Autor Tópico: Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu  (Lida 13877 vezes)

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu
« Online: 26 de Junho de 2012, 11:59 »
Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu via PPA

Segurança é hoje uma questão bastante debatida no mundo. Em uma Era em que temos milhares de senhas para milhares de serviços diferentes, manter toda essa informação segura é primordial.

Enquanto desenvolvia o blog Ubuntu-BR-SC também prestei muita atenção nisso. Tudo o que aprendi sobre segurança WordPress ao longo dos meus anos mexendo com a plataforma foram aplicadas no blog.

Mas do que adianta termos senhas fortes, sistemas de segurança complexos em nossos blogs e tomarmos todo o cuidado aonde colocamos nossas informações de cartão de crédito e dados pessoais, se nosso próprio sistema operacional está comprometido? “Mas eu uso Linux oras, não tenho que me preocupar com isso!“.
Linux também pega vírus

Da até pena do Tux...

Existe uma lenda no mundo livre a muito tempo que diz que vírus, no Linux, é conto de fadas. Essa lenda é isso, só uma lenda. Existem SIM vírus para sistemas operacionais baseados no Kernel Linux.

Se não existissem vírus para Linux, nós blogueiros não precisaríamos nos preocupar com nossos servidores, afinal de contas, eles estariam sempre seguros.

O Android, sistema operacional móvel da Google, é hoje um dos sistema operacionais móveis mais afetados por malwares do mundo! E ele é Linux.

Já quando olhamos para desktops Linux, realmente, estamos mais seguros. Mas isso não quer dizer que temos que sair clicando em banners do tipo “Você foi o 999999 visitante e ganhou R$ 1.000.000,00 em barras de ouro que valem mais do que dinheiro, Sílvio!“. O Linux é mais seguro pois é opensource. Hackers ajudam a descobrir e concertar vulnerabilidades, mas só porque temos uma quantidade de vírus menor do que o Windows por exemplo, não quer dizer que podemos relaxar na segurança.

Um bom antivírus e um firewall são ferramentas fundamentais em qualquer sistema operacional, e o Linux oferece algumas possibilidades interessantes. Neste tutorial irei ensiná-los a instalar o ClamAV no Ubuntu, um dos antivírus mais conhecidos para Linux, tanto para desktops quanto para servidores.
Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu 11.10 NN, 12.04 PP LTS, 12.10 QQ via PPA

Apesar do ClamAV estar disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu, vamos utilizar o PPA oficial da empresa que desenvolve o antivírus para termos sempre a versão mais nova a disposição. Para isso, abra o terminal e digite os comandos abaixo (ou copie/cole com ctrl + shift + v).

# sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-clamav/ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get install clamav clamtk -y

Prontinho, o antivírus está instalado e pronto para ser utilizado! Mas antes de qualquer coisa, abra o programa apertando a tecla “Super” (aquele com o logotipo do Windows/Ubuntu) e digitando “Antivírus Escaner” (com o erro de português mesmo). Com o ClamAV aberto, vá em “Avançado -> Agendar”  -> verificar meu computador inteiro -> no momento 10hs00 ->  selecione um horário para atualizar 9hs00 -> fechar

Você pode mudar os horários, claro :)

Dessa forma, o antivírus fará uma varredura no seu sistema todos os dias, no horário definido, além atualizar o banco de dados de malwares.

Comando #  sudo freshclam

e será atualizado as definições de virus, demora um pouco depende da conexão, esta atualização seria automática e pouco a pouco entretanto este comando é para quem tem pressa de utilizar o antivirus, depois as atualizações diárias serão automáticas, sem que você sequer perceba.


Mas lembre-se, o melhor antivírus é a precaução! Não saia clicando em tudo o que vê na frente. Tenha cuidado, não coloque suas informações pessoais e dados de cartão de crédito em sites não confiáveis. Seguindo essas dicas e instalando um bom antivírus como o ClamAV, você estará a salvo.


Site de referência: http://www.ubuntubrsc.com/instalando-antivirus-clamav-ubuntu-oneiric-ppa.html
« Última modificação: 30 de Junho de 2013, 21:15 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2012, 12:27 »
Ola

Apenas para agregar mais informação e enriquecer seu topico, você poderia citar os virus mais recentes para o linux e que podem infectar as máquinas dos usuarios que lerem o post.  O último virus que tenho notícia é de 2007 e precisava-se virar root para ativá-lo.

Assim como eu, muitos usuarios podem estar desatualizados.

Lembre que o clamav só escaneia contram virus, assim trojans e malwares não contam pois ele não detecta.

Explicação oficial da Canonical abaixo:

https://help.ubuntu.com/community/Antivirus/

https://help.ubuntu.com/community/Linuxvirus

[]'s

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2012, 12:33 »
Eu havia traduzido três páginas referente aos vírus linux, no site oficial do Ubuntu e posto no wiki, mas o Zandre deletou e agora não sei mais onde encontrar para traduzir novamente.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2012, 08:54 »
Preocupante esse tópico!!!

Já não posso mais usar o argumento de que uma máquina com distros Linux é à prova de vírus e trazer mais usuários para o sistema. E este, justamente, é o argumento mais forte!!!

abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2012, 13:36 »
 Beto Pinheiro

Um virus de 2007 e que exige privilégios de root para ser instalado é preocupante?

São 1.500 dias sem virus novo!

Voce usa seu sistema apenas como root?

Quantos virus Windows são lançados por semana?

São 7 dias sem virus novo!

Nada é à prova de virus. Nem seu celular.

[]'s

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2012, 14:58 »
Tota,

Na verdade, até agora nem gerei senha de root, não foi necessário!

Vou continuar sem anti-vírus no meu Ubuntu e no Mint!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2012, 15:03 »
A principal utilidade desse antivírus é em servidores, mais especificamente servidores de e-mail. Imaginem empresas com médio e grande porte, que possuem correio eletrônico próprio, e que as estações de trabalho rodam Windows, se cada mensagem que entra ou sai é escaneada, as chances de contaminar ou ser contaminado diminuem.

Sobre o uso pra proteger o Ubuntu, é interessante intender a diferença do possível e do provável. Teoricamente é possível contaminar todo e qualquer sistema, entretanto, somente em alguns a probabilidade é real, alta o suficiente, pra justificar o uso de algum programa de proteção. Pra montar um paralelo, a quantidade de pessoas no Brasil, com seguro contra atropelamento de manada de elefantes, deve ser baixíssimo, mas enquanto existirem elefantes, esse tipo de acidente é possível.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2012, 15:15 »
Pra montar um paralelo, a quantidade de pessoas no Brasil, com seguro contra atropelamento de manada de elefantes, deve ser baixíssimo, mas enquanto existirem elefantes, esse tipo de acidente é possível.

Boa! Foi pras minhas frases favoritas...

[]'s

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2012, 15:28 »
Se não precisasse de antivírus, então para que o nossos corpos produzem anticorpos ???

Para nos proteger de que então ???  ::)

Não se esqueçam que é um comparativo e tudo é um ecossistema nesse  pequinez Universo que vivemos.
:D
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, 15:51 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2012, 15:43 »
Ola

Quando um computador for igual a um corpo humano pode ser que a questão seja respondida.

Uma mais fácil: Por que pássaros voam e nós não?

Porque têm asas. Mas podem ler livros?

[]'s

Creto

  • Visitante
Re: Instalando o antivírus ClamAV no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2012, 19:20 »
Ainda confio muito no GNU/Linux e um sudo ufw enable até que me provem o contrário estou seguro pois não sou clicador de links desconhecidos.

T+