Tem com instalar 2 javas? um de 32bits e outro de 64bits?

Iniciado por daniellfranco, 24 de Junho de 2012, 01:04

tópico anterior - próximo tópico

daniellfranco

Ola pessoal, faz pouco tempo que eu instalei o linux ubuntu 64 bits e estou tendo dificuldades de jogar o jogo minecraft o qual esta resultando em uma tela preta logo apos o login, tentando corrigir isso com base nos tutoriais que eu achei internet a fora que não deram certo eu cheguei a conclusão que poderia ser algum bug no próprio java de 64 bits, no RuWindow$ eu tinha os dois instalados e não tinha problemas com isso, e eu li a algum tempo atras que o java de 64bits e meio temperamental no linux mas não sei se é verdade, oque me faz crer ainda mais que o problema é com o java de 64bits...
no momento eu estou reinstalando o java de 64 bits... mais e quase certeza que não vai resolver...

Então eu queria saber como que eu posso instalar o java de 32bits em conjunto com o de 64bits??? (mais expliquem bem, pois eu não me entendi direito com os comandos do terminal ainda, no DOS eu era bom mais no terminal eu não conheço direito os comando ainda...)

Obs: o java de 64bits que eu estou usando e o da Oracle/Sun.

eu uso o RuWindow$ ainda, mais se eu me acertar bem com o linux (oque eu quero muito) a tendencia é começar a deixar o RuWindow$ somente para quando for realmente necessário usa-lo, pois eu não sou de jogar muito, e eu estou iniciando na área de programação e nisso o linux é bem recomendado por ser mais rápido para compilar e o melhor de tudo consome muito menos recursos do hardware que o RuWindow$...

CitarEdit: conteudo adicional que pode ser util:
ao digitar java -version aparece o seguinte:
java version "1.7.0_05"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.7.0_05-b05)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 23.1-b03, mixed mode)

Citaredit2: em relação ao minecraft eu descobri como criar scripts para o terminal e comecei usar o seguinte código (que eu achei num tutorial) para abri-lo:
cd /home/daniel/Minecraft
java -Xmx2048M -Xms1024M -cp minecraft.jar net.minecraft.LauncherFrame
infelizmente ele ainda da tela preta, porem eu estava lendo no terminal oque aparece e achei sinais de erro, segue tudo oque aparece no terminal com as palavras de erro destacadas em vermelho:

daniel@FL4M3H-LINUX:~$ sh minecraft.sh
27 achievements
182 recipes
Setting user: FL4M3H, 4474619162842254041
Exception in thread "Minecraft main thread" java.lang.UnsatisfiedLinkError: /home/daniel/.minecraft/bin/natives/liblwjgl.so: /home/daniel/.minecraft/bin/natives/liblwjgl.so: classe ELF errada: ELFCLASS32 (Possible cause: architecture word width mismatch)
   at java.lang.ClassLoader$NativeLibrary.load(Native Method)
   at java.lang.ClassLoader.loadLibrary1(ClassLoader.java:1939)
   at java.lang.ClassLoader.loadLibrary0(ClassLoader.java:1864)
   at java.lang.ClassLoader.loadLibrary(ClassLoader.java:1825)
   at java.lang.Runtime.load0(Runtime.java:792)
   at java.lang.System.load(System.java:1059)
   at org.lwjgl.Sys$1.run(Sys.java:69)
   at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
   at org.lwjgl.Sys.doLoadLibrary(Sys.java:65)
   at org.lwjgl.Sys.loadLibrary(Sys.java:81)
   at org.lwjgl.Sys.<clinit>(Sys.java:98)
   at org.lwjgl.opengl.Display.<clinit>(Display.java:132)
   at net.minecraft.client.Minecraft.a(SourceFile:184)
   at net.minecraft.client.Minecraft.run(SourceFile:657)
   at java.lang.Thread.run(Thread.java:722)

CitarEdit3: eu achei um tutorial que talvez poderia ajudar... porem ele esta desatualizado e eu já tentei altera-lo de algumas formas mas não deu certo, segue o tutorial que é incrivelmente curto:

"Para rodar aplicativos desenvolvidos na linguagem java usando a jvm 32 bits em um ambiente 64 bits no linux, basta instalar o ia32-sun-java6-bin, e executar o arquivo .jar com  /usr/lib/jvm/ia32-java-6-sun/bin/java"

tentei mudar para ia32-oracle-jdk7-bin, ia32-sun-jdk7-bin, ia32-sun-java7-bin, ia32-oracle-java7-bin... mais nenhum deles funcionou...

t+

EdvaldoSCruz

Citação de: daniellfranco online 24 de Junho de 2012, 01:04
Ola pessoal, faz pouco tempo que eu instalei o linux ubuntu 64 bits e estou tendo dificuldades de jogar o jogo minecraft o qual esta resultando em uma tela preta logo apos o login, tentando corrigir isso com base nos tutoriais que eu achei internet a fora que não deram certo eu cheguei a conclusão que poderia ser algum bug no próprio java de 64 bits, no RuWindow$ eu tinha os dois instalados e não tinha problemas com isso, e eu li a algum tempo atras que o java de 64bits e meio temperamental no linux mas não sei se é verdade, oque me faz crer ainda mais que o problema é com o java de 64bits...
no momento eu estou reinstalando o java de 64 bits... mais e quase certeza que não vai resolver...

Então eu queria saber como que eu posso instalar o java de 32bits em conjunto com o de 64bits??? (mais expliquem bem, pois eu não me entendi direito com os comandos do terminal ainda, no DOS eu era bom mais no terminal eu não conheço direito os comando ainda...)

Obs: o java de 64bits que eu estou usando e o da Oracle/Sun.

eu uso o RuWindow$ ainda, mais se eu me acertar bem com o linux (oque eu quero muito) a tendencia é começar a deixar o RuWindow$ somente para quando for realmente necessário usa-lo, pois eu não sou de jogar muito, e eu estou iniciando na área de programação e nisso o linux é bem recomendado por ser mais rápido para compilar e o melhor de tudo consome muito menos recursos do hardware que o RuWindow$...

CitarEdit: conteudo adicional que pode ser util:
ao digitar java -version aparece o seguinte:
java version "1.7.0_05"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.7.0_05-b05)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 23.1-b03, mixed mode)

Citaredit2: em relação ao minecraft eu descobri como criar scripts para o terminal e comecei usar o seguinte código (que eu achei num tutorial) para abri-lo:
cd /home/daniel/Minecraft
java -Xmx2048M -Xms1024M -cp minecraft.jar net.minecraft.LauncherFrame
infelizmente ele ainda da tela preta, porem eu estava lendo no terminal oque aparece e achei sinais de erro, segue tudo oque aparece no terminal com as palavras de erro destacadas em vermelho:

daniel@FL4M3H-LINUX:~$ sh minecraft.sh
27 achievements
182 recipes
Setting user: FL4M3H, 4474619162842254041
Exception in thread "Minecraft main thread" java.lang.UnsatisfiedLinkError: /home/daniel/.minecraft/bin/natives/liblwjgl.so: /home/daniel/.minecraft/bin/natives/liblwjgl.so: classe ELF errada: ELFCLASS32 (Possible cause: architecture word width mismatch)
   at java.lang.ClassLoader$NativeLibrary.load(Native Method)
   at java.lang.ClassLoader.loadLibrary1(ClassLoader.java:1939)
   at java.lang.ClassLoader.loadLibrary0(ClassLoader.java:1864)
   at java.lang.ClassLoader.loadLibrary(ClassLoader.java:1825)
   at java.lang.Runtime.load0(Runtime.java:792)
   at java.lang.System.load(System.java:1059)
   at org.lwjgl.Sys$1.run(Sys.java:69)
   at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
   at org.lwjgl.Sys.doLoadLibrary(Sys.java:65)
   at org.lwjgl.Sys.loadLibrary(Sys.java:81)
   at org.lwjgl.Sys.<clinit>(Sys.java:98)
   at org.lwjgl.opengl.Display.<clinit>(Display.java:132)
   at net.minecraft.client.Minecraft.a(SourceFile:184)
   at net.minecraft.client.Minecraft.run(SourceFile:657)
   at java.lang.Thread.run(Thread.java:722)

CitarEdit3: eu achei um tutorial que talvez poderia ajudar... porem ele esta desatualizado e eu já tentei altera-lo de algumas formas mas não deu certo, segue o tutorial que é incrivelmente curto:

"Para rodar aplicativos desenvolvidos na linguagem java usando a jvm 32 bits em um ambiente 64 bits no linux, basta instalar o ia32-sun-java6-bin, e executar o arquivo .jar com  /usr/lib/jvm/ia32-java-6-sun/bin/java"

tentei mudar para ia32-oracle-jdk7-bin, ia32-sun-jdk7-bin, ia32-sun-java7-bin, ia32-oracle-java7-bin... mais nenhum deles funcionou...
t+

Como você é iniciante no Ubuntu, sugiro que primeiramente baixe e leia esse Guia de Iniciante para Ubuntu, para não ficar tão alheio de como funciona e saber o basicão do Ubuntu.

Após isso, veja nesses tópicos como usar o terminal: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu

Após isso, entre nesse site e veja de como instalar o Java: Manual de Instalação e Downloads do Java para todos os sistemas operacionais

Dica: 34) Saiba o porque instalar o Oracle Java e não o OpenJDK

Espero que supra as suas necessidades.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D

e vamos que vamos.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

daniellfranco

Opa! ajudou muito, mas infelizmente não resolveu meus problemas, ainda acho que é culpa do java 64bits, e não achei muita informação de como instalar o java de 32bits em um OS de 64bits...

EdvaldoSCruz

Citação de: daniellfranco online 24 de Junho de 2012, 15:37
Opa! ajudou muito, mas infelizmente não resolveu meus problemas, ainda acho que é culpa do java 64bits, e não achei muita informação de como instalar o java de 32bits em um OS de 64bits...

Bom, o que você quer é inédito e nunca vi acontecer e ter instalado dois javas, um de 32 e outro de 64bits em um único sistema operacional e nem no Windows e em outro SO é assim.

Bom, se eu fosse você, verificaria na central de ajuda do java e veja sê há solução para o seu problema.

daniellfranco

Citação de: EdvaldoSCruz online 24 de Junho de 2012, 16:06
Citação de: daniellfranco online 24 de Junho de 2012, 15:37

Bom, o que você quer é inédito e nunca vi acontecer e ter instalado dois javas, um de 32 e outro de 64bits em um único sistema operacional e nem no Windows e em outro SO é assim.

Bom, se eu fosse você, verificaria na central de ajuda do java e veja sê há solução para o seu problema.

bom... no windows tem... pelo menos o de 64 tem todas as libs do de 32 também... pois eu tenho um monte de aplicações que rodam na plataforma Java e boa parte delas é de 32bits e meu windows 7 é de 64, apesar q se não me engano no meu windows ta o JRE de 32bits e o JDK de 64bits... apesar que tanto as aplicações de 32 como as de 64 rodam bem...
Sei la então...

Mas alguém pode me explicar pelo menos se tem como instalar o java de 32bits no ubuntu de 64bits e esquecer o java de 64... ^^

vou experimentar instalar o JDK junto do JRE de 64bits por enquanto pra ver oque acontece....

EdvaldoSCruz

Citação de: daniellfranco online 24 de Junho de 2012, 16:13

Mas alguém pode me explicar pelo menos se tem como instalar o java de 32bits no ubuntu de 64bits e esquecer o java de 64... ^^

vou experimentar instalar o JDK junto do JRE de 64bits por enquanto pra ver oque acontece....

Faça conforme explica essa dica: Ubuntu Dicas