Autor Tópico: Migração do Access para o Base - Dificuldades!  (Lida 1484 vezes)

Offline afybe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Migração do Access para o Base - Dificuldades!
« Online: 10 de Julho de 2012, 21:35 »
Senhores,

Gostaria de saber como é que eu habilito uma maneira de formatar caracteres dentro dos formulários do Base. Explico: Quero fazer um banco de dados bibliográficos e os títulos dos livros devem ser em itálico ou negrito o sublinhado cada palavra separadamente, segundo a ABNT. Outra coisa, quero criar quadros em que eu possa fazer as minhas anotações de estudos dos livros, do tipo - copiar fragmentos dos textos, criar anotações que possam estar em negrito etc.
Confesso que esse é um problema que estou tendo com a minha migração para o Linux. Estou encontrando dificuldades, pois fazia esse trabalho no Access. Por questões ideológicas, eu estou migrando para o Linux (não quero dar mais cartaz ao Gates), mas estou com bastante dificuldade nessa área.
Outra coisa, quem souber de um manual em portuquês para o Jabref, eu agradeceria bastante, pois seria uma alternativa - se bem que eu não sei se esse programa poderia substituir o velho banco de dados do Access, principalmente com suas facilidades de formatar os textos dentro dos formulários. Isso é importante para mim, pois sou pesquisador e vivo escrevendo artigos científicos. Ou seja, é um material de trabalho. Se houver algum pesquisador que seja bom em Linux, peço ajuda também.

Aguardo ansioso por vossas respostas.

Obrigado.

Prof. dr. Anderson F. Brandão.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Migração do Access para o Base - Dificuldades!
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2012, 22:34 »
Senhores,

Gostaria de saber como é que eu habilito uma maneira de formatar caracteres dentro dos formulários do Base. Explico: Quero fazer um banco de dados bibliográficos e os títulos dos livros devem ser em itálico ou negrito o sublinhado cada palavra separadamente, segundo a ABNT. Outra coisa, quero criar quadros em que eu possa fazer as minhas anotações de estudos dos livros, do tipo - copiar fragmentos dos textos, criar anotações que possam estar em negrito etc.
Confesso que esse é um problema que estou tendo com a minha migração para o Linux. Estou encontrando dificuldades, pois fazia esse trabalho no Access. Por questões ideológicas, eu estou migrando para o Linux (não quero dar mais cartaz ao Gates), mas estou com bastante dificuldade nessa área.
Outra coisa, quem souber de um manual em portuquês para o Jabref, eu agradeceria bastante, pois seria uma alternativa - se bem que eu não sei se esse programa poderia substituir o velho banco de dados do Access, principalmente com suas facilidades de formatar os textos dentro dos formulários. Isso é importante para mim, pois sou pesquisador e vivo escrevendo artigos científicos. Ou seja, é um material de trabalho. Se houver algum pesquisador que seja bom em Linux, peço ajuda também.

Aguardo ansioso por vossas respostas.

Obrigado.

Prof. dr. Anderson F. Brandão.

Formatação e afins de trabalhos acadêmicos no LibreOffice, clique aqui.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Migração do Access para o Base - Dificuldades!
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2012, 15:20 »
afybe

Varias, senao todas, as mascaras (o que voce chamada de formataçao) de campos que tem no access tem no base, e voce pode criar mascaras personalizadas caso as que tenha la nao supram sua necessidade. Alias. uma coisa que voce pode tentar é pegar seu banco access e importar no base, dependendo da complexidade do que vc tinha antes ele pode vir a funcionar totalmente. Minha namorada fez algo assim um tempo atras, e basicamente a unica coisa que deu problema foram alguns nomes de campos de tabelas que ela tinha criado com espaços, e o base nao aceita espaços, mas de resto o banco funcionou bem e todas as rotinas funcionaram.
Ubuntu Linux 10.10

Offline afybe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Migração do Access para o Base - Dificuldades!
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2012, 18:46 »
Caríssimos,

Muito obrigado pelas vossas respostas. Vou estudá-las e ver se consigo vencer as minhas dificuldades.

Um forte abraço,

Anderson.