Como montar uma rede doméstica com um servidor?

Iniciado por BrSilva, 11 de Julho de 2012, 01:13

tópico anterior - próximo tópico

BrSilva

Galera, to com uma duvidazinha e espero que vocês me ajudem.
Eu quero na minha casa montar um servidor DHCP ( tanto a cabo, como wireless ), nesse mesmo servidor ( se possível ) eu quero disponibilizar alguns arquivos que eu tenho para downloads ( Filmes, torrents, aplicativos, e-books e etc ), servidor de Backup, servidor proxy ( em algumas maquinas ).
Vamos as duvidas:
Eu posso configurar todas essas funções em um servidor SEM IP FIXO?
Pra eu montar esse servidor eu precisaria ligar em umas das placas de redes dele o modem ( pra internet ) e na outra o dhcp ( pra rede interna )?
Na placa que liga o modem ( sem ip fixo ) eu tenho que deixar ela obtendo o endereço ip automático ou tenho que colocar o estático?
Na placa que vai do servidor para a rede interna eu posso ligar o cabo que vem do servidor em um switch e do switch em um roteador ( para a wireless )?
Tenho que configurar o meu modem em qual modo router ou bridge?
Que função eu tenho que instalar no meu servidor para que eu possa disponibilizar os Downloads?
Como seria todas essas configurações fossem instaladas ( caso funcione sem ip fixo ) no Ubuntu Server 11.10?

Gente me desculpem, mas eu sou novo no mundo linux e não sei como faço isso aqui em casa!
Primeiro ( e pra teste ) eu quero configurar todas essas funções em uma rede virtual, usando o VMware Workstation, pra como eu já disse estudar direitinho como montar e instalar a rede, pra depois eu montar na minha rede domestica.

Desde já agradeço a ajuda!!

zekkerj

CitarEu posso configurar todas essas funções em um servidor SEM IP FIXO?
Sem IP fixo na internet, mole; mas tem que ter um IP fixo na rede local.

CitarNa placa que liga o modem ( sem ip fixo ) eu tenho que deixar ela obtendo o endereço ip automático ou tenho que colocar o estático?
Vai depender do seu provedor de internet, mas se hoje usa IP automático, vai continuar usando. Se usa discador (PPPoE), também vai continuar usando.

CitarNa placa que vai do servidor para a rede interna eu posso ligar o cabo que vem do servidor em um switch e do switch em um roteador ( para a wireless )?
Sim, pode. Eu só não recomendo que faça assim...

CitarTenho que configurar o meu modem em qual modo router ou bridge?
Tanto faz, depende da sua conexão internet.

CitarQue função eu tenho que instalar no meu servidor para que eu possa disponibilizar os Downloads?
Acredito que só um servidor de arquivos --- provavelmente o Samba, supondo que as outras máquinas são windows ou que pelo menos sabem como acessar um compartilhamento windows.

CitarComo seria todas essas configurações fossem instaladas ( caso funcione sem ip fixo ) no Ubuntu Server 11.10?
Eu não acho que valha a pena transformar sua máquina em servidor de compartilhamento de conexão, se tiver poucas máquinas em casa.

A menos que vc tenha uma família como a minha, onde quando meu filho mais velho está em casa, são 3 notes, dois desks, um tablet e 3 celulares acessando, quase 10 máquinas...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

BrSilva

Na realidade o que eu quero fazer é realmente montar na minha casa exatamente o que eu citei, mas primeiro eu queria fazer toda essa configuração no VMware worstation ( se possível e só pra estudo ) primeiro, pra depois eu fazer na minha rede real.

Na minha casa tem 3 pcs e 1 notebook, mas como moro próximo de uns primos eu quero compartilhar a minha conexão e algumas pastas com eles, então vou precisar de mais 3 lans pra eles.
Isso sem falar que praticamente todos os fins de semana a família se reúne aqui em casa ( pra um churrasco ) e mais primos e alguns tios usam a wireless

zekkerj

Citar...mas como moro próximo...
Próximo, quanto?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

BrSilva

Vizinhos, quase na mesma parede!!!
Instalei o debian 6 em uma maquina aqui em casa ( só pra teste ), mas não é a que quero usar como servidor, só que o debian so reconheçe uma placa de rede ( a on-board ), como eu faço pra instalar a placa off-board???

BrSilva

Estou tendo problemas com as minhas placas de rede, nenhuma delas se eu ligar direto no modem acessa a internet, o que deve ser?

zekkerj

Não entendi seu problema, pode explicar melhor?

BrSilva

Deixe-me tentar explicar o que eu quero e o que esta acontecendo.
O que eu quero fazer com o servidor?
Eu quero que o meu servidor fique entre o modem e o roteador ( que eu so vou usar por conta da wireless ), as portas lans que tem no roteador vão dar perfeitamente para o que eu quero também.
O que esta acontecendo com o servidor?
Eu instalei o debian 6 e ta tudo normal quanto a intalação!
Instalei também o serviço DHCP ( dhcp3-server ) que depois que eu configurei esta funcionando perfeitamente!
Quais os problemas estou tendo?
Vamos lá!
O problema é o seguinte, depois de instalar o serviço dhcp no servidor eu tentei fazer funcionar na rede ( internet>modem>placa eth1> cabo saindo da placa onboard ( eth0 )>roteador ), mas não funcionou, não funcionou porque a placa de rede offboard ( eth1 ) a principio não estava pegando ip de lugar nenhum, mas depois que eu editei o arquivo " /etc/network/interfaces " ela começou a funcionar normal, normal entre aspas, porque ela só pegava um ip valido ( saindo pra internet ) se eu ligasse um cabo vindo do roteador pra ela
( internet>modem>roteador>placa eth1 ).
Esse é o meu problema, a minha placa eth1 não ta registrando um ip valido quando eu ligo ela direto no modem.
Então o que esta faltando para o servidor distribuir o DHCP normalmente?
Eu acredito que esta faltando só a minha placa ( eth1 ) conseguir sair pra internet e eu configurar o roteador a mandar o sinal wireless com ips distribuídos pelo servidor.
Porque?
Porque eu tirei o cabo que ia pro roteador e liguei direto no meu note e ele pegou o dhcp direitinho e acredito que não acessou a internet porque a minha placa eth1 não ta pegando um ip valido que vem do modem onde ela esta ligada.

zekkerj

Olha só, quando você tem duas placas de rede, uma oferecendo serviço DHCP, a outra usando o DHCP de outro lugar --- situação normal, toda hora tem alguém fazendo isso ---, você tem que configurar o seu servidor DHCP pra só escutar uma das placas.

No Ubuntu (*) Você faz isso no arquivo /etc/defaults/dhcpd, procure pela linha "interfaces" e inclua aí a interface que vai ficar na rede local (provavelmente a eth0).

Quanto à interface não pegar IP no modem, se for uma conexão Virtua, isso é esperado; você tem que desligar o modem ao trocar o cabo de um equipamento pra outro.

(*) Vi que você está usando um servidor Debian. Apesar de ser quase idêntico... este fórum é exclusivo do Ubuntu.

BrSilva

zekkerj, eu não to usando o debian não, eu perguntei só porque to com um probleminha em uma placa de rede, mas isso é em outra maquina e não na que eu quero instalar o que eu postei nesse topico.
Amigo zekkerj, se não for pedir demais, por favor ajude-me com um passo a passo de como eu configuro essa rede dhcp, um do inicio, do primeiro passo que eu tenho que tomar, ao ultimo, para eu seguir fielmente como você falou pra ver se eu consigo fazer direito, porque eu to a 3 dias tentando e não consigo, já tentei de tudo que foi topico que encontrei na net, já formatei a maquina inumeras vezes por conta de fazer varias coisas e nenhuma dar certo.
E eu não uso virtua, meu modem é da velox e ele esta em modo router.

Agradeço a ajuda!

zekkerj

FuRuKaWa

To com o mesmo problema, meu servidor não esta acessando a net, mas se eu pingar em um micro da rede interna ele pinga normalmente, o que eu faço???
Meu modem esta em modo router!!

zekkerj

Acho difícil que seja o mesmo problema... mas, diga lá, dê mais detalhes sobre sua rede, quem está ligado onde, etc.

FuRuKaWa

Se não for o mesmo, é muito parecido!
No meu caso eu configurei o pppoeconf no meu servidor, mas eu não consigo compartilhar a net.
O servidor ta fazendo a autenticação pela minha ( eth1 0, mas se eu ligar um cabo na outra placa( eth0 ) indo direto no meu note, o note acessa a rede interna e ate acessa o servidor via ssh ( com o putty ), mas não acessa a net, o mesmo acontece se eu ligar esse mesmo cabo que eu liguei no note, no meu roteador, acessa a rede interna, mas a rede externa não!

zekkerj

Você configurou gateway na rede interna? Se configurou, retire a configuração que deve funcionar.