Autor Tópico: Lançador  (Lida 2510 vezes)

Offline Osmario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Lançador
« Online: 17 de Julho de 2012, 09:06 »
Bom dia!

Instalei o Ubuntu 12.04 mas não consigo usar por que:
1. O Lançador não aparece, ou seja, a barra do Lançador com seus ícones não aparecem.
2. A barra superior horizontal onde ficam os ícones de som, correio eletrônico, relógio etc. também não aparece.

Dessa forma não tenho acesso às outras funções.
A resolução de video parece correta. O mouse funciona corretamente. Clicando com o botão direito em qualquer área livre do desktop tenho acesso a menus de contexto como criar pastas, mudar a aparência e até acessar o item configurações.

Obrigado por qualquer ajuda
Osmário

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Lançador
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2012, 09:17 »
Ola

Por favor informe ao forum se no momento do logon em sua conta de usuario, após digitar o nome você clicou no simbolo do Ubuntu acima a direita do campo de nome e escolheu Ubuntu 2D ou modo sem efeitos.

Fazendo isto o problema permanece?

Aparentemente você tem problemas de configuração de drivers de video.

Poste o que já fez para acertar seu driver de video, pois já vi outro topico seu relatando este problema.

[]'s

Offline Osmario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Lançador
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2012, 11:02 »
Olá Tota

No meu primeiro post relatei o problema mas, como não obtive resposta, reinstalei o Ubuntu a partir do zero. Após esta segunda instalação, como o problema continua, fiz a segunda postagem tendo como assunto "Lançador"
Não escolhi 2D ou sem efeitos. Apenas, quando solicitado, coloquei minha senha, criada quando da instalação.  Minha configuração de video é 1920 x 1080 - 60. Estes valores aparecem quando o Ubuntu inicia e, se tento mudar fazendo uso do botão direito do mouse no item aparência, o Ubuntu me informa que a melhor resolução de video é esta mesma.
Faltei informar mais alguma coisa?

Grato
Osmario

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Lançador
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2012, 13:43 »
Ola

Experimente o 2D ou modo sem efeitos para testar

[]'s

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Lançador
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2012, 14:04 »
Talvez o usuário ainda não saiba como escolher iniciar pelo unity 2D. Tente encerrar a sessão pela rodinha dentada no lado direito superior da tela, se esta estiver visível ou usando CTRL+ALT+DEL e escolha a opção Ubuntu 2D para iniciar nova sessão. Veja se vai funcionar!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline Osmario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Lançador
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2012, 20:09 »
Olá Tota
Olá Beto Pinheiro

Segui vossas sugestões, escolhi 2D e funcionou. Por via das dúvidas, reiniciei o Pc e, afortunadamente, deu certo. Estou digitando esta resposta usando o pc com o o Ubuntu instalado e não através do disco de iniciação.
Gostaria de compartilhar com vocês algumas constatações que obtive comparando o que aparece quando uso o disco de iniciação e quando uso o Ubuntu instalado

Com o disco de iniciação:
- funciona perfeitamente, o Ubuntu reconhece o monitor - Sansung Eletric Company 24''
- posição do lançador (em Configurações - Monitor) - Sansung Eletric Company 24''

Com o Ubuntu instalado no pc:
- monitor - Laptop
- posição do lançador (em Configurações - Monitor) - Laptop

Se escolho Todos os Monitores e mando detectar monitores, o Ubuntu não encontra nada e fica eternamente procurando até que eu cancele a operação.
Tal fato me leva a crer que o disco de iniciação tem o drive do monitor e o Ubuntu instalado não (estou certo?). Se for o caso, teria como copiar este drive para o pc, ou seja, copiar o drive do disco de iniciação para o diretório onde ficam os drives de monitor e usá-lo então?

Obrigado mais uma vez por tudo.
[ ]s Osmario

Offline Osmario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Lançador (Resolvido)
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2012, 19:28 »
Boa Noite!

Consegui resolver o problema assim:

Usando o Terminal digitei:
sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-current

A partir de então o Ubuntu passou a reconhecer o monitor e me possibilitou trabalhar fora da resolução 2D.

Obtive tal código no link
http://www.noobslab.com/2011/09/nvidia-drivers-for-ubuntu-1110-oneiric.html

Obrigado a todos.