Autor Tópico: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.  (Lida 6966 vezes)

Offline gustavoolimpio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Online: 20 de Julho de 2012, 13:07 »
Boa Tarde,

Possuo um notebook itautec w 7435, intel core i3. Com o Ubuntu 12.04 instalado.
O problema que ocorre é o seguinte: Em casa e na maioria dos locais consigo conectar perfeitamente a internet wi-fi sem nenhum problema.
Porém em alguns lugares não estou conseguindo ter acesso ao wireless. Estou trabalhando em um escritório que possui internet GVT, o roteador é um ADSL Router D-Link modelo DSL-2730B. Que nem fazendo mandinga consigo fazer pegar. Sempre pede a senha que eu coloco corretamente mas a conexão não vem. Estou a menos de 30 cm dele e não pega. Conectei via cabo e está funcionando normal. Busquei vários tópicos na internet e não consigo uma solução eficaz. Sou leigo no ubuntu e estou aprendendo aos poucos.
É importante dizer, também, que a conexão em computadores com windows funciona bem em outros notebooks aqui.
Gosto muito do ubuntu, mas poderia até conseguir novos usuários mas todos pegam este exemplo para dizer que o sistema é ruim, algo que não concordo.

Gostaria de ajuda.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2012, 18:42 »
Quem não gosta de linux sempre vai achar um motivo pra botar defeito. Quem gosta, vai dizer "e daí" e a vida segue.

Sobre seu problema, verifique se não há filtro de MAC na rede wireless desse roteador.

Se o roteador for do padrão 802.11N, pode ser que o tipo de criptografia selecionado esteja incompatível (AES ou TKIP, o padrão para 802.11N é AES, enquanto o padrão para 802.11A, B ou G era TKIP).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline gustavoolimpio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2012, 12:53 »
A segurança da rede é wpa & wpa 2 pessoal. Coloco a senha corretamente. O Mac que aparece não foi o que você escreveu.

Todos os outros computadores que usam a rede funcionam normalmente. Somente meu notbook que não.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2012, 13:27 »
Citar
O Mac que aparece não foi o que você escreveu.
Você quem?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2012, 13:49 »
Boa Tarde,

Possuo um notebook itautec w 7435, intel core i3. Com o Ubuntu 12.04 instalado.
O problema que ocorre é o seguinte: Em casa e na maioria dos locais consigo conectar perfeitamente a internet wi-fi sem nenhum problema.
Porém em alguns lugares não estou conseguindo ter acesso ao wireless. Estou trabalhando em um escritório que possui internet GVT, o roteador é um ADSL Router D-Link modelo DSL-2730B. Que nem fazendo mandinga consigo fazer pegar. Sempre pede a senha que eu coloco corretamente mas a conexão não vem. Estou a menos de 30 cm dele e não pega. Conectei via cabo e está funcionando normal. Busquei vários tópicos na internet e não consigo uma solução eficaz. Sou leigo no ubuntu e estou aprendendo aos poucos.
É importante dizer, também, que a conexão em computadores com windows funciona bem em outros notebooks aqui.
Gosto muito do ubuntu, mas poderia até conseguir novos usuários mas todos pegam este exemplo para dizer que o sistema é ruim, algo que não concordo.

Gostaria de ajuda.



Uma dúvida quando você fala isso que destaquei em negrito é com outro computador que não o seu, ou melhor, esse seu computador que tem ubuntu e não conecta a rede possui o windows em dual-boot e por ele a conexão se estabelece?

Caso não tenha o windows nele ou tem e com ele a conexão não ocorre também, pode ser que o roteador esteja configurado para permitir acesso apenas a alguns computadores através do endereço MAC, como o zekkerj comentou aí.

Do Ubuntu cola aqui o conteúdo dos arquivos interfaces (que fica em /etc/network) e  NetworkManager.conf (que fica em /etc/NetworkManager), mas não vá modificar nada neles e caso tenha algum dado pessoal (acho que não há) tipo nome e senha de acesso, retire por favor essas informações antes de postar aqui.

Tenho uma conexão wireless com modem/roteador tp-link e foi extremamente fácil a conexão e olhe que o modem fica a uma distância de uns 10m do local com o pc. Bastou digitar a senha pedida pelo Ubuntu, depois de configurar o modem é claro.
« Última modificação: 23 de Julho de 2012, 13:51 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2012, 16:11 »
Ola linuser104

Uma dúvida quando você fala isso que destaquei em negrito é com outro computador que não o seu, ou melhor, esse seu computador que tem ubuntu e não conecta a rede possui o windows em dual-boot e por ele a conexão se estabelece?

Pelo texto, Ele já conecta a rede sem fio na maioria dos locais em que acessa. Logo a net do gustavoolimpio está configurada e operando.

Resta saber apenas se ele tem mais algum detalhe a dar, como por exemplo se a senha usada tem maiusculas e minusculas. Lembrando que o Linux é "case sensitive" e um dos problemas pode ser este.

[]'s

Offline gustavoolimpio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2012, 17:12 »
Conteúdo do arquivo interface
auto lo
iface lo inet loopback

Conteúdo da pasta NetworkManager.conf
[main]
plugins=ifupdown,keyfile
dns=dnsmasq

[ifupdown]
managed=false

Não possuo o Windows instalado no meu computador. E também não há nenhum impedimento ao uso da internet. E uma rede da GVT em Contagem MG. Desde que se coloque a senha. Que eu já tentei digitar de todas as formas possíveis e imagináveis.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2012, 18:29 »
Não tem nada de errado nesses arquivos (nem era pra ter, não é neles que se faz essas configurações).

Volto a recomendar que você observe se o roteador wireless não está configurado pra limitar o acesso por MAC Address.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline gustavoolimpio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2012, 12:38 »
Como faço para verificar isto.

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2012, 12:50 »
gustavoolimpo,

Entrei na página da D-Link, em Suporte/Produtos e pesquisei pelo seu roteador (estou descrevendo o que fiz, para que você saiba como proceder quando tiver outras dúvidas sobre seu hardware). Lá, encontrei dois manuais, sendo um específico para conexões GVT, que você pode baixar através deste link: http://suporte.dlink.com.br/suporte/img/desc_produtos/download_aqui.png. Já que é específico para sua conexão, recomendo que o leia atentamente e tente fazer a instalação. Se tiver alguma dúvida sobre os comandos do Linux equivalentes aos comandos do DOS que o manual indica, pode postar aqui que a gente ajuda!

Boa sorte!
Cassiano

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2012, 13:57 »
Ola
Como faço para verificar isto.

Basta perguntar a quem administra o roteador. Ou acessar o roteador e verificar se ele restringe o acesso via MAC Address.

[]'s

Offline gustavoolimpio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2012, 15:39 »
Segui os passos apresentados no manual do site D-link. A configuração está toda correta. Mas até agora nada.
Bem sobre o filtro de MAC vou verificar.

Offline gustavoolimpio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2012, 16:11 »
O filtro de Mac está desabilitado


Offline Ldx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Não consigo fazer conexão wi-fi em todos os lugares.
« Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2012, 15:05 »
Olá gustavoolimpio,

1º Vai no arquivo e coloque:
auto wlan0
iface wlan0 inet dhcp
wpa-ssid "Usuário do wi-fi"
wpa-psk "senha do wi-fi"

2º Coloque no terminal de comando:
root@bt:/# ifconfig wlan0 start
root@bt:/# /etc/init.d/networking restart

Obs.: Despois de feito esses passos de um reboot na máquina.

Abs;