LTSP com problema no TFTP no Ubuntu 12.04

Iniciado por Éderson, 11 de Julho de 2012, 09:00

tópico anterior - próximo tópico

Éderson

Pessoal, na escola de minha mãe usa-se Xubuntu em todas as máquinas e no laboratório de informática funcionamos via LTSP. Faz 3 anos que tudo estava ok e eu atualizava todos os PCs cada ano. A partir de agora resolvi só atualizar para versões LTS, ou seja, a cada dois anos começando com a 12.04 porém tive um problema. Com a mesma configuração que sempre usei para o LTSP agora o laboratório não funciona, dá erro no TFTP e com isso os meninos estão sem acesso.

Se alguém tiver como ajudar eu agradeço!

O Ip da máquina está fixo e abaixo coloco a configuração do DHCP:

authoritative;

subnet 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 {
        range 192.168.1.20 192.168.1.200;
        option domain-name "nada.com";
        option domain-name-servers 192.168.1.19;
        option broadcast-address 192.168.1.255;
        option routers 192.168.1.1;
        option subnet-mask 255.255.255.0;
   option root-path "nbd:192.168.1.2:2000:squashfs:ro";
        if substring( option vendor-class-identifier, 0, 9 ) = "PXEClient" {
                filename "/ltsp/i386/pxelinux.0";
        }
       else{
                filename "/ltsp/i386/nbi.img";
        }
        option root-path "/opt/ltsp/i386";
}

# Impressora:
#    host vmware {
#        hardware ethernet 00:11:5b:d5:fe:71;
#        fixed-address 192.168.0.21;
#    }

zekkerj

como o seu serviço tftp é oferecido? Via inetd, ou via serviço próprio?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Éderson

Citação de: zekkerj online 11 de Julho de 2012, 09:29
como o seu serviço tftp é oferecido? Via inetd, ou via serviço próprio?

Humm, não sei. Mas sempre funcionou com a mesma configuração. Sigo um tutorial que fiz e sempre deu certo.

Hawkier

Olá amigos, estou com um problema parecido, eu consigo fazer funcionar o dhcp mas na hora de utilizar o tftp-hpa recusa conexão várias vezes,

estou em uma escola com um servidor 64 bits edubuntu 12.04.1 LTS e 10 thin clients 32 bits
ERRO syslog:
CitarSep  6 15:45:23 servidor in.tftpd[10240]: tftpd: read: Connection refused
já abri no host.allow pra ALL e continua o problema.
Citarnbdrootd: ALL: keepalive
nbdswapd: ALL: keepalive
ALL: keepalive

inetd.conf
Citar9571 stream tcp nowait nobody /usr/sbin/tcpd /usr/sbin/ldminfod
9572 stream tcp nowait nobody /usr/sbin/tcpd /usr/sbin/nbdswapd
2000 stream tcp nowait nobody /usr/sbin/tcpd /usr/sbin/nbdrootd /opt/ltsp/images/i386.img

/etc/default/tftpd-hpa
TFTP_USERNAME="tftp"
TFTP_DIRECTORY="/var/lib/tftpboot"
TFTP_ADDRESS="0.0.0.0:69"
TFTP_OPTIONS="--secure"
RUN_DAEMONS="yes"

Esse erro acontece com o meu notebook, nos thinclients ele pega o ip do dhcp e fica mudo no syslog e tela branca no terminal, o nbd-server não responde.
Eu e os alunos agradecemos antecipadamente por alguma ajuda.
Luiz

zekkerj

Olá Luiz,

Ao que me parece vc está misturando aí as duas opções, pq de um lado o tftpd está configurado pra funcionar como daemon, ou seja, como serviço próprio, e do outro o inetd parece estar tentando iniciá-lo como serviço indireto. Reveja a configuração do inetd.conf, e não esqueça de reiniciar o serviço se mudar alguma coisa.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Hawkier

olá zekkerj, desculpa a demora em responder, mas o feriado me atrapalhou  :P

Eu retirei a linha daemon pois coloquei ela só no ato do desespero.

Tive um avanço hoje quando instalei o "atfpd" no lugar do tftp-hpa, mas não mudei nada das configurações, tive ideia de instalar olhando esse tópico:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84575.msg468951.html#msg468951

A msg agora é a seguinte:
CitarSep 10 10:42:54 servidor atftpd[2425]: Serving /ltsp/i386/nbi.img to 192.168.20.21:2005

Ele serve o terminal com o nbi.img e nada acontece, mas quero o i386.img  :-\
Será que to com problema no boot PXE?
Meus terminais são esses:

Será que estão com problema no boot pxe pra que ele mande o nbi.img?
Será que o problema agora é no nbd-server?  :'(
As vezes os atalhos pra que ache a imagem estão incorretos, mas está padrão a instalação.

Obrigado pela paciência, está me ajudando muito.

zekkerj

Se me lembro bem, era o nbi.img mesmo. Mas tente ver a configuração do PXE, acho q o arquivo pxe.0 é q define qual o arquivo de 8magem.

Hawkier

Tens razão. o tftp serve o nbi.img, mas pro próximo passo seria o nbd-server entrar em ação e mesmo na porta 2000 ele ativo, o terminal fica esperando e pára nesse "serving nbi.img" =(

Hawkier

to querendo continuar utilizando o tftpd-hpa, vi que deu um problema parecido com  o avena do vivaolinux e ele bootou o gpxe na máquina pq o etherboot parava depois de carregar o nbi.img, mas eu to quebrando a cabeça pra fazer um USB boot Gpxe pra ver se o nbd server responde

tenho até sexta pra arrumar senão vão me dispensar da escola aqui, tenso.

galactus

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Hawkier

GALACTUS olá!!
já tentei de tudo!

coloquei o 10.04 e parei no mesmo lugar.. só da o IP e pára no DHCPACK no syslog

alguém mais já trabalhou ou trabalha com esse thin client plz?

como q vou bootar gPXE neles? o edubuntu devia reconhecer o pxe.. será que são tão antigos...

Hawkier

Consegui um avanço to achando que é por ae... o tftp finalmente deu sinal de vida e ouviu o terminal cliente.

Sep 13 08:52:46 servidor dhcpd: DHCPOFFER on 192.168.20.20 to 00:40:ca:6b:66:4b via eth1
Sep 13 08:52:46 servidor dhcpd: DHCPREQUEST for 192.168.20.20 (192.168.20.1) from 00:40:ca:6b:66:4b via eth1
Sep 13 08:52:46 servidor dhcpd: DHCPACK on 192.168.20.20 to 00:40:ca:6b:66:4b via eth1
Sep 13 08:52:46 servidor in.tftpd[2359]: RRQ from 192.168.20.20 filename /ltsp/i386/pxelinux.0

adicionei umas configurações (--listen -r blksize -vvvvvv) do LTSP4.2 no 5 mas não sei se está correto:
# /etc/default/tftpd-hpa
TFTP_USERNAME="tftp"
TFTP_DIRECTORY="/var/lib/tftpboot"
TFTP_ADDRESS="0.0.0.0:69"
TFTP_OPTIONS="--secure --listen -r blksize -vvvvvv"

pelo menos deu sinal de vida, alguém experiente com tftp pra dar uma mão .
obrigado desde já!