O atendimento da prodesp é lastimável. O usuário do sistema tem que se virar para configurar, pois se depender do chamado por ordem de serviço, esquece (estamos com um chamado aguardando resposta há seis meses...)
A rede é local, com IP fixo e acesso por gateway. Tentei configurar como se fosse VPN, mas não virou. O que funciona é configurar como local, mas configurando manualmente IP, Máscara, gateway e DNS.
Essa rede acessa a intranet e internet. Diante disso, pensei numa solução:
http://www.teamviewer.com/pt/index.aspxUm aplicativo instalado no computador do escritório, que permite que se acesse remotamente (pelo menos é isso que eles dizem sobre o aplicativo). Possui versão para Linux, windows e mac. A ideia é instalar o aplicativo no PC do escritório e criar um ponto de acesso remoto, de forma que consiga acessar o conteúdo da intranet remotamente, a partir de uma conexão de internet.
Como nunca fiz, preciso avaliar bem a questão, até por que esse acesso remoto é uma brecha. No momento, o PC do escritório roda com Windows XP e pelo acesso remoto, pretendo usar o Ubuntu. Por questão de segurança, pensei em formatar um PC do escritório e instalar o ubuntu, para então fazer nele o acesso remoto.