Autor Tópico: Driver de vídeo intel Intel  (Lida 2945 vezes)

Offline Rodrigo-live

• Usuário Ubuntu
  • *
  • faz o que tu queres , pois é tudo da lei
    • Ver perfil
    • Dicas, tecnologia, tutoriais, vídeos e etc...
Driver de vídeo intel Intel
« Online: 18 de Julho de 2012, 20:48 »
Olá amigos, estou tendo um pequeno problema quanto aos drivers de vídeo intel, eu usava uma placa de vídeo Geforce, mas a mesma deu problemas e tive que remove-la. Só que agora meu Ubuntu está sem aceleração 3D, acho que devido eu ter instalado o sistema com a antiga placa de vídeo, os drivers da placa onboard não foram instalados. Alguém pode me ajudar como proceder ? abraços!
« Última modificação: 18 de Julho de 2012, 21:44 por Rodrigo-live »
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo intel Intel
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2012, 20:57 »
Qual Ubuntu vc está usando? E qual o modelo dessa placa de vídeo?

Estranho, o Ubuntu tem um ótimo suporte para placas Intel. Nunca vi dando chabu. Não tem nada a ver ter instalado o sistema com a placa antiga e não estar funcionando a nova por causa disso. Tem sim, como verificado abaixo, se não for desinstalados os drivers proprietários (Nvidia), os drivers entram em conflito.
« Última modificação: 18 de Julho de 2012, 21:50 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2012, 20:58 »
Olá amigos, estou tendo um pequeno problema quanto aos drivers de vídeo intel, eu usava uma placa de vídeo Geforce, mas a mesma deu problemas e tive que remove-la. Só que agora meu Ubuntu está sem aceleração 3D, acho que devido eu ter instalado o sistema com a antiga placa de vídeo, os drivers da placa onboard não foram instalados. Alguém pode me ajudar como proceder ? abraços!

Veja se os pacotes intel-gpu-tools, xserver-xorg-video-intel e libdrm-intel1 estão instalados. Caso não, instale-os e reinicie o seu computador.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Rodrigo-live

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2012, 21:12 »
Qual Ubuntu vc está usando? E qual o modelo dessa placa de vídeo?
Estou usando o ubuntu 12.04 e a placa é : 00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 03)
@Linuser104 eu verifiquei e os pacotes
intel-gpu-tools, xserver-xorg-video-intel e libdrm-intel1
estão todos instalados...
ouvi dizer que se instalar um novo kernel poderia resolver, mas se eu fizer isso teria que ser um em faze de testes pq meu sistema já está atualizado...
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2012, 21:27 »
Cara, desinstala tudo relacionado à sua placa Geforce, reinicia e vê se os efeitos 3D aparecem aí. Geforce é da Nvidia né? desinstala tudo que tiver Nvidia no nome.

Edit: Vc instalou os drivers proprietários da Nvidia antes, quando a placa funcionava, não foi?
« Última modificação: 18 de Julho de 2012, 21:28 por Sergio Benjamim »

Offline Rodrigo-live

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2012, 21:33 »
Vc instalou os drivers proprietários da Nvidia antes, quando a placa funcionava, não foi?
Sim instalei, vou remover agora e ver se volta ao normal! nem tinha pensado nisto!! jajá retorno com os resultados!

Offline Rodrigo-live

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2012, 21:44 »
Realmente o Sergio Benjamim estava completamente certo! removi todos os pacotes relacionados a Nvidia e os drivers da intel voltaram a funcionar! Mas ressalto! Muito cuidado  se remover o pacote "nvidia-common" ele remove junto o ubuntu desktop!!
Obrigado a todos pela atenção!

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2012, 21:52 »
O tópico está como resolvido, mas tenho uma dúvida: se os drivers da intel estão devidamente instalados, pq ainda assim os drivers proprietários da Nvidia entram em conflito? Pra mim isso é um bug, ou vcs acham normal?

Offline nomade

• O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2012, 23:28 »
Você não pode ter os dois instalados, pois o os drivrers da intel estão inseridos no Kernel Linux (explicando a grosso modo), não são proprietários, são parte do Kernel (pois a intel é uma das principais parceiras contribuintes na manutenção do Kernel Linux). Quando você instala um driver proprietário, seja da nVidia ou AMD Radeon, ela se torna prioritária no funcionamento da parte gráfica do sistema (também explicando a bem grosso modo). Quando você desabilita o driver proprietário logo o da Intel entra em ação novamente.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2012, 23:33 »
Mas não deveria haver algum jeito do kernel reconhecer o hardware, e trocar logo para o driver da Intel? Simples assim, ou os desenvolvedores do kernel só quiseram complicar mais um pouco?

Offline nomade

• O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2012, 00:18 »
O sistema reconhece o Hardware, tanto que sugere a instalação do driver proprietário quando é necessário. Mas olha, a intenção é que o sistema execute tarefas simples de forma simples, quanto mais você complica o código maior é a possibilidade de erro, quando entra um driver proprietário ele é executado em primeiro palno, pra entrar o da intel tem que remover o proprietário, isso é simples, de outra forma complica e gera variações no funcionamento. Programação é assim. Se serve de justificativa de certa forma, no Windows e no Mac OSX funciona mais ou menos da mesma forma, só que você deve desinstalar um driver para colocar outro, pois o da Intel não vem no Kernel deles. Você não vai conseguir ter dois drivers no sistema se não dá erro.  
« Última modificação: 19 de Julho de 2012, 00:21 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS