Autor Tópico: Dúvida sobre a instalação do Ubuntu  (Lida 1561 vezes)

Offline cristhianmiguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Dúvida sobre a instalação do Ubuntu
« Online: 24 de Julho de 2012, 18:23 »
Oi pessoal, eu sou novo no mundo linux e tenho duvidas sobre a instalação do ubuntu. Eu baixei a imagem (.iso) da nova versão do ubuntu e a instalei em uma maquina virtual. Eu estou usando o modo de teste do ubuntu, mas quero instalá-lo completamente na máquina, o problema é que eu não tenho partições no meu disco rígido, somente o C:. Quando eu vou instalar o ubuntu aparece duas opções: Apagar disco e reinstalar Ubuntu e Opção avançada. Eu não sei mexer com a opção avançada, e está escrito que caso eu use a primeira opção ele apagará todos os arquivos do disco, no meu caso o C:. O problema é que eu não quero perder minhas informações e o windows não está me permitindo fazer uma partição no disco. O que eu faço? Como uso as opções avançadas? Se eu usar a primeira opção, todo o meu disco rígido (C:) terá suas informações deletadas?

Por favor, me ajudem!!

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Dúvida sobre a instalação do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2012, 19:46 »
O certo é salvar seus arquivos em um pendrive/CD e fazer a instalação normal, que apaga tudo. Dessa forma você tem o Ubuntu completamente funcional e os seus arquivos.

Todas as outras opções realmente são um pouco avançadas. Não é que seja impossível ou difícil de fazer, você pode muito bem ler alguns tutoriais na internet e ir em frente sem problemas. Só tenha em mente que se você não fizer backup corre o risco de perder seus arquivos ou causar algum problema no sistema instalado.

Aqui está, basicamente, o que você precisa fazer, caso opte por tentar o avançado:
- Desfragmentar o disco. Isso vai diminuir as chances de problemas. Você faz isso de dentro do próprio Windows com um programa dele.
- Redimensionar a única partição que você tem(C:) para abrir espaço para a partição do Ubuntu. A partir daqui você já vai fazer pela opção Avançada do instalador do Ubuntu.
- Instalar o Ubuntu no espaço liberado.

Desse jeito a partição C:(e os seus arquivos que estão dentro dela) não sera apagada. Então, ao final, você terá ambos: o Windows na C: e o Ubuntu na partição dele, aka dual boot.
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 19:49 por Falco90 »

Offline cristhianmiguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre a instalação do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2012, 20:31 »
O certo é salvar seus arquivos em um pendrive/CD e fazer a instalação normal, que apaga tudo. Dessa forma você tem o Ubuntu completamente funcional e os seus arquivos.

Todas as outras opções realmente são um pouco avançadas. Não é que seja impossível ou difícil de fazer, você pode muito bem ler alguns tutoriais na internet e ir em frente sem problemas. Só tenha em mente que se você não fizer backup corre o risco de perder seus arquivos ou causar algum problema no sistema instalado.

Aqui está, basicamente, o que você precisa fazer, caso opte por tentar o avançado:
- Desfragmentar o disco. Isso vai diminuir as chances de problemas. Você faz isso de dentro do próprio Windows com um programa dele.
- Redimensionar a única partição que você tem(C:) para abrir espaço para a partição do Ubuntu. A partir daqui você já vai fazer pela opção Avançada do instalador do Ubuntu.
- Instalar o Ubuntu no espaço liberado.

Desse jeito a partição C:(e os seus arquivos que estão dentro dela) não sera apagada. Então, ao final, você terá ambos: o Windows na C: e o Ubuntu na partição dele, aka dual boot.

Obrigado pela resposta!