Autor Tópico: Criar pasta em /home (RESOLVIDO)  (Lida 3788 vezes)

Offline fabiocbrandao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Criar pasta em /home (RESOLVIDO)
« Online: 20 de Julho de 2012, 10:32 »
Pessoal estou iniciando no ubuntu e apanhando com algumas coisinhas bestas.

Eu tenho um usuário Fábio que sua pasta é /home/fabio porém estou desenvolvendo um projeto e meu projeto le arquivos da pasta /home/tiempreg eu vi q o ubuntu não me permite criar pasta em /home com meu usuário Fabio.

Queria saber se tem como eu fazer isso ou por linha de comando ou de alguma outra forma?

Alguém já passou por isso?


Obrigado!
« Última modificação: 31 de Julho de 2012, 22:47 por fabiocbrandao »

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Criar pasta em /home
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2012, 12:36 »
Fábio,

Por uma questão de organização e padronização, a /home só deve conter as pastas dos usuários. Se você criar um novo usuário com o nome "tiempreg", uma pasta com o mesmo nome será criada na /home. Nesse caso, as permissões dessa pasta serão privilegiadas para este usuário e para o superusuário, somente. Demais usuários terão apenas permissão de leitura por default.

A minha sugestão é você alterar seu projeto para usar a pasta ~/tiempreg no lugar de /home/tiempreg. O caractere "~" é um "coringa" do bash que significa a pasta home do usuário corrente. Assim, se você estiver logado como "fabio", "~" é igual a /home/fabio/; por outro lado, se você estiver logado como "cassiano", o mesmo símbolo significará /home/cassiano.

Entretanto, se você quiser realmente criar uma pasta na /home para o propósito de seu projeto, pode fazê-lo como superusuário, simplesmente digitando o seguinte na linha de comando:

Código: [Selecionar]
$ sudo mkdir /home/tiempreg
Neste caso, peço que você dê uma boa estudada no sistema de permissões do linux, pois provavelmente terá problemas se deixar as permissões da pasta no modo default. É um assunto relativamente simples, mas com uns detalhes meio chatinhos, principalmente quando se trata de pastas. Você encontrará detalhes do sistema de permissões em vários locais, mas como hoje eu tô bonzinho (eheheh) economizei até o teclado pra vc  ;D : https://www.google.com/search?q=sistema+de+permiss%C3%B5es+do+linux&ie=utf-8&oe=utf-8&client=ubuntu&channel=fs

Abs.
Cassiano
« Última modificação: 20 de Julho de 2012, 12:38 por musinet »

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Criar pasta em /home
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2012, 12:41 »
Vá ao terminal e digite:
sudo nautilus

Com isso você abrirá o Gerenciador de arquivos em modo Root (super usuário), tome cuidado com o que vai fazer.

1º Navegue até a /home e crie a pasta desejada.
2º Clique com o direito na pasta criada e vá em "Propriedades> Permissões> Escolha a permissão desejada para seu usuário"

Para criar pasta via terminal o comando é:

mkdir

No seu caso tem que ser root, ficaria assim:
sudo mkdir /home/nome_da_pasta

Para dar permissão o comando é:
chmod
Não vou dar exemplo por se tratar de algo que deve ser cuidadosamente avaliado. Veja o sítio a abaixo:

http://www.hardware.com.br/tutoriais/usuarios-grupos-permissoes/

Pronto!
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline fabiocbrandao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Criar pasta em /home
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2012, 13:37 »
Adriano era isso mesmo que eu precisava já consegui agora vou verificar se meu projeto vai funcionar.

Obrigado!

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Criar pasta em /home
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2012, 14:46 »
Beleza, camarada!
Deixe o tópico como resolvido para ajudar na organização do fórum.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!