:04 »
No meu chrome aqui quando desço a barra de rolagem pelo mouse, simplesmente o site fica todo fora de contexto com imagens bagunçadas e texto fora de ordem, acho que é um bug desta versão nova, mais alguém já teve o mesmo problema ?

Eu não.

Offline nightside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2012, 15:52 »
Primeiramente muito obrigado pelas respostas ^^.  Para remover o flash player da Adobe, recomendo que procure por ele no Synaptic, pois pode variar de distribuição (no momento to usando agora o Mint Debian, lá ta como "mint-flashplugin").  No meu caso esses softwares ai supriram minhas necessidades, na verdade eu coloquei essa dica tbm como uma forma de protesto, já que a Adobe vai continuar com o suporte ao Windows e sempre fez pouco do Linux (nunca existiu na verdade um shockwave player dela pro Linux).  O Linux graças a Deus está expandindo aos poucos, não sei porque "cortar" o suporte para ele, mesmo que ela prorrogue o suporte por 5 anos, ela apenas vai fornecer atualizações de segurança, assim como a MIcrosoft faz quando quer acabar com um sistema velho dela (XP só tem agora suporte a atualizações de segurança até 2014).  Novas tecnologias no software acho q n serão implantadas na versão Linux.  Caso n tenha o Synaptic instalado, instale ele pelo sudo apt-get install synaptic.  Depois procure por flashplayer e remova os softwares que encontrar que tenha no nome da Adobe...
Aqui os vídeos ficaram até um pouquinho mais rápidos...  Como tenho o Windows XP instalado vou testar depois nele tbm gostei bastante desses softwares...  Sobre o HTML 5 ainda existem muitos sites que rodam em flash player, por isso ainda é muito cedo para dizer adeus a esse player...
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 15:54 por nightside »
Os dias do terminal terminaram...

redstormwind

  • Visitante
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2012, 18:10 »
No Synaptic marquei o Flash player para remoção, e apareceu a seguinte janela com esta mensagem:
" A ação escolhida também afeta outros pacotes. As seguintes mudanças são requeridas para prosseguir:
A ser removido:
libreoffice-base-core
libreoffice-calc
libreoffice-common
libreoffice-core
libreoffice-draw
libreoffice-emailmerge
libreoffice-gnome
libreoffice-gtk
libreoffice-help-en-us
libreoffice-help-pt
libreoffice-help-pt-br
libreoffice-impress
libreoffice-kde
libreoffice-style-human
libreoffice-style-oxygen
libreoffice-tango
libreoffice-writer
mythes-en-us
python-uno


Decidi não instalar ainda.
Porque para remover o Flash player o libreoffice também tem de ser removido? Não parece fazer sentido.
Aos que desinstalaram o Flash: isso aconteceu com vocês também?
Agradeço a atenção.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2012, 19:34 »
Procure no Synaptic por adobe-flashplugin e desinstale-o.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Diga adeus a Adobe
« Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2012, 19:40 »
Citar
Aos que desinstalaram o Flash: isso aconteceu com vocês também?

Removi o flash-plugin pela Central de Programas, e nada disso aconteceu. Uso o ubuntu 10.04. (Nota: nessa versão vêm o Openoffice como padrão, ao invés do libreoffice; de qualquer maneira, ao remover o flash, os pacotes do Openoffice ficaram intactos.)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"