Autor Tópico: Os drivers de vídeo existem, mas por que não funcionam?  (Lida 1901 vezes)

Offline alissista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Os drivers de vídeo existem, mas por que não funcionam?
« Online: 15 de Julho de 2012, 02:57 »
Comprei um notebook HP com placa de vídeo dedicada ATI, coloquei em dual boot os sistemas Windows 7 e Ubuntu 12.04. Para o Windows não precisei fazer nada, uma vez que o driver já estava instalado. No Ubuntu o driver proprietário ATI também apareceu via atualizações. Instalei, mas é como se não tivesse surtido efeito. Ele não alterna a GPU, o que me faz continuar com a GPU de desempenho mesmo fora da tomada, o que faz a bateria acabar rapidamente. Além disso, os efeitos visuais das janelas ficam meio estáticos e lentos, é como se eu tivesse instalado o Ubuntu num computador de 512 mb de ram, sendo que no lado do Windows eu jogo até Call of Duty no máximo.
Na questão da alternância da GPU, eu encontrei um tutorial legal, não é este o problema principal. O problema é que o Ubuntu ficou pesado, lento e travando num computador com boa configuração.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Os drivers de vídeo existem, mas por que não funcionam?
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2012, 09:23 »
Comprei um notebook HP com placa de vídeo dedicada ATI, coloquei em dual boot os sistemas Windows 7 e Ubuntu 12.04. Para o Windows não precisei fazer nada, uma vez que o driver já estava instalado. No Ubuntu o driver proprietário ATI também apareceu via atualizações. Instalei, mas é como se não tivesse surtido efeito. Ele não alterna a GPU, o que me faz continuar com a GPU de desempenho mesmo fora da tomada, o que faz a bateria acabar rapidamente. Além disso, os efeitos visuais das janelas ficam meio estáticos e lentos, é como se eu tivesse instalado o Ubuntu num computador de 512 mb de ram, sendo que no lado do Windows eu jogo até Call of Duty no máximo.
Na questão da alternância da GPU, eu encontrei um tutorial legal, não é este o problema principal. O problema é que o Ubuntu ficou pesado, lento e travando num computador com boa configuração.

Instale os drivers proprietários da Nvidia e ATI/AMD, clique aqui

Que meu único Senhor e Salvador Jesus Cristo continue lhe abençoando.

Espero que resolva o seu problema.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

  Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D


e vamos que vamos.

« Última modificação: 15 de Julho de 2012, 09:25 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Willder

  • Visitante
Re: Os drivers de vídeo existem, mas por que não funcionam?
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2012, 11:35 »
Comprei um notebook HP com placa de vídeo dedicada ATI, coloquei em dual boot os sistemas Windows 7 e Ubuntu 12.04. Para o Windows não precisei fazer nada, uma vez que o driver já estava instalado. [...]

O driver que o Windows instala quando se conecta um novo dispositivo é um driver padrão genérico. Isso quer dizer que ele não vai utilizar todo o potencial da sua GPU, embora suporte efeitos como o Aero do Windows 7 e jogos, então também recomendo que baixe os drivers para o Windows e instale eles.

Siga os passos que o Edvaldo disse e poste aqui o resultado, mas acho que só isso vai resolver o problema.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Os drivers de vídeo existem, mas por que não funcionam?
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2012, 11:49 »
"Comprei um notebook HP com placa de vídeo dedicada ATI..."
"O problema é que o Ubuntu ficou pesado, lento e travando num computador com boa configuração."

Pode ter a melhor configuração do mundo, mas sendo ATI vai ficar uma bosque fezes no Ubuntu. Existem dois tipos de drivers para placas de vídeo ATI:

Edit:


- Os drivers open source, desenvolvidos pela comunidade, na base de engenharia reversa com um certo suporte da ATI/AMD. Não tem suporte para 3D, são drivers simples, que quebram o galho de todas as distros, pois somente estes drivers podem vir em um CD de instalação. Veja:

http://en.wikipedia.org/wiki/Graphics_hardware_and_FOSS#ATI.2FAMD

http://www.x.org/wiki/RadeonFeature


- Os drivers proprietários que a própria ATI desenvolve, suportam 3D e tudo, mas são muito bugados e precisam melhorar muito para ficarem ruim. A ATI faz uma implementação porca para Linux, só se preocupa com o "janelas".

O melhor era vc ter comprado um notebook com placa de vídeo Intel (nunca tive problema com Intel, os drivers são todos abertos) ou com placa Nvidia, que implementa bem os drivers proprietários dela (muito melhor em comparação com a Nvidia). Não sei se vc pode trocar ainda, se puder faça.
« Última modificação: 15 de Julho de 2012, 12:14 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !