Grub 2, módulo proprietário nvidia e resolução de monitor

Iniciado por flavioml, 20 de Junho de 2012, 16:53

tópico anterior - próximo tópico

flavioml

Como se sabe, o driver proprietário da nvidia para seus adaptadores de vídeo não dá suporte ao KMS (Kernel Mode Setting).
Sendo assim, ao se instalar o Ubuntu ou uma das suas variantes em uma máquina com placa de vídeo daquele fabricante, cujo monitor tenha uma resolução nativa diversa das originalmente especificadas pelo padrão VESA, como a distro instala por default o módulo nouveau, que dá suporte ao KMS, o splash rola dentro da configuração nativa do monitor, setada automaticamente pelo kernel. No entanto, ao se instalar o módulo proprietário nvidia, perde-se o modeset e o splash passa a apresentar apenas uma tela 640x480, com um texto em baixa resolução '(K,X,L)Ubuntu xx.xx' sobre o fundo de uma das 16 cores básicas do padrão vga.
No meu caso particular, que uso um monitor de 1600x900, como essa resolução não está disponível no vesa padrão, a única solução que encontrei foi definir GRUB_GFXMODE como 1024x768, o que me traz de volta o splash, ainda que meio espichado, por conta da resolução incorreta.
Após muito pesquisar, na tentativa de resolver o problema, não encontrando nenhuma outra solução, a última tentativa é ver se alguém aqui no fórum apresenta alguma novidade a respeito.
Flavio ML

nomade

A resolução deve ser alterada pelo software controlador da nVidia que aparece no menu após instalar o driver. Depois de alterar a configuração do xorg, deve salvar a configuração através da opção existente no prórpio software. Então você irá notar que essa nova opção de configuração aparecerá nas opções de configuração de monitores que fica no menu de configurações do sistema do Ubuntu.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

irtigor

Nada mudou. O driver proprietário não suporta KMS, então o que sobra é definir uma resolução pro framebuffer.