Autor Tópico: Memória de vídeo compartilhada  (Lida 1506 vezes)

Willder

  • Visitante
Memória de vídeo compartilhada
« Online: 17 de Julho de 2012, 19:38 »
Eu já relatei aqui algumas vezes sobre o desempenho baixo de vídeo em jogos e aplicativos 3D. Ocorreu-me de que quando eu usava o Windows, nas propriedades gráficas a memória Total era exibida como 2GB, mas a dedicada era apenas 128MB, e essa é a memória que tenho disponível no Ubuntu.

Fiquei intrigado com isso, não sou expert nem no Windows e muito menos aqui no Ubuntu, mas acho que o campo "Memória compartilhada" no Windows refere-se à Memória RAM que pode ser usada para a Memória de Vídeo.

Pesquisando sobre isso, encontrei essa dica no Viva o Linux que fala como configurar a memória destinada à placa de vídeo OnBoard, mas tive uma pequena dúvida antes de realizar o procedimento, os campos indicados na dica são diferentes, nela temos isso:

Código: [Selecionar]
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03)
Subsystem: Uniwill Computer Corp Device 9913
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx-
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- SERR- Latency: 0
Interrupt: pin A routed to IRQ 10
Region 0: Memory at b0080000 (32-bit, non-prefetchable) [size=512K]
Region 1: I/O ports at 1800 [size=8]
Region 2: Memory at c0000000 (32-bit, prefetchable) [size=256M]
Region 3: Memory at b0040000 (32-bit, non-prefetchable) [size=256K]
Capabilities: <access denied>
Kernel modules: i915

E no meu, isso:

Código: [Selecionar]
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx+
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR- INTx-
Latency: 0
Interrupt: pin A routed to IRQ 48
Region 0: Memory at fe000000 (64-bit, non-prefetchable) [size=4M]
Region 2: Memory at c0000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]
Region 4: I/O ports at f000 [size=64]
Expansion ROM at <unassigned> [disabled]
Capabilities: <access denied>
Kernel driver in use: i915
Kernel modules: i915

Ou seja, os campos Memory at fe000000 (64-bit, non-prefetchable) [size=4M] estão em Megabytes ([size=4M]), e não em Kilobytes como na dica, então fique em dúvida de qual valor colocar no xorg.conf.new

Alguém sabe qual valor colocar?  ???

P.S.: Fiquei em dúvida onde criar o tópico, como só uso o Ubuntu há 1 mês, sou iniciante.  ;D

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Memória de vídeo compartilhada
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2012, 06:39 »
Eu já relatei aqui algumas vezes sobre o desempenho baixo de vídeo em jogos e aplicativos 3D. Ocorreu-me de que quando eu usava o Windows, nas propriedades gráficas a memória Total era exibida como 2GB, mas a dedicada era apenas 128MB, e essa é a memória que tenho disponível no Ubuntu.

Fiquei intrigado com isso, não sou expert nem no Windows e muito menos aqui no Ubuntu, mas acho que o campo "Memória compartilhada" no Windows refere-se à Memória RAM que pode ser usada para a Memória de Vídeo.

Pesquisando sobre isso, encontrei essa dica no Viva o Linux que fala como configurar a memória destinada à placa de vídeo OnBoard, mas tive uma pequena dúvida antes de realizar o procedimento, os campos indicados na dica são diferentes, nela temos isso:

Código: [Selecionar]
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03)
Subsystem: Uniwill Computer Corp Device 9913
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx-
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- SERR- Latency: 0
Interrupt: pin A routed to IRQ 10
Region 0: Memory at b0080000 (32-bit, non-prefetchable) [size=512K]
Region 1: I/O ports at 1800 [size=8]
Region 2: Memory at c0000000 (32-bit, prefetchable) [size=256M]
Region 3: Memory at b0040000 (32-bit, non-prefetchable) [size=256K]
Capabilities: <access denied>
Kernel modules: i915

E no meu, isso:

Código: [Selecionar]
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx+
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR- INTx-
Latency: 0
Interrupt: pin A routed to IRQ 48
Region 0: Memory at fe000000 (64-bit, non-prefetchable) [size=4M]
Region 2: Memory at c0000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]
Region 4: I/O ports at f000 [size=64]
Expansion ROM at <unassigned> [disabled]
Capabilities: <access denied>
Kernel driver in use: i915
Kernel modules: i915

Ou seja, os campos Memory at fe000000 (64-bit, non-prefetchable) [size=4M] estão em Megabytes ([size=4M]), e não em Kilobytes como na dica, então fique em dúvida de qual valor colocar no xorg.conf.new

Alguém sabe qual valor colocar?  ???

P.S.: Fiquei em dúvida onde criar o tópico, como só uso o Ubuntu há 1 mês, sou iniciante.  ;D

Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente., clique aqui.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Willder

  • Visitante
Re: Memória de vídeo compartilhada
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2012, 18:32 »
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente., clique aqui.

Edvaldo, obrigado pela resposta, mas não achei nada relacionado ao meu problema no link que você passou.