Autor Tópico: Como da um FREE na memoria  (Lida 52136 vezes)

Offline glicodc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Online: 09 de Outubro de 2005, 23:57 »
tem vez q aki em casa da uma lentidão e vejo q minha memoria ta 100% em uso e o a cache ta so uns 6%

eu queria saber se tem alguma programa ou comando pra limpar a memoria,

vlw abração
**  Eu sou legal  ** To falando serio

Glicão com a bola toda com ubuntu ahauhau

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Como da um FREE na memoria
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2005, 11:52 »
Acho que vc trocou as bolas, no caso vc deve estar querendo dizer swap e não cache!

Na minha opinião isto não é desvantagem e sim vantagem, veja bem que a memória RAM é no mínimo umas 100 vezes mais rápida que a swap, então quanto programas na RAM e menos no swap melhor. Claro que aumentar a RAM é o mais indicado e não tentar passar o conteúdo da RAM para o swap.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2005, 12:31 »
Eu acho que ele não se confundiu não. É que também já notei que o Ubuntu 5.04  as vezes ocupa muita memória mesmo não tendo chamado muitos programas. Como por exemplo, toda segunda-feira de manhã, quando ligo a máquina, ele faz algum tipo de varredura no sistema e acho que desfragmentação também (sei lá), mas o fato que ele salta de 120MB de memória ocupada para 305MB.  :shock:

E isso acontece mesmo eu não tendo chamado programa nenhum. Depois que ele acaba de fazer isso, muitas vezes aparecem atualizações do sistema.  No entento, ele não libera de volta a memória que foi ocupada ( como quando a gente abre e fecha uma aplicação). Como eu tenho muita RAM, não notei o sistema mais lento. Mas para quem tem pouca, deve ficar lento sim.

Agora eu também fiquei curioso, tem como liberar essa memória ocupada dele?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Como da um FREE na memoria
« Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2005, 14:44 »
Estranho isso que vcs estão falando. Aqui em casa eu consegui usar 92% da ram e o micro começou a querer travar. Fui abrindo programa atrás de programa pra ver até onde ia. Inclusive ele nem mexeu na Swap e começou a ficar lento ja. Depois fui fechando um por um e a memória foi liberando sozinha "magicamente"... até voltar ao normal que estava nuns 15-20%.

[]s

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Como da um FREE na memoria
« Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2005, 19:15 »
Citação de: "galactus"
Eu acho que ele não se confundiu não.


A confusão a que me referi foi chamar a memória swap de cache, sendo que são duas coisas completamente distintas.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2005, 20:34 »
Citação de: "LedStyle"
Estranho isso que vcs estão falando. Aqui em casa eu consegui usar 92% da ram e o micro começou a querer travar. Fui abrindo programa atrás de programa pra ver até onde ia. Inclusive ele nem mexeu na Swap e começou a ficar lento ja. Depois fui fechando um por um e a memória foi liberando sozinha "magicamente"... até voltar ao normal que estava nuns 15-20%.

[]s


Mas é exatamente isso que falei antes, não se trata de abrir e fechar aplicações, pelo menos não no meu caso. Ele ocupa muita memória sem que eu tenha "aberto" nenhuma aplicação e depois não libera mais esta memória. Só reiniciando. Olha, acabei de ler uma notícia no br-linux sobre a análise de memória do sistema. Um grupo de brasileiros conseguiu incluir uma ferramenta para medir a performance e analisar o consumo de memória, para o kernel 2.6.13. Parece que o atual sistema não é muito preciso, vejam o que eles disseram sobre o uso da memória:

"As informações de consumo de memória são: memória virtual, memória física, memória física compartilhada (suja ou limpa) e memória física privada (suja ou limpa)."

O link para quem quiser ler tudo:
http://br-linux.org/linux/?q=node/1954

Acho que pode ser isso, um BUG na leitura do consumo da memória.

Té +
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline glicodc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2005, 20:39 »
acho q naum me confundi naum,

tipow faça o seguinte,
botão direito onde vc cria atalhos
depois +Adicionar ao Painel => Monitor de Sistema

ae vai aparecer la o icone de quanto da sendo usado seu processador,
mas eu anum estou olhando nesse icone em seus recursos
e sim em
Clique com o botão direito em cima do icone => preferencias
em recursos monitorado escolha o memoria

a sim irá aparecer outro icone do lado e vc verá a memoria cache.
Tem vez q aki a memoria em uso fica em 100% e a cache em 6%
quando da isso o pc fica completamente lerdo.

tendo q reiniciar para limpar a memoria.

Por isso tavo querendo saber se alguem conhecia algum comando para limpar a memoria do meu pc.
No windows tinha alguns

Abraços
**  Eu sou legal  ** To falando serio

Glicão com a bola toda com ubuntu ahauhau

Offline glicodc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2005, 20:44 »
Citação de: "galactus"


Mas é exatamente isso que falei antes, não se trata de abrir e fechar aplicações, pelo menos não no meu caso. Ele ocupa muita memória sem que eu tenha "aberto" nenhuma aplicação e depois não libera mais esta memória. Só reiniciando.


É isso q acontece aki

Vc sumiu em, aparece mais no msn
Abração  :lol:
**  Eu sou legal  ** To falando serio

Glicão com a bola toda com ubuntu ahauhau

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2005, 22:55 »
pois é.
Acontece aqui também. No pequeno display ao lado do relógio aparece 97% a 100% de memória sendo utilizada sendo que 28% é cache.
Mas quando do um clique, ele mostra um outro valor de memória sendo utilizada, no monitor do sistema. Memória do Usuário 67%.

Mui estranho. Acho que é bug hei.
Egg

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2005, 22:55 »
ah, estou usando o breezy, no 5.04 não sei se é assim.
Egg

gleidson

  • Visitante
Como da um FREE na memoria
« Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2005, 23:45 »
Também estou tendo problemas com memória, apesar de ter 512mb, minha memória já começa com 120 ocupados, só iniciando o gnome e mais nada. depois quando inicio gaim, xmms, xchat, amule, firefox... fica uns 80% ocupados.

Já notei também que os programas não estão liberando a memória que ocupam. Meu gaim por exemplo, começa com 18mb, e meia-hora depois, tá com 40~50
Nautilus é a mesma coisa. Xorg fica sempre em 40~50mb. Sem contar que pra iniciar os programas demoram um pouco, isso que tenho um athlon64 rodando em 64bits com o Ubuntu.
Até o fluxbox demora pra iniciar (cerca de 15s) e mesmo com ele (e apenas o xterm e xchat abertos) tenho um uso de memória em > 300mb (pelo comando free -m) ou então ocupando 120mb (pelo monitor do gnome, rodando do fluxbox)

Acho isso muito estranho. Até conversei com a galera no #ubuntu-br e eles acharam muito estranho também. E sinceramente estou me desapontando com isso. Nâo achava que o Ubuntu fosse um comedor de ram desse jeito. E lento também. pq meu amd64 foi chamado de "desempenho mixuruca" por um amigo que usa um athlonxp 1800 (rodando gentoo).
Até me perguntou se eu realmente estava rodando um sistema em 64bits, tamanha era a "mixuruquês" do desempenho e tamanha era a fome de memória que ele usava.

Offline cristo&oxalá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2005, 02:26 »
aqui fica em 65% em uso... 35% de cache e nem fica lento...

uso o ubuntu 5.04

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2005, 12:08 »
Citação de: "gleidson"
Também estou tendo problemas com memória, apesar de ter 512mb, minha memória já começa com 120 ocupados, só iniciando o gnome e mais nada. depois quando inicio gaim, xmms, xchat, amule, firefox... fica uns 80% ocupados.

Já notei também que os programas não estão liberando a memória que ocupam. Meu gaim por exemplo, começa com 18mb, e meia-hora depois, tá com 40~50
Nautilus é a mesma coisa. Xorg fica sempre em 40~50mb. Sem contar que pra iniciar os programas demoram um pouco, isso que tenho um athlon64 rodando em 64bits com o Ubuntu.
Até o fluxbox demora pra iniciar (cerca de 15s) e mesmo com ele (e apenas o xterm e xchat abertos) tenho um uso de memória em > 300mb (pelo comando free -m) ou então ocupando 120mb (pelo monitor do gnome, rodando do fluxbox)

Acho isso muito estranho. Até conversei com a galera no #ubuntu-br e eles acharam muito estranho também. E sinceramente estou me desapontando com isso. Nâo achava que o Ubuntu fosse um comedor de ram desse jeito. E lento também. pq meu amd64 foi chamado de "desempenho mixuruca" por um amigo que usa um athlonxp 1800 (rodando gentoo).
Até me perguntou se eu realmente estava rodando um sistema em 64bits, tamanha era a "mixuruquês" do desempenho e tamanha era a fome de memória que ele usava.



Realmente gleidson, o comportamento do uso da memória é muito estranho, e o Ubuntu é lento mesmo. Mas a comparação com o Gentoo foi convardia da parte do seu amigo :)

Vou testar o SUSE 10 par ver como fica aqui na minha máquina, já tinha testado o 9.3 e ele era mais rápido que o Ubuntu, já me disseram que o 10 tá mais rápido ainda que o 9.3

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2005, 12:40 »
Mas deve ter alguma explicação para isso, vou pesquisar. Se encontrar algo posto aqui.
Egg

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2005, 16:46 »
Pesquisei um pouco sobre o assunto e constatei que o uso de quase 100% da memoria ram é normal e em teoria não deve deixar o sistema mais lento, não por este motivo.
Parte desses 100% é cache. Então a memória utilizada pelos programas é a Memória Total (no meu caso quase 100%) - cache (15%) - Buffers (5%) = 80% da ram para programas.

 Diz que o sistema age dessa forma para melhorar a performance.
Parece um dilema, ao inves de usar o mínimo possível da RAM a solução encontrada foi usar o máximo possível.

Segue um dos links que li a respeito.

http://ubuntu.wordpress.com/2005/10/07/memory-swap-management/

Mas constatei que a memória utilizada não é toda liberada em forma de cache.

Eu abri vários programas até quase se esgotar depois fechei os programas e a memoria não foi totalmente liberada. Liberou muita coisa mas não ficou igual ao inicializar o sistema.

Mas tanto antes como depois de fechar os programas, a memória utilizada já era próximo de 100%.

Talvez o pessoal pudesse postar o resultado do comando free -m aqui no fórum para nós compararmos e verificar se existe algo diferente de um sistema para outro, tipo a memória usada ser menor do que 50%.

O da minha máquina deu isso:

             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:           234        229          4          0         10         43
-/+ buffers/cache:        175         58
Swap:          352        146        206
Egg