Autor Tópico: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?  (Lida 2387 vezes)

Offline Rb-Tomas_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Online: 23 de Julho de 2012, 11:06 »
Bom, sempre que eu tento instalar programas no ubuntu 12.04 falta algum pacote, sempre!!
Eu gostaria de saber se eu posso instalar todos os pacotes do synaptic de uma vez, terminando com problemas na hora
de instalar programas. Valeu ai galera. :)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2012, 11:18 »
Não acho uma boa ideia. Vai ocupar muito espaço em disco. Pode ter risco de conflito, lentidão, instalação desnecessária de serviços.

Quando falta um pacote o sistema já não providencia a instalação?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2012, 11:27 »
Ola

Não entendi seu questionamento.

Quando seleciona um pacote no gerenciador synaptic, este procura por todas as dependências necessárias e as instala junto com o pacote.

Para baixar todo o conteúdo de pacotes disponiveis, seria preciso um volume de espaço desnecessário a ser armazenado em sua máquina, e voce deveria procurar por novos pacotes diariamente por atualizações.

Se você não tem internet nesta máquina, infelizmente não existe outra alternativa prática a não ser instalar pacotes manualmente.

Para isto existe o site => http://packages.ubuntu.com/

Lá voce tem todas as informações sobre os pacotes bem como todas as dependências exigidas para a instalação.

No caso de maquina sem acesso a rede, basta através de numa maquina com rede e baixar os pacotes e dependencias desejados.

[]'s

Offline Rb-Tomas_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2012, 12:05 »
Valeu galera, quanto espaço em disco + ou -??
O meu HD é de 1TB.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2012, 12:59 »
Bom, sempre que eu tento instalar programas no ubuntu 12.04 falta algum pacote, sempre!!
Eu gostaria de saber se eu posso instalar todos os pacotes do synaptic de uma vez, terminando com problemas na hora
de instalar programas. Valeu ai galera. :)

Isso só acontece se você tiver baixado um .deb que não dos repositórios ou algo em .tar.gz ou .tar.bz2, algo para ainda ser compilado e que portanto precisará de alguns pacotes de compilação, etc.

No resto, dos repositórios, mesmo precisando das dependências o próprio instalador se encarrega de baixá-las dos repositórios para instalar, portanto se o intuito seria se adiantar e querer instalar tudo, isso seria uma completa tolice e alguns motivos para isso já foram explicados pelo agente100gelo, mesmo com 1TB de HD.
« Última modificação: 23 de Julho de 2012, 13:01 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2012, 13:07 »
Na minha primeira instalação do Ubuntu (isso lá na época do 8.04), pensei na mesma coisa: instalar todos os pacotes. Cheguei inclusive a começar o processo - apenas pra constar que o sistema ficou lentíssimo, pesadaço... Resultado: reinstalei o Ubuntu 8.04 e instalei depois somente o necessário.

Offline rd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Para ser RD, tem que persistir!
    • Ver perfil
Re: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2012, 15:24 »
Mas como saber o que é necessário sendo um usuario simples de ubuntu???

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2012, 15:34 »
Mas como saber o que é necessário sendo um usuario simples de ubuntu???

rd,

Os próprios pacotes "sabem" disso, e informam o apt-get quando vão ser instalados. Eles dizem ao apt-get quais pacotes precisam, ele verifica quais já foram baixados e baixa o que faltar. Estes pacotes, por sua vez, também podem precisar de outros pacotes e o processo continua até ter tudo dentro da sua máquina, sem que você esquente a cabeça!

Assim, a única coisa que um "usuário simples", como você mencionou, precisa saber é quais programas quer utilizar. Os pacotes necessários foram determinados no momento do desenvolvimento.

Abs.
Cassiano

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2012, 16:06 »
Lembrando que o Ubuntu já vem praticamente pronto para um usuário simples, quanto aos pacotes instale somente o que for usar. Quando for precisar de algum programa futuramente instale-o no momento.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline rd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Para ser RD, tem que persistir!
    • Ver perfil
Re: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2012, 12:24 »
O ponto que eu quero levantar é o seguinte, quando instalamos ubuntu ele sim vem praticamente pronto para usar para o usuario comum, mas o usuario comum sofre tambem por ex com trocentas mensagem se ele reiniciar se p.c. o dia inteiro para fazer atualizações, com uma lista gigante delas, ja obcervei que tem como diminuir as vezes que esta mensagem aparece, mas não desabilitar o forma automatica dela parecer, pois acho que isso que mais confunte o usuario, pense, vc acabou de instalar ou veio instalado no seu p.c. ou not. ai vc pensa caraca bonito, vou tentar usar! po mas ai vc é logo de cara cada vez que inicia o sistema inundado com uma mensagem que toma a tela inteira e tem arquivo paca dizendo que seu sistema nao é mais suportado, ou que vc tem aquele monte de atualização para fazer, da um sustão! rsrsrs

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2012, 12:42 »
rd,

Entendi sua aflição.  ;D

O que ocorre é que, principalmente logo após uma versão ser lançada, há uma quantidade significativa de ajustes e debugs em vários pacotes. existe também um delay entre a imagem que você gravou no CD de instalação e essas atualizações. Na prática, toda a instalação é feita a partir de uma imagem desatualizada (mesmo que apenas algumas horas).

Então, logo que a instalação é feita, é normal que uma quantidade bem grande de atualizações seja necessária (para mim, normalmente dá uns 170Mb). Essa primeira atualização é extremamente recomendável, pois tem vários debugs. A partir daí, você nem precisa fazer tantas atualizações assim... Por padrão, uma por semana tá de bom tamanho. Deixa baixando durante a noite e "deu prá bola"!  ;)

Abs.
Cassiano

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Posso instalar todos os pacotes do Synaptic?
« Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2012, 13:55 »
Ola

ja obcervei que tem como diminuir as vezes que esta mensagem aparece, mas não desabilitar o forma automatica dela parecer,

Ué... E eu sempre pensei que indo em canais de software, depois em procurar por atualizações e marcar => nunca, resolvesse esta questão....

Mas também me surgiu uma dúvida: O que atualizar tem a ver com o titulo do tópico?

[]'s