Autor Tópico: Fazer partição do HD... Como se faz?  (Lida 1162 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Fazer partição do HD... Como se faz?
« Online: 08 de Julho de 2012, 11:47 »
Pessoal meu HD tem 160G de espaço e eu gostaria de fazer uma partição no meu HD e jogar tudo que tenho de informação, arquivos, vídeos, mp3 etc nessa partição e evidentemente fazer com que ela seja reconhecida (acessada) pelo Ubuntu. Tudo que pesquisei refere-se a fazer a partição no momento da instalação do sistema, porém, ora... já estou com meu sistema instalado aqui, gostaria apenas de "guardar" meus arquivos em uma partição separada da do sistema de modo a prevenir que quando eu venha a cometer alguma bobagem e ter que depois, numa possível reinstalação, ter que copiar do meu HD externo, 92 gigas de arquivos (o que é um saco, porque demora demais).
Então se eu tiver o "HD particionado", caso eu faça algo indevido e detone meu sistema, ao buscar uma solução pra reverter o erro ou mesmo reinstalar todo o SO, não teria que copiar novamente tudo que tenho de informação de um HD externo para o computador pois o sistema estaria em uma parte do HD e os arquivos em outra parte, certo? Bem, é isso... como faço essa partição? Dado o tamanho do meu HD, vocês saberiam me dizer um "tamanho" apropriado?

Valeu.

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re: Fazer partição do HD... Como se faz?
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2012, 12:13 »

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Fazer partição do HD... Como se faz?
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2012, 13:20 »
A sim, sem dúvida que ajuda sim... porém, imagine o receio de proceder de alguma forma errada e me ver tendo que instalar meio mundo de coisas aqui.... rsrsrsrsrsrsrsrs...