Autor Tópico: problema com compartilhamento samba  (Lida 2618 vezes)

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
problema com compartilhamento samba
« Online: 18 de Julho de 2012, 11:30 »
estou com o seguinte problema, em meu samba esta tudo rodando perfeitamente, com pastas e niveis de hierarquia corretamente... quase todas as pastas tem usuario e senha para acesso..


mas tem 1 pasta que preciso que fique sem senha...e ai que ta o problema


segue abaixo como esta no samba a pasta que deveria ser publica
[share]
   comment = compartilhamento publico
   browseable = yes
   path = /share
   guest ok = yes
   read only = no
   create mask = 0777
   writeable = yes


essa pasta tem que ser totalmente publica com acesso total... entao dei um chmod 777 share -Rv nela...e coloquei o dono e o grupo assim chown nobody:nogroup /share -Rv


e mesmo assim a mardita me pede usuario e senha...


obs: por que quero que nao pessa senha? R: pq tenho um sistema comercial que fica nos clientes...e essa pasta fica os arquivos do BD entao para isso se pedir senha o sistema da acesso recusado..e nao loga..sem assim nao funciona nada do sistema... ja havia feito isso a muito tempo atraz...mas agora nao me lembro oq fiz...alguem tem uma luz??

ubuntu 10.04 LTS Server Edition

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: problema com compartilhamento samba
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2012, 12:24 »
Se seu servidor está rodando em modo "security = user" (e eu espero que esteja), ele sempre vai pedir um usuário/senha.

Sugestão: crie um usuário genérico, faça as máquinas que acessam o sistema comercial mapearem automaticamente a pasta no boot com esse usuário.

PS: Nem precisa dizer que a segurança desse sistema, dessa forma, é zero, não? Qualquer um pode alterar os dados desse BD a qualquer momento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: problema com compartilhamento samba
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2012, 12:33 »
Se seu servidor está rodando em modo "security = user" (e eu espero que esteja), ele sempre vai pedir um usuário/senha.

Sugestão: crie um usuário genérico, faça as máquinas que acessam o sistema comercial mapearem automaticamente a pasta no boot com esse usuário.

PS: Nem precisa dizer que a segurança desse sistema, dessa forma, é zero, não? Qualquer um pode alterar os dados desse BD a qualquer momento.


sim sim sim...intendo...mas essa pasta esta browseable = no..e somente o dono sabe o nome do diretorio...sendo assim nao tem problema de segurança..pois somente o dono acessa o sistema tambem...


mas eu nao tinha pensado no mapeamento...boa idéia...vou testar..obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: problema com compartilhamento samba
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2012, 12:39 »
Segurança por obscuridade não funciona, cara. Ainda mais num sistema que usa e abusa de broadcasts como a rede windows.
Mas isso é coisa pra se ver depois. Por exemplo, depois de ver um jeito de migrar a base pra SQL, e assim eliminar a necessidade de usar a base de dados mapeada.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: problema com compartilhamento samba
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2012, 16:00 »
la é o seguinte...esta rodando o firebird 1.5, pois o sistema só roda nesse bd...sendo assim as maquinas que vai acessar "2" maquinas apenas, mas se for fazer mapeamento realmente sem duvida compensa colocar senha... ai salvo a senha nos 2 computadores para que ninguem tenha acesso fora os 2...

vou tentar mais tarde...vlw

qqr coisa posto o resultado aqui

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: problema com compartilhamento samba
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2012, 09:48 »
   [share]
   guest account = user
   writeable = yes
   path = /share
   force directory mode = 777
   force create mode = 777
   comment = compartilhamento publico
   create mode = 777
   public = yes
   directory mode = 777

substitua user pelo nome de um usuário válido e que tenha permissões no diretório, pode ser seu usuário.
Dessa forma, todos entrarão sem senha e terão as permissões do seu usuário sobre o diretório.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: problema com compartilhamento samba
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2012, 00:40 »
   [share]
   guest account = user
   writeable = yes
   path = /share
   force directory mode = 777
   force create mode = 777
   comment = compartilhamento publico
   create mode = 777
   public = yes
   directory mode = 777

substitua user pelo nome de um usuário válido e que tenha permissões no diretório, pode ser seu usuário.

Dessa forma, todos entrarão sem senha e terão as permissões do seu usuário sobre o diretório.


vou tentar isso tambem cara..vlw dps posto o results aqui...thank's