Autor Tópico: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona  (Lida 16715 vezes)

Offline rlsimoes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Online: 16 de Julho de 2012, 16:28 »
Senhores,

Boa tarde,

Estou precisando de ajuda para resolver um problema que pensei que seria simples, mas está muito complicado.

Tenho em casa 3 computadores lap-top que estavam em rede com windows 7, mas como estou determinado a migrar de vez para linux-ubuntu, estou enfrentando muitas dificuldades.

Primeiro mudei meu sistema e passei a usar ubuntu 9.04 com windows em dual boot, e assim que me acostumei, o suficiente e resolvi muitos entraves, quando instalei a versão 12.04 do Ubuntu, retirei totalmente o windows na minha máquina. Após alguns ajustes, consegui fazer funcionar a rede entre meu micro e os outros 2 (minha esposa e minha filha), esses com win7.

No fim de semana, para minha surpresa, minha esposa concordou em retirar totalmente o windows também. Fizemos todos os testes com seus bancos e outros que ela ainda tinha dúvidas, e ao vermos que tudo funciona perfeitamente no Ubuntu 12.04, retirei totalmente o win7 do micro dela e instalei o Ubuntu 12.04 LTS.

Juro que pensei que fazer os dois micros funcionarem em rede doméstica seria mais fácil do que quando era uma rede mista de linux com windows, mas me enganei...

Agora, o meu micro com Ubuntu 12.04 funciona tudo perfeitamente, e o de minha esposa também. Funciona Internet, nossos bancos, etc., tudo perfeito. Mas a rede doméstica, fazer com que nossos micros se comuniquem e troquem arquivos, simplesmente não funciona de jeito nenhhum, com nenhuma das dicas que já vi aqui e em vários outros sites.

Por isso, resolvi pedir ajuda.

Preciso de duas coisas:

1 -  Já tentei tanta coisa e instalei tantos recursos, que acredito que será preciso fazer uma limpeza nos micros, principalmente no meu, e começar de novo, do zero. Não sei como desinstalar tudo o que possa estar atrapalhando. Aliás, não sei nem como começar a procurar o que pode estar atrapalhando.

2 - Preciso de uma dica, de algum tutorial ou de alguma mensagem que alguém já tenha postado e que possa me ajudar. Já procurei demais, e não acho nada que resolva.

Algumas informações que podem ser importantes (ou não, sei lá...).

1 - Todos os micros são notes da Dell, sendo o meu mais velho, modelo Inspiron 1525 e os outros 2 são modelo Inspiron 4030;
2 - Minha rede é NET, com modem THOMSON e roteador wireless D-Link DIR-615 (configurado na época em que tudo era win7);
3 - A última dica que estava tentando seguir, dizia para configurar o Samba editando a página smb.conf, mas ao tentar, recebo a seguinte mensagem (operando o terminal como root):

Citar
root@ronaldo-1525:/home/ronaldo# gedit /etc/samba/smb.conf

** (gedit:3950): WARNING **: A conexão está fechada

(gedit:3950): EggSMClient-WARNING **: Failed to connect to the session manager: None of the authentication protocols specified are supported


** (gedit:3950): WARNING **: Could not connect to session bus
root@ronaldo-1525:/home/ronaldo#


4 - Tenho instalados os programas FIREWALL e Firestarter e não sei se eles estão bloqueando alguma coisa;
5 - Quando a rede era entre Ubuntu e Win7, eu editei o smb.conf tranquilamente, mas agora não consigo acessar o arquivo no gedit.
6 - Se a solução passar por uma reconfiguração do roteador wireless, preciso tomar cuidado para não criar um problema com o acesso dos meus filhos à internet com o Play-Station 3, e isto é um assunto no qual sou ainda mais leigo do que em rede doméstica para micros...

Como disse, já instalei e reinstalei o samba, instalei e configurei o "gnome-network-admin" duas vezes, e não sei mais onde buscar solução.

Aguardo a ajuda de vocês. Já vi em outros tópicos que alguns colaboradores pedem para colar o resultado de alguns comandos do terminal, mas como nem sei mais por onde começar a resolver, preferi aguardar caso alguém me peça algo parecido.

Obrigado pela atenção dos que puderem me ajudar.

Resolvendo a questão da rede doméstica, vou instalar o Ubuntu no micro da minha filha também, e vamos eliminar de vez o windows em nossa casa.

Abraço.

rlsimoes

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2012, 23:12 »
Para editar esse arquivo
Citar
root@ronaldo-1525:/home/ronaldo# gedit /etc/samba/smb.conf

** (gedit:3950): WARNING **: A conexão está fechada

(gedit:3950): EggSMClient-WARNING **: Failed to connect to the session manager: None of the authentication protocols specified are supported


** (gedit:3950): WARNING **: Could not connect to session bus
root@ronaldo-1525:/home/ronaldo#
Precisa fazer assim (como usuário normal)

$gksu gedit /etc/samba/smb.conf

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2012, 07:23 »
Ao colega rlsimoes

Não sei se o colega deu com a seguinte instrução http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,71424.msg397526.html#msg397526   guardo-a até hoje, comigo é o que me permite ligar as minhas três máquinas e ás vezes quatro, pelo menos é a instrução que sigo sempre, ás vezes tenho de recomeçar mas no fim a ligação entre máquinas fica a funcionar

O que recomendo é que se tem de perceber muito bem e não falhar nenhum passo, havendo falha é melhor apagar o que foi feito e recomeçar

Espero que ajude porque dou valor a esse problema, eu apanhei porrada durante um ano ou mais, isto não é exagero.

Uso o samba instalado pelo Synaptic e pela central de programas porque um deles mostra ecrã gráfico.

JFMMF

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2012, 12:14 »
Olá rlsimoes,

Se você diz que as máquinas já estavam configuradas para a rede doméstica, em teoria não haveria necessidade de alteração na primeira máquina Linux.

Esclareça uma coisa, em qual máquina ficarão os arquivos que você quer compartilhar? É preciso definir isso, pois não é preciso quase nada para que o Ubuntu acesse os arquivos que ficam na máquina windows; no entanto, para que o contrário ocorra, é preciso instalar o pacote samba completo (a instalação padrão é mínima).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rlsimoes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2012, 12:42 »
Ao Andry:

Valeu pela dica. Como eu estava usando o terminal como root, nem imaginei a possibilidade de usar um comando para "não root". Mas funcionou. Infelizmente, mesmo editando o smb.conf, ainda não funcionou.

Ao JFMMão de Ferro:

Meu problema aparentemente é mais complexo. Como disse anteriormente, meu d-link router está configurado desde a época em que tudo aqui era win7, e desta forma, ele trabalha com IPs dinâmicos, ou seja, a cada dia, o IP de minha máquina pode ser alterado. Para dar uma ideia melhor do meu problema, quando eu trabalho até mais tarde, e durmo até mais tarde, quando acordo a rede já está ligada, e há outros aparelhos já conectados, como celulares, Ipads, notes, etc.

Ao zekkerj

Meu amigo, sou ambicioso! eh eh Na verdade, não quero compartilhar mais nada com windows. Meu computador está só com Ubuntu 12.04 e o de minha esposa também. E assim que resolver isso do acesso, vou tirar o windows do micro da minha filha também. Ou seja, quero uma rede funcionando apenas com Ubuntu (no momento, 12.04 em tudo). Quanto a qual micro servirá arquivos, queria que fossem todos. Na rede windows, eu e minha esposa sempre compartilhamos arquivos de um micro a outro, em mão dupla. E o micro de minha filha serve como "servidor de impressão", porque nossa impressora não é wi-fi, e fica plugada no micro da minha filha, no quarto dela. Será que neste caso, não tendo mais nenhum micro com windows na casa, não seria o caso de retirar o samba? Será que ele tá atrapalhando na rede entre ubuntus?

Um panoramo aqui em casa seria:

Neste momento em que estou escrevendo, há dois celulares na rede, via wi-fi (meu filho e meu sobrinho), o outro filho está usando o IPad, minha filha e uma amiga (estão de férias) estão jogando com o PlayStation, on-line e eu e minha esposa estamos com os micros ligados. Há 6 endereços IPs que foram atribuídos por ordem de entrada hoje, e amanhã serão diferentes...

Normalmente, fora das férias em que a casa enche de filhos e sobrinhos, a rede trabalha normalmente com 3 micros (notes Dell), 3 celulares, 1 IPad e 1 PlayStation3.

Sei que há ganhos enormes na troca dos sistemas de win para Ubuntu, e isso nem se discute. Porém, quando era tudo win, eu nem me lembrava que existem endereços IPs, roteadores, etc. Queria que a rede com Ubuntu funcionasse da mesma forma, e tenho convicção de que isto é possível, só não descobri ainda como fazer.

Ainda não desisti, nem vou. Mas já fiz tudo o que encontrei por aqui, todas as configurações e instalações, etc., e nada funcionou. Quando entro na rede, vejo a rede criada para Ubuntu, ao lado da antiga rede MSHOME, que ainda está instalada. Acredito até que isto seja parte do problema... Mas apesar de "ver" a rede Ubuntu, ela está dentro do que meu sistema identifica como "Rede Windows", e acredito que seja porque o roteador foi configurado pelo win7.

O que eu queria era uma dica de como alterar o arquivo smb.conf de forma a tornar o acesso e o reconhecimento da rede totalmente automático, como era antes, sem com isso inviabilizar a utilização da mesma rede por outros aparelhos como celulares (com Android), IPad (nem sei qual é o sistema dele), PlayStation (idem), etc.

Sei que talvez esteja querendo demais para uma ajuda não remunerada, e talvez o certo seria contratar um profissional de redes, cujo conhecimento deve ser reconhecido e pago, mas por enquanto me recuso a assumir que o Ubuntu é mais complicado que o win7 e que eu sozinho, com a ajuda de pessoas mais experientes que eu em Ubuntu, não consigo fazer isso tudo funcionar...

Vou continuar tentando e aguardo mais ideias dos colegas de fórum. Até hoje, todas as dificuldade que tive, resolvi por aqui. Acho que vai dar de novo...

Se for preciso, com as dicas que encontrar, vou reconfigurar o roteador, os micros e até os celulares se precisar... Só não dá para reconfigurar o IPad e o PlayStation... E acredito que mesmo com todos os micros rodando Ubuntu, não será preciso alterar nada no modem da NET, mas realmente não tenho nem certeza disso.

Será que o caminho seja atribuir endereço IP fixo para todos os aparelhos?

Resumindo geral: Quero uma rede exclusiva Ubuntu entre 3 notes, sendo que um com a impressora compartilhada para os demais. Se alguém vier em casa e precisar usar a internet, mesmo com windows, não será preciso entrar na rede doméstica, mas apenas acessar o roteador wi-fi. E na rede, não preciso de acesso entre micros e outros aparelhos (playstation, IPad, celulares), mas apenas que estes outros não sejam impedidos de acessar a Internet.

Obrigado por enquanto, e vamos em frente!

rlsimoes

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2012, 19:34 »
Se vc não vai mais utilizar o Windows não instale o pacote samba nos micros que funcionarão com o Ubuntu.

A forma mais indicada é usar o SSH.

Instale o pacote openssh-server nos micros que precisam ser acessados. Aconselho que instale em todos.
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install openssh-server
Quando quiser acessar qq micro na rede basta seguir o tutorial abaixo:

Como conectar-se a um servidor de arquivos.

No gerenciador de arquivos (Nautilus), clique em Arquivo ▸ Conectar ao servidor....
Digite o endereço do servidor, selecione o tipo de servidor, no seu caso SSH e digite todas as informações adicionais requisitadas. Então, clique Conectar.

Para servidores na Internet, geralmente você poderá usar o nome de domínio (p. ex., ftp.example.com). Para computadores na sua rede local, entretanto, você terá que usar o endereço IP numérico.

Uma nova janela irá ser aberta mostrando os arquivos no servidor. Você poderá navegar pelos arquivos como faria em seu próprio computador.
O servidor também será adicionado à barra lateral para que você possa acessá-lo rapidamente no futuro.

Aconselho vc a navegar pela configuração do seu roteador e na parte de configuração DHCP, fixar o IP de acordo com o endereço MAC da placa de rede dos micros. A maioria dos roteadores existe esta configuração.
Assim o roteador sempre entregara o mesmo IP para o mesmo computador.
Nos computadores não precisara fazer configuração nenhuma com relação a rede.
A não ser configurar o firestarter para liberar o trâfego de entrada somente para sua rede (É preciso saber o IP e máscara utilizado na rede). Na minha utilizo o 192.168.1.0/24 ou 192.168.1.0/255.255.255.0. Veja qual o seu caso. Se não souber, cole a saída do comando:
Código: [Selecionar]
sudo ifconfig eth0
Se vc conseguir esta parte poderemos personalizar mais este serviço utilizando: Acesso a outro micro utilizando SSH sem usar senha e/ou MOntar automaticamente um compartilhamento SSH.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2012, 20:24 »
Olá Pessoal, boa noite!

Putz, será que até hj a única coisa que eu (e 99,99% das pessoas que migram do Windows) não consegui foi montar uma rede entre dois ubuntus??? E, mesmo que já conseguiu (?) teve que fazer na unha! Poxa, Linux(Ubuntu) é uma das melhores coisas que eu fiz nestes últimos 13 anos de uso de PC.

Desenvolvedores: Acordem, pois se eu não consigo montar uma rede entre dois computares (coisa que até anencéfalo fazia do w...) usando Ubuntu, como posso convencer os demais para virem para o lado bom da força!?

Desculpem o desabafo e me solidarizo com o colega que está passando por dificuldades...

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2012, 23:42 »
Putz, será que até hj a única coisa que eu (e 99,99% das pessoas que migram do Windows) não consegui foi montar uma rede entre dois ubuntus???
Putz! Coisa mais fácil.
Eu sempre achei a do Windows o Ó do borogodó

E, mesmo que já conseguiu (?) teve que fazer na unha! Poxa, Linux(Ubuntu) é uma das melhores coisas que eu fiz nestes últimos 13 anos de uso de PC.
Não é difícil. Só basta se familiarizar.
Vc pode usar a "Central de Programas do Ubuntu" e procurar por "openssh-server"

Ou usar o terminal e digitar:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install openssh-serverou
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install openssh-serverSe o aptitude não estiver instalado, instale primeiro.

Após instalar é só colocar no nautilus o seguinte:
sftp://nome_usuario_do_micro_que_quer_acessar@ip_do_micro_que_quer_acessar

Vamos supor que vc queira acessar o micro 192.168.1.100 da rede com a conta root.
Basta digitar na barra de localização do Nautilus (Ctrl+L) o endereço "sftp://root@192.168.1.100"
Será pedida a senha do root do micro em questão e se for a correta, vc terá livre acesso a todo o micro.

Isto é difícil?

Desenvolvedores: Acordem, pois se eu não consigo montar uma rede entre dois computares (coisa que até anencéfalo fazia do w...) usando Ubuntu, como posso convencer os demais para virem para o lado bom da força!?

Desculpem o desabafo e me solidarizo com o colega que está passando por dificuldades...
Posso citar várias coisas que vc fazia no Windows, depois de aprender é claro, e que no linux é muito mais fácil.
Aceite o meu conselho. Não convença mais ninguém a usar o Linux. Se nem vc acredita no potencial dele. O potencial dele depende do seu conhecimento. Pode ser que QQ anencéfalo fazia isto no Windows, mas no Linux é vc que está fazendo e se não funciona é PQ vc não soube fazer.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2012, 11:46 »
kkk, Era só o que me faltava...

"Putz! Coisa mais fácil.
Eu sempre achei a do Windows o Ó do borogodó

Pode ser que QQ anencéfalo fazia isto no Windows, mas no Linux é vc que está fazendo e se não funciona é PQ vc não soube fazer."


"E se nem você acredita no potencial do Linux"...

Se enxerga, em que momento falei isso?. A gente vem pro fórum e ainda tem que ouvir uma coisa dessas. Não uso mais w... por opção e vou convencer sim muita gente a usar ubuntu. Agora, respeite os colegas que não veem "tanta facilidade" quanto você. Sinceramente, não ajuda nada e fica parecendo que vc só quer aparecer.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, 11:49 por Samuel Ubuntu do Sur »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2012, 12:26 »
Se enxerga, em que momento falei isso?. A gente vem pro fórum e ainda tem que ouvir uma coisa dessas. Não uso mais w... por opção e vou convencer sim muita gente a usar ubuntu. Agora, respeite os colegas que não veem "tanta facilidade" quanto você. Sinceramente, não ajuda nada e fica parecendo que vc só quer aparecer.

Não queria te deixar magoadim!!!!

É que estou de saco cheio de comparações com o Janelas.
E o que mais aparece aqui são noobies perguntado: "PQ no Linux é tão difícil fazer isto se no Janelas era tão fácil".

Este pessoal nunca devia ter saido do "Janelas", Nunca devia ter experimentado o Linux.

Linux é pra quem gosta de aprendizado constante. Pra quem gosta de desafios. Pra quem quer conhecer o sistema a fundo.

Note que neste tópico vc não apareceu pra ajudar o companheiro em dificuldade, mas para fazer um comentário, ao meu ver desnecessário. Você não conseguiu colocar dois ubuntus em rede? Ótimo! Acompanhe o tópico e veja se o camarada conseguirá e aprenda alguma coisa.
Mas que o seu comentário foi desnecessário, a isto foi!
E não vejo mais necessidade de continuar este debate se não for para ajudar o amigo em apuros.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2012, 15:37 »
Ok Então, sem ressentimentos... Só para acrescentar: Usando o sambaadmin também não consegui... talvez tente sua sugestão como um quebra-galho (só que quando aparecer algum usuário com janelas - e concordo com você, tá cheio de gente falando o que disse - não vai dar para montar rede). Vamos então esperar.

Offline lapc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #11 Online: 16 de Agosto de 2012, 22:35 »

Acho que há um bug na instalação do Samba no Ubuntu, pois tentei acessar o mesmo (Samba) pelo Terminal e obtive uma resposta de que o pacote não está instalado o que não é verdade. Não reconhecendo a instalação do pacote (Samba) o compartilhamento não é realizado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #12 Online: 16 de Agosto de 2012, 23:38 »
O que isso tem a ver com o resto do tópico?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rlsimoes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #13 Online: 20 de Setembro de 2012, 21:21 »
Boas!

Senhores, desculpem o sumiço. Fiz uma pergunta muito importante para meu projeto de alterações domésticas, mas em seguida foram férias, viagens a trabalho, etc., e acabei me afastando um pouco do projeto.

Infelizmente, minha esposa, por conta desse meu afastamento por muitos compromissos, preferiu voltar temporariamente ao sistema anterior, pois sem minha ajuda aqui em casa, ela ficou muito perdida com o Ubuntu.

E como vou passar alguns meses mergulhado em um grande projeto no trabalho, não vou insistir nisso com ela por enquanto.

Anotei as observações de todos, principalmente os nomes dos aplicativos e os comandos de terminal. Assim que puder voltar minha atenção para isso, postarei os resultados, com certeza.

Porque estou determinado a fazer com que a rede doméstica aqui em casa seja Ubuntu! Mas não basta fazer tudo funcionar, se eu não tiver um tempo para ajudar nas adaptações de todos por aqui. Concordo com o colega SelvaKing que disse que é uma questão de costume e de vontade de aprender algo novo. Complicado todos eles são (SOs) para quem nunca viu nenhum. Já dei aula de informática para vários níveis de usuários, desde iniciantes até desenvolvedores web, e sei que o outro sistema pode ser muito complicado também para quem não está acostumado. Afinal de contas, para usuários realmente "domésticos", até fazer backup é complicado...

Mas vou dizer uma coisa: Para usuários domésticos como a minha esposa, que não sabe fazer um backup nem prevenir-se de infestações (virus e malwares) durante navegação na internet e leitura de e-mails, com certeza absoluta o Ubuntu é melhor pedida! Se é para não saber o que tá fazendo e ficar dependendo de assistência técnica para tudo (que no caso aqui em casa, graças a Deus, sou eu, senão gastava uma fortuna), com certeza o Ubuntu é muito mais seguro!

Obrigado a todos, por enquanto!

Abraços!

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Rede doméstica apenas com Ubuntu 12.04 - Não funciona
« Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2013, 08:46 »

Pessoal, bom dia!

Por questões de força maior, tenho que conseguir fazer uma rede Ubuntu/Ubuntu/Windowns funcionar.

Trabalho numa prefeitura (Belo Horizonte) e as condições de trabalho são ruins, incluindo-se nelas os computadores. Já reinstalei o PC com Windows lá 3 vezes, mas o PC tá muito bichado. A contra-gosto, comprei um PC na Avell para poder utilizar no trabalho: Rodando 12.04 como host e WINXP (pois preciso rodar um sistema da Citrix, O MetaframeXp, que só roda no Windowns.

Lá a rede é XP e consigo usar a Net com ubuntu sem problemas. Contudo, a Impressora é compartilhada e aí que vem o problema: Como fazer rede Ubuntu/Windows via samba funcionar?!

Não sou expert em Ubuntu e já instalei, reinstalei, editei e não consigo.

Minha esperança era este tutorial, pois ele é bem recente.

http://www.unixmen.com/howto-install-and-configure-samba-share-in-ubuntu/

Fiz como está lá, mas, quando eu foi em "Rede" (smb:///), eu consigo ver minha rede, mas quando tento entrar, aparece:

"Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor".

PS: Estão instalados: samba, smbclient e outros afins (não instalei nada de samba4, pois desinstala tudo que já instalei).

Enfim: quero trabalhar melhor, mas tá difícil.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Abraços a todos!