Autor Tópico: Ligar dois pcs via cabo crossover  (Lida 10494 vezes)

Offline walterdenoronha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Paz sem voz não é paz, é medo !
    • Ver perfil
Ligar dois pcs via cabo crossover
« Online: 14 de Julho de 2012, 18:59 »
Eis-me qui denovo.  Tenho 2 pcs , ambos com linux 12.4.  minha internet é via radio ligada ao pc por uma placa de rede on bord(PC 1 ) que fica na sala e todo mundo mete a mão , O  segundo pc (velhinho) não tem internet e fica no terraço, comprei um cabo crossover de 20metros e que liga-los em rede.

 Tenho alguma chance ??

Creto

  • Visitante
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2012, 19:49 »
Tera que no minimo ter duas entradas nessa placa uma para a antena e outra para esse cabo (salvo engano) mas creio que é isso sim.

T+

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2012, 12:56 »
Se o cabo estiver montado certinho, vai funcionar. Cabo de 20m é tenso, se não montar direitinho, segundo o padrão da norma, ele não funciona.

Depois é só plugar o cabo, definir IPs na mesma rede em cada ponta (p.ex. 10.42.43.1/24 no primeiro, 10.42.43.2/24 no segundo), e ativar o compartilhamento da conexão.

Esse processo de ativar o compartilhamento pode dar um certo trabalho, de acordo como a internet está configurada atualmente. Tem como postar a configuração atual?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline walterdenoronha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Paz sem voz não é paz, é medo !
    • Ver perfil
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2012, 19:40 »
Se o cabo estiver montado certinho, vai funcionar. Cabo de 20m é tenso, se não montar direitinho, segundo o padrão da norma, ele não funciona.

Depois é só plugar o cabo, definir IPs na mesma rede em cada ponta (p.ex. 10.42.43.1/24 no primeiro, 10.42.43.2/24 no segundo), e ativar o compartilhamento da conexão.

Esse processo de ativar o compartilhamento pode dar um certo trabalho, de acordo como a internet está configurada atualmente. Tem como postar a configuração atual?

 segue as ionforçoes da  conexao :
Geral:
interface : 802.11 WiFi (wlan0)
endereço de hardvare: 00:34:44:11:D6:54
drve : rt2800usb
velocidade: 11 Mb/s
Seguraça : Nenhum

IPv4;

endereço IP; 172.16.0.63
endereço de broadcast; 172.16.0.63
mascara de subrede: 255.255.255.255
rota padrao : 172.16.0.1
DNS primario  172.16.0.1

quanto o cabo crosover a cara que montou me garantio que esta tudo filé ..

fico , no aguardo

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2012, 22:23 »
Essa configuração de ipv4 que vc passou é da conexão de rádio, certo?

Vc configurou isso manualmente, ou no gerenciador de redes?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline walterdenoronha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Paz sem voz não é paz, é medo !
    • Ver perfil
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2012, 11:02 »
Essa configuração de ipv4 que vc passou é da conexão de rádio, certo?

Vc configurou isso manualmente, ou no gerenciador de redes?

Essa configuração  jé estava é o mostra quando eu clico no icone degerenciador de rede, , não alterei em nada . aminha internet é via rádio.

pelo que percebi o buraco é mais em baixo,, é muito copmplicado ??  vc pode me enviar um passo-a-passo ??

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2012, 11:40 »
Eu estou fazendo essas perguntas pra saber se tem como tentar da maneira mais fácil --- pelo próprio gerenciador de redes.

Primeiro, certifique-se de configurar a conexão entre as duas máquinas da forma como eu sugeri lá em cima (10.42.43.1/24 pra primeira máquina, 10.42.43.2/24 pra segunda. A primeira máquina não tem gateway nessa conexão, a segunda usa a primeira como gateway).

Depois, quando você conseguir comunicar entre uma máquina e a outra, vc vai ativar o compartilhamento no próprio gerenciador de redes, na conexão via rádio.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline yuryrodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2012, 11:55 »
Eu estou fazendo essas perguntas pra saber se tem como tentar da maneira mais fácil --- pelo próprio gerenciador de redes.

Primeiro, certifique-se de configurar a conexão entre as duas máquinas da forma como eu sugeri lá em cima (10.42.43.1/24 pra primeira máquina, 10.42.43.2/24 pra segunda. A primeira máquina não tem gateway nessa conexão, a segunda usa a primeira como gateway).

Depois, quando você conseguir comunicar entre uma máquina e a outra, vc vai ativar o compartilhamento no próprio gerenciador de redes, na conexão via rádio.

Uso internet via rádio e compartilho a mesma para um computador com Windows 7 e está tudo funcionando. O único problema que tive é que não deu para compartilhar a internet pelo gerenciador de redes!

Tive que colocar o ip dos dois computadores estáticos como você falou, e colocar o gateway no computador com Windows 7.

Segue minhas configurações. Tente deixar os seus computadores com as informações parecidas com estas:


Configurações da rede local (cabo crossover)


Computador Ubuntu 12.04(conectado a internet):

Método: Manual
IP: 192.168.0.1
Máscara de rede: 255.255.255.0
Gateway: 0.0.0.0

Computador Windows 7(vai receber a internet do Ubuntu):
IP: 192.168.0.2
Máscara de rede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1
Servidor DNS preferencial: 172.16.0.1
Servidor DNS alternativo: 172.16.0.1

O DNS da sua internet você encontra nas informações sobre a conexão da internet via rádio. Pelo que você postou é esse:

172.16.0.1


Verifique se os dois estão conectados. Até este momento você ainda não compartilhou a internet propriamente, apenas conectou os dois. Para compartilhar a internet, siga o tutorial que está no link abaixo, foi o único que funcionou para mim:

http://www.hardware.com.br/dicas/basico-compartilhamento-ufw.html
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, 11:58 por yuryrodrigues »

Offline walterdenoronha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Paz sem voz não é paz, é medo !
    • Ver perfil
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2012, 10:35 »
Só pra constar:  meus 2 pcs estão com S.O ubuntu 12.4 ,  e o seu é um no ubuntu e  outro no win7  , taves seja por isso que não esta dando certo ..


Eu estou fazendo essas perguntas pra saber se tem como tentar da maneira mais fácil --- pelo próprio gerenciador de redes.

Primeiro, certifique-se de configurar a conexão entre as duas máquinas da forma como eu sugeri lá em cima (10.42.43.1/24 pra primeira máquina, 10.42.43.2/24 pra segunda. A primeira máquina não tem gateway nessa conexão, a segunda usa a primeira como gateway).

Depois, quando você conseguir comunicar entre uma máquina e a outra, vc vai ativar o compartilhamento no próprio gerenciador de redes, na conexão via rádio.

Uso internet via rádio e compartilho a mesma para um computador com Windows 7 e está tudo funcionando. O único problema que tive é que não deu para compartilhar a internet pelo gerenciador de redes!

Tive que colocar o ip dos dois computadores estáticos como você falou, e colocar o gateway no computador com Windows 7.

Segue minhas configurações. Tente deixar os seus computadores com as informações parecidas com estas:


Configurações da rede local (cabo crossover)


Computador Ubuntu 12.04(conectado a internet):

Método: Manual
IP: 192.168.0.1
Máscara de rede: 255.255.255.0
Gateway: 0.0.0.0

Computador Windows 7(vai receber a internet do Ubuntu):
IP: 192.168.0.2
Máscara de rede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1
Servidor DNS preferencial: 172.16.0.1
Servidor DNS alternativo: 172.16.0.1

O DNS da sua internet você encontra nas informações sobre a conexão da internet via rádio. Pelo que você postou é esse:

172.16.0.1


Verifique se os dois estão conectados. Até este momento você ainda não compartilhou a internet propriamente, apenas conectou os dois. Para compartilhar a internet, siga o tutorial que está no link abaixo, foi o único que funcionou para mim:

http://www.hardware.com.br/dicas/basico-compartilhamento-ufw.html

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2012, 10:48 »
Só pra constar:  meus 2 pcs estão com S.O ubuntu 12.4 ,  e o seu é um no ubuntu e  outro no win7  , taves seja por isso que não esta dando certo ..
Sem problema. Na hora que for testar a comunicação entre as máquinas (ping), sempre teste do win7 pro ubuntu, pq no sentido contrário provavelmente vc não vai conseguir resposta (por conta do firewall do windows).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline walterdenoronha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Paz sem voz não é paz, é medo !
    • Ver perfil
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2012, 16:13 »
Amigo como irei testar (ping) no win7  se eu não tenho win7 estalado em minhas maquinas ?? Minhas duas maquinas estão com ubuntu 12.4   .   

 

Só pra constar:  meus 2 pcs estão com S.O ubuntu 12.4 ,  e o seu é um no ubuntu e  outro no win7  , taves seja por isso que não esta dando certo ..
Sem problema. Na hora que for testar a comunicação entre as máquinas (ping), sempre teste do win7 pro ubuntu, pq no sentido contrário provavelmente vc não vai conseguir resposta (por conta do firewall do windows).

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #11 Online: 23 de Julho de 2012, 18:30 »
Faz diferença? desde que se pinguem... ::)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline walterdenoronha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Paz sem voz não é paz, é medo !
    • Ver perfil
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2012, 09:44 »
È  meu véi  !!!  é chegado a hora de me atualizar mais sobre linux ..

fico grato pela sua atenção ..

Faz diferença? desde que se pinguem... ::)

Offline Crazy Cat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2012, 09:55 »
Estou tendo um problema similar.
Eu tenho dois pcs, ambos com Ubuntu 12.04 LTS; no pc1 recebo a internet via rádio atraves de uma placa off-board wireless (Realtek) e a mobo deste pc tem um conector para cabo crossover, ou seja uma placa de rede Ethernet onboard. No pc2 também tem este mesmo conector/placa/onboard. Espetei o cabo em ambos pcs e reconheceram imediatamente a conexão cabeada. Daí fiz configurações manuais no Gerenciador (Network Manager) [não mexi em nada da conexão via rádio que já estava configurada e funcionando no pc1].
Assim o pc1 ficou com
IP 192.xxx.xxx.1
e o pc2 ficou com
IP 192.xxx.xxx.2
Gateway igual ao IP do pc1.
Com isso consigo ping do pc1 para o pc2 e vice-versa... mas o pc2 não navega!!! Ou seja falta eu ativar o compartilhamento de Internet do pc1 para o pc2, acontece que nao sei como fazer isso!
Alguma dica?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ligar dois pcs via cabo crossover
« Resposta #14 Online: 12 de Agosto de 2012, 10:36 »
Lembrou de configurar o DNS na segunda máquina, Crazy Cat? E o compartilhamento de conexão?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D